segunda-feira, julho 19, 2010

Mais gente pensasse assim...

Há umas semanas li uma entrevista a um director de uma grande empresa nacional (de momento escapa-me o nome) na revista Focus, onde ele dizia que oferecer um dia de folga a um trabalhador era grátis para a empresa, e fazia milagres pela sua motivação. Isto parece-me mais ou menos óbvio. Aliás, já trabalhei numa empresa onde se fazia algo do género, e isso dava os seus resultados. Pena é que poucas administrações tenham essa visão alargada. E, claro, para isso realmente ter resultados também é necessário trabalhadores com uma visão mais flexível do que é o trabalho. Coisa que também não é nada fácil, diga-se.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

14 Comentários:

Anónimo disse...

Pois eu trabalho numa empresa que tem como filosofia a gestão de horários de trabalho. Estamos a desenvolver um software em que auxilia os gestores nesse aspecto. O mentor do projecto, fez umas quantas análises e modificações aos horários de algumas empresas com aspectos muito positivos.
Também ele diz que dá muito mais lucro para as empresas, compensar os trabalhadores com dias de férias, compensação de horas que trabalhar horas a fio...

Mas isso claro, para muitos gestores de empresa não lhes cabe na cabeça...

Tulipa Negra disse...

Eu trabalho com um regime de horário flexível que me permite entrar e sair mais ou menos à minha vontade, desde que faça o número de horas diárias estipulado. Se fizer horas a menos, compenso no dia seguinte; se fizer a mais (e aqui entra a parte boa da coisa) compenso com dias de folga. Claro que há uma série de regras, não é assim tão simples como parece, mas a verdade é que não custa nada fazer horas extraordinárias sabendo que vou ter uns dias de descanso para compensar.
Se calhar já estava na hora de os patrões perceberem que não é com vinagre que se apanham moscas...
Beijinhos

Palavra Já Perdida disse...

Pois, infelizmente ter ambas as partes do mm lado é complicado. Mas acho que se der um "miminho" de vez em quando, as coisas mudariam.
No meu caso mudariam...

***

Ana disse...

Sem dúvida que a motivação faz milagres na rentabilidade. Quando até os dias de férias que existem por direito quase que têm de ser "pedidos a medo e com muito jeitinho para o patrão não se passar e despedir alguém", como é o caso da empresa onde estou, até o melhor dos horários se torna insuportável de cumprir e o trabalho acaba por ser feito um verdadeiro fardo.

Anira the Cat disse...

Haver flexibilidade de ambos os lados é óptimo, mas muito raro, infelizmente. Eu tenho a sorte de a ter... Por vezes tenho de sacrificar um serão ou um fim de semana, mas ter folgas de vez em quando a meio da semana é uma maravilha...

Bjokas

Pronúncia disse...

E há pequenos gestos, que não custam nada a quem os faz, e fazem milagres pela motivação... pena serem poucos a usá-los, muitos têm medo de "perder a autoridade" se disserem um simples "obrigado" ou fizerem um elogio a quem o merece.

Malena disse...

Muito raro! É de aplaudir e divulgar o exemplo!

afectado disse...

melisand, pois não... a maior parte pensa que quanto mais o trabalhador der, melhor.

afectado disse...

tulipa negra, eu também faço horas extra (praticamente todos dias) e sei que nunca as vou ter de volta, seja de que forma for.

afectado disse...

palavra, claro que sim.

afectado disse...

ana, sim, esses são os mais peculiares... aqueles a quem quase se tem que pedir desculpa por gozar as férias a que todos temos direito.

afectado disse...

anira, se ambas as partes souberem ser flexíveis, é o ideal.

afectado disse...

pronúncia, alguns parece que só sabem dizer que está mal. e quando está bem, podia estar melhor.

afectado disse...

malena, é mesmo raro...

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO