quarta-feira, maio 12, 2010

Cuidado com o que escrevem na blogosfera

Ao ler a notícia deste homicídio o nome de Luís Neves, o falecido, soou-me familiar. Após ter puxado um bocado pela cabeça, cheguei à conclusão que tinha lido sobre esta pessoa num blog. Na altura pareceu-me um bocado despropositada a forma como se abordou o assunto, sobretudo porque primeiro arrastou-se na lama o seu nome, e depois, mais tarde, revelou-se quem ele era, ainda que na tentativa de ajudar a encontra-lo, esquecendo-se que ele tem uma filha.

Este é um bom caso para demonstrar que as pessoas devem ter muito cuidado ao trazerem a público certas situações e, pior, ao revelarem nomes de quem está envolvido. No caso, a blogger em causa falou do caso insultando Luís Neves de cobardolas quando o seu desaparecimento ocorreu porque a noiva (comadre dela e que ela defendeu com unhas e dentes, insultando quem levantou suspeitas contra ela) tinha, segundo a notícia, encomendado o seu homicídio.

Resumindo, os dois grandes falhanços:
1 - Denegrir uma pessoa perfeitamente identificada apenas com base em crenças pessoais, esquecendo que essa pessoa tem pais e, principalmente, no caso, uma filha.
2 - Em consequência do um, acabar por expor a amiga que afinal de santa não tinha nada... o típico "tiro pela culatra".


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

91 Comentários:

Unknown disse...

Eu insultei o Rui Sidel de Cordes (raio de nome!) no meu blog...será que ele me vá processar? ;P

Anónimo disse...

Eu por acaso li esses posts e recebi o email com pedido de ajuda para encontrá-lo.

Mas foi a amiga dela que encomendou o homicidio?

Gostava de ler a noticia mas nao tenho acesso à edição impressa...

Sandra Oliveira disse...

Pela boca morre o peixe.

afectado disse...

diaboderoupacurta, é possível mas pouco provável :P

afectado disse...

melisand, exactamente!!

afectado disse...

sandra, ora nem mais...

L!NGU@$ disse...

É mesmo como disse a Sandra: Pela boca morre o peixe.

A forma como algumas pessoas enchem a boca para falar mal de outras é incrível. Ficamos à espera do post a dizer mal da amiga.

Anónimo disse...

Espero nunca cair nessa situação. A blogosfera é muito boa, mas também é preciso saber respeitar :)
beijinhos

afectado disse...

L!NGU@$, algo me diz que esse post nunca surgirá. nem tão pouco um a esclarecer o que se passou, e a desfazer uma série de coisas erradas que se disseram. uma atitude dessas não está ao alcance de todos...

afectado disse...

yellowphant, sim, por vezes esquecemo-nos que isto é um livro aberto...

Megan disse...

A verdade é que as pessoas só devem falar do que sabem e quando têm a certeza das coisas.
Estive a ler e realmente ela defendeu a amiga com unhas e dentes (pois era amiga), mas após tanto aparato, até gostava de saber qual a sua opinião perante esta situação (que a amiga, a suposta noiva do falecido é que o tinha matado).
Mais do que nunca acho que é difícil acreditar/confiar em alguém..nunca sabemos o que está por trás.

Anónimo disse...

quando via a noticia hoje de manha tb tive a sensação que conhecia o nome de qq lado, fui ao blogue em questão e ler tudo outra vez. Realmente a historia já era esquisita, então agora...
Mas que se pode esperar da irmã do director do 24 horas...

Anónimo disse...

Meus caros blogger's,

infelizmente sou uma pessoa que tem acompanhado o caso de perto e realmente até deixei uns comentários um pouco agressivos para a brilhozinhos, mas tendo conhecimento da real situação, não consegui realmente conter a minha indignação e o meu desagrado por tudo o que foi escrito. Realmente não há dúvidas para o que se passou! É muito triste... Agradecia que todos mostrassem o seu real descontentamento/indignação no Blog da Brilhozinhos, blog este que infelizmente veio trazer tanta dor á familia, pois tambem ela acompanhou as palavras desta senhora que diz que o conhecia tão bem...

Ana disse...

Li a notícia ainda há pouco e abri a boca de espanto...nunca imaginei q a novela fosse mais densa ainda!!!...

Pobre criança :(. NO meio disto tudo é quem mais sofrerá.

Ana disse...

De facto, é muito complicado/perigoso falar de certas situações sem se conhecer a verdade. É muito fácil apontar o dedo aos outros e defender aqueles que estão perto de nós e de quem gostamos. Talvez tudo isto sirva de lição para que se pense 2 vezes antes de se criarem ideias pré-concebidas sobre o que quer que seja.

Cheira a Esturro disse...

A questão aqui é que a história já cheirava a esturro e agora cheira ainda mais. É que eu não ponho as mãos no fogo pela brilhosinhos, ninguém me garante que esta história toda não foi preparada para desviar atenções e ocultar o que verdadeiramente tinha ocorrido. Como se disse, para salvar uma amiga com unhas e dentes há gente capaz de tudo, até de lançar um desesperado apelo por ajuda para tentar desviar as atenções e salvar a amiga. Eu cá não sei não.

Margarida disse...

"A prova viva de que as aparências iludem é aquela que estou a viver neste momento. " é a primeira frase de um post em que a dona Brilhozinhos insulta o falecido...

Acho que deviria ser também a primeira frase de um post em que a dona Brilhozinhos pedia desculpa à família do falecido e admitia que a cobarde é a amiguinha dela.

Mas infelizmente não vejo nenhum pedido de desculpa!

afectado disse...

megan, isso é verdade, nunca conhecemos realmente ninguém a 100%.

afectado disse...

anónimo 17:25, não interessa se é este ou aquele o irmão.

afectado disse...

anónimo 18:34, não acredito que naquele blog alguém que esteja indignado com isto vá ter voz...

é esperar para ver.

afectado disse...

vani, sim, a criança é que vai sofrer mais no meio disto tudo.

e como se viu, pouco cuidado houve em a proteger desta história toda... até se fez conhecer a história através de blogs.

afectado disse...

ana, o pior disto é ter-se dado nome às pessoas, ter tornado público quem elas são. é uma inconsciência total, mais que não seja por causa da criança envolvida.

afectado disse...

cheira a esturro, eu também não ponho as mãos no fogo, mas também não vou tão longe...

contudo cada um está no seu direito de se questionar acerca disto tudo.

afectado disse...

MM, também acho...

Margarida disse...

Parece que temos novidades no dito blog!...

D. disse...

Bom, eu não consigo ler o texto insultuoso porque a página já não existe. Estou completamente a nadar :o

Anónimo disse...

A "coitadinha" da noiva (amiga e comadre da brilhozinhos que tanto a defendeu insultando o falecido, os pais e quem desconfiou que a amiguinha tivesse algo a ver com o desaparecimento) não só acabou com a vida dele como planeou tudo com o amante ( edição de hoje do CM). Afinal quem é a cobardolas, e a troco de quê tirar a vida a uma pessoa?

afectado disse...

mm, nada de especial...

afectado disse...

daniela, no google ainda se pode encontrar em cache. ou então no google reader de quem recebeu o tal post.
a autora apagou-o.

afectado disse...

anónimo das 09:45, http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/executa-o-noivo-da-amante-a-tiro

acabei de ver a notícia. não me espanta, já ontem tinha comentado com alguém que o mais provável era andarem enrolados.

isto só vem confirmar o que disse no meu post. a pessoa em causa no meu post falou demais, pretendeu expor o luís neves de forma totalmente reprovável criticando-o e insultando-o, e acabou foi por expor a amiga.

e diz que a amiga ficou assim, doente, porque o noivo tinha uma amante. pelos vistos só ela podia ter...

Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Peço desculpa, mas dado que a Brilhozinhos decidiu filtrar aquilo que não lhe convém, venho aqui deixar o meu parecer sobre o texto VERGONHOSO que ela publicou como pedido de desculpa.
Verifiquei que a Brilhozinhos eliminou alguns dos seus posts e coments e também não publicou textos deixados (meu por exemplo) pois não são abonatórios pra nenhuma das duas.
Gostaria de deixar uma reflexão para todos vós, já que ela mantem com unhas e dentes a sua postura de defesa justificando que o acto da amiga foi uma loucura e não um crime pensado e planeado ao pormenor!?!?
A Sónia (nome publicado pelos media) não só é uma mulher inteligente, como dissimulada e sem qualquer sentimento de culpa ou remorço pelo que fez! Será que esta mulher sairá IMPUNE após ter ludibriado um homem (sem antecedentes criminais) com juras de amor e chantagem emocional de vítima, com a condenação de MERA CUMPLICE e não de principal ASSASSINA???
Será que ela sairá IMPUNE de sofrer o MERECIDO castigo por ter FINGIDO durante meses estar doente, para agora ser levada a tribunal como uma pessoa pouco capaz dos seus actos???
Será que ela sairá IMPUNE de ter criado um "bóde espiatório" para cometer o crime que ela queria cometer, um crime motivado pelo incapacidade de viver com a realidade de já não ser desejada pelo homem por quem ela vivia OBCECADA e nem com a ideia de este vir a ser (senão JÁ SER) feliz ao lado de outra pessoa, em resumo um crime de INVEJA???
Será que ela vai conseguir retomar a vida dela e reconstruir a vida dela em poucos anos, deixando uma criança sem pai, uma mãe e um pai sem filho, uma mulher sem o amor da sua vida, porque dissimulou um estado de saúde que na realidade não existe e agora tem o APOIO de amigas (como a brilhozinhos) que pela sua profissão e influência promove a buscar de simpatia e compaixão a um acto HORRIPILANTE???
É lamentável o texto que li esta manhã, quer no blog da Brilhozinhos, quer no jornal que a dão como mera cumplice quando ela é a principal mente de todo este crime!!!
O amante dela é um homem apaixonado com "cáca" na cabeça que se deixou manipular por uma mulher ao ponto de se tornar um ASSASSINO e deve ser condenado pela frieza com a qual cometeu este crime, mas a Sónia deverá ser IGUALMENTE condenada pela "agilidade" com a qual conseguiu construir e por em practica este crime e que não a inibe de ser tão ou mais CULPADA e ASSASSINA do Luís!
Peço que se lembrem dos actos, das encenações, e acima de tudo, da falta de consciência e compaixão pelo Homem que MATOU e os que ficam a chorar a sua morte!
='(
MF

afectado disse...

MF, deixas aqui algumas questões pertinentes.

tenho ideia de algumas respostas a essas questões, mas infelizmente não serão as esperadas. infelizmente neste país a justiça é muito branda. obviamente que ela é tão culpada como o amante. mas no fim ele é que ainda se lixa, e ela passa por coitadinha.

Anónimo disse...

Em resposta a Daniela Ramalho, se fores ver bem o blog vais ver comentários de um monstrinho que tirou partes dos texto e começou a debater ponto por ponto aquilo que a brilhozinhos disse. Por aí podes ter uma ideia do que foi escrito...

Anónimo disse...

Afectado,

Obrigada por manter o "espírito" de gerir um blog na sua mais pura versão LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Sim, a justiça em portugal falha pela sua brandeza e lentidão, mas ainda sou daquelas pessoas que acredita que a voz do povo também dita a justiça que se pratica!

Quero relembrar que está cientificamente provado, que num crime passional, os homens (sou mulher e contra mim falo) cometem actos na sua maioria contra o amante da sua parceira ou apaixonada, isto é, agem perante o mesmo sexo, não sendo capazes de magoar a pessoa por quem nutrem sentimentos.
Já as mulheres, agem sempre contra o homem (sexo oposto) que as traiu/magoou, por despeito ou mágoa. Somos calculistas e implacáveis, não há perdão pra quem nos é infiel (infedilidade tem mais que uma forma, violência é uma delas)! O homem que ama, mantem na sua maioria, o sentimento de protecção e age sobre aquele que "tornou" impuro (a mulher é simbolo de pureza pelo peso que tem em critérios de familia) aquilo que lhes pertence (emocionalmente)!
Logo, o cumplice da Sónia agiu de acordo com isto e ela também, mas o acrescento de ter sido conduzido e o outro o condutor, ou seja, o cumplice cometeu o crime que seria dela.
MF

afectado disse...

MF, que me lembre só por uma vez apaguei um comentário neste blog, e era por ele ser apenas insultuoso e agressivo demais, sem qualquer justificação. não tinha qualquer conteúdo.

de resto, até insultos permito que sejam publicados... há vários ao longo do blog. por cá poderá sempre dizer o que entender necessário ou oportuno.

pois, mas alguém o pôs inconsciente em casa, suponho que ela. e o crime foi pensado. o modo de execução não deixa grandes dúvidas. doente ou não, conseguiu pensar num plano para o matar... logo não tem desculpa nem compreensão possível!

Anónimo disse...

A dona do referido blogue, que tanto falou da história da vida da amiga, com todos os pormenores e mais alguns, expondo os dois e os familiares, inclusive as filhas de cada um deles, agora só publica o que bem lhe interessa.

A declaração que fez é ridicula, principalmente a parte em que diz que a amiga é uma boa pessoa!!!!

Sim é uma boa pessoa, apenas planeou, com o suposto amante, acabar com a vida do noivo, no dia seguinte, como se nada fosse, telefona aos pais deste a perguntar se sabiam dele, e tudo isto sem que por um segundo tivesse pensado que ia deixar uma criança sem pai, e nem na sua própria filha...mas enfim, tirando isto, é uma boa pessoa.

afectado disse...

anónimo, de facto essa do boa pessoa não cola em lado nenhum!

Pata disse...

Realmente esta historia parece saida de um argumento de um filme. No meio disto tudo, tenho pena dos pais e filha dele principalmente, mas tb dos pais dela e da filha, pois tb deve estar a ser muito duro para eles.
O que me surpreende neste caso, é que apesar das ditas depressoes da Sonia resultantes das infidelidades dele, ela continuava a morar com ele como se nada estivesse a passar, culpando a namorada e nunca pensando em sair dali e deixar uma pessoa que claramente ja nao se interessava por ela, como uma mulher de antigamente que nao se importava que o marido tivesse uma amante dede que fosse vindo para casa, isto para mim é deveras humilhante e já denotava que a pessoa não andava bem. Ora o que as amigas fazem? Nem a tiram deste ciclo vicioso nem lhe abrem os olhos para a realidade, preferindo dizer que sim a tudo em vez de lhe darem uma bofetada para a fazerem acordar.
Claro que é facil falar depois de tudo ter acontecido...

Anónimo disse...

Afectado,
Posso publicar aqui um texto que remeti á Brilhozinho e que esta não publicou?
MF

afectado disse...

pata, sim, também tenho pena da filha dela.

afectado disse...

MF, sim.

Anónimo disse...

"Cara Brilhozinhos,
Dado que agora adoptou o sistema de filtragem de comentários, procurando tornar mais subtil e abonatório a situação da sua amiga, venho deixar-lhe o link de um blogue (há mais, que fique claro) onde o lema da sua profissão a "liberdade de expressão" é posto em prática por pessoa idónea e de boa índole, sendo que permanece em debate este CRIME HORRIPILANTE!!!
Deixe que lhe diga, que agradeço ter levado em conta o coment que lhe deixei ontem e o ter publicado um texto para a família do Luís, mas quero também dizer-lhe que lamento a falta de capacidade demonstrada para elaborar um texto com a humildade necessária para homenagear o que chama de "amigo"!
É deveras triste e chocante o seu acto de por entrelinhas de um pedido de desculpas, colocar um apelo de simpatia e compaixão por uma mulher que de doente só tem os sentimentos de OBCESSÃO e a INVEJA espelhados no seu acto.
Devo ainda dizer-lhe que de pena, só tenho do "bode expiatório" que ela enganou e manipulou para cometer o crime que ela elaborou e que não teve coragem de por em pratica por mão própria! E quando falo em pena, refiro-me não a um sentimento de compaixão, mas de dó (um misto de pesar e repugnância) pela falta de domínio psicológico para não se deixar manipular como uma marionete.
O meu sincero e honesto desejo de ver a sua amiga fechada numa sela e que pague na prisão por todos os males que trouxe á família, amigos e mais alem á vergonha que atirou no nome do nosso pais alem fronteiras nacionais!
A si, que todos os esforços e influências que procura mover, caiam por terra e sejam aniquilados pelo verdade e pela justiça, senão dos tribunais, do povo que jamais se esquecerá de tal crime.
MF"

Anónimo disse...

hahaha... o Link aqui não aparece?!

MF

Anónimo disse...

Se carregarem no link 2 vezes dá para abrir, mas o blog não aceita comentários.

afectado disse...

MF, que link?

Anónimo disse...

http://brilhosinhos.blogspot.com/2010/04/prova-viva-de-que-as-aparencias-iludem.html

Anónimo disse...

http://brilhosinhos.blogspot.com/2010/04/prova-viva-de-que-as-aparencias-iludem.html
depois é carregar em brilhosinhos

Anónimo disse...

Sem tomar quaisquer partidos, quero deixar um comentário.

Não é verdade o que foi escrito sobre os homens não exercerem violência sobre as mulheres quando estas os traem ou decidem deixa-los, etc. Senão, as estatisticas da violência doméstica contra mulheres (incluindo dezenas de homicídios todos os anos) não seriam tão altos. Aquela é uma afirmação perigosa e grave, e que não respeita todas aquelas que morreram às mãos dos (ex)companheiros.

E quanto a julgar apressadamente, como acusam a autora do blog de fazer, parece-me que muitos dos comentários aqui escritos não têm sido melhores.

Deixemo-nos de julgar na praça pública pessoas e actos que desconhecemos, pois assim só estamos a especular e aumentar a confusão.

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas não concordo consigo. Aqui ninguém está a julgar apressadamente, aliás a detenção destas duas pessoas está no site da Polícia Judiciária. Este acto, assim como outros de natureza violenta (doméstica, passional, etc) não tem qualquer desculpa, o que acontece é que estas pessoas escudam-se sempre na fragilidade psicológica e nos distúrbios psiquiátricos. É uma pena que canalizem sempre os seus desiquilibrios para os outros. Li algures que a pessoa em questão terá tentado o suicídio, tentou e não conseguiu... Mas conseguiu programar e efectivar este crime de contornos hediondos.... Deixa-nos a pensar....

Anónimo disse...

Quero esclarecer que aquilo que escrevi, foi em respeito a crimes de caracter passional!!!
Peço imensa desculpa se feri susceptibilidades, não era de todo a minha intenção, bem pelo contrário, condeno qualquer acto de violência doméstica.
Obrigada por chamar à atenção para o lapso na menção do tipo de crime para o qual a estatística que menciona se relaciona!
Cumprimentos
MF

Anónimo disse...

Afectado,
O link que menciono no texto da brilhozinhos é este e quando fiz o post desapareceu e apenas me apercebi aquando da leitura pra ver se estáva tudo correcto.
Quanto aos links abaixo, não sei ao que respeitam!
Obrigada
MF

Anónimo disse...

Vão consultando: http://www.policiajudiciaria.pt/PortalWeb/page/%7B53BB2236-2963-486A-AAF0-0B67D71727EE%7D

afectado disse...

MF, esse post foi apagado ontem, depois de se saber a notícia. suponho que tenha sido por arrependimento.

Filipa Pereira disse...

Bem, ela está a apagar os post's a olhos vistos. Quem é cobarde é assim.

Anónimo disse...

Parece que a senhora do blog já publicou alguns comentários deixados e no fim ainda fez umas declarações...Achei interessantes as declarações dela, principalmente as de que os "julgamentos são feitos no tribunal e não em praça pública"...

Pois bem, comentei estas suas declarações mas dúvido que ela publique o meu comentário por isso, aqui fica:

"É no minimo hilariante ler estas suas declarações nos pontos 3 e 4.

3-"E os julgamentos são feitos no tribunal. Não em praça pública, como a maior parte das pessoas está a fazer"
4- "É nos tribunais que se julgam as pessoas. Não em praça pública. E muito menos nos jornais."

Quer dizer, ao longo de não sei quantos posts acusou e julgou aqui no seu blogue, ou seja em praça publica, o Luis e até os pais deste, sem, pelos vistos, conhecer verdadeiramente a sua amiga, deu a conhecer em "praça publica" esta trágica história de "amor" que nem sequer era sua, portanto não percebo com que direito relatou tudo isto de forma fútil e leviana como se da novela da noite se tratasse.
Quando mais tarde a coisa complicou ainda publica a foto do falecido para que toda a gente associasse as pessoas à histora. Ok, é certo que a foto já andava a circular na net, mas sem os pormenores intimos da vida dos dois que já aqui tinha relatado.
Com que moralidade afirma agora que os julgamentos são feitos no tribunal quando foi a primeira a dar a conhecer a história, a julgar e a acusar os outros...devia ter vergonha antes de fazer estas declarações patéticas que demonstram bem que não deve ter nada na cabeça. Espero que lhe tenha servido de lição e comece a pensar duas vezes naquilo que escreve, principalmente quando escreve sobre as outras pessoas."

afectado disse...

filipa pereira, só dei com um apagado ontem, mas também não procurei mais.

afectado disse...

anónimo, pois, o comentário dela tem algumas contradições.

por exemplo quando ela diz que ninguém tem nada a ver com o que a amiga lhe disse. está bem enganada. a PJ tem muito a ver com isso.

e se a PJ não anda a ler o blog dela, basta que alguém envie o post à PJ ou que faça um print screen do post e o entregue lá... é certinho que ela se vai aperceber que afinal há muita gente que tem a ver com aquilo, em especial a família do falecido e a PJ.

Anónimo disse...

Bom dia. Sinceramente não entendo esta animosidade contra a Brilhozinhos... Também não achei inteligente expor assim o caso! Mas quem não defenderia com unhas e dentes uma amiga em quem acreditava profundamente e que via sofrer por causa de um amor que supostamente a tratava mal e que era o responsável pelo estado em que se encontrava? Ela também foi enganada, já reconheceu o erro e pediu desculpa! Que mais querem? Apedrejá-la em praça pública?

afectado disse...

anónimo, falando por mim, eu não crucifico por ela defender a amiga, claro que eu também ficaria do lado da minha amiga (ainda que pudesse ter consciência da realidade). aliás, quem sou eu para crucificar alguém seja pelo que for.

o que eu critico, e isso estou no meu direito, goste-se ou não, é ela ter trazido a público um assunto privado, dando inclusive nomes às pessoas. é normal que agora o feitiço se tenha virado contra o feiticeiro e que os amigos do luís neves se sintam magoados com o que ela fez e que respondam...

e mais, a amiga dela está exposta a estas criticas porque ela trouxe a público o assunto.

quanto ao reconhecer erros, infelizmente isso não retira o facto de ela ter exposto as crianças e os pais dele a isto tudo.

no fundo ela apenas está a receber de volta aquilo que deu. com a diferença que foi ela que decidiu trazer tudo isto a público, agora sujeita-se... mas isso é óbvio e natural, não é?

Anónimo disse...

Bom dia a todos!
Gostaria de solicitar aos interessados que consultem os jornais 24 horas e o C.M do dia de hoje.
Sendo o 24 horas um jornal (se assim podemos chamar)sensionalista, deparar-se-ão com inúmeros factos e relatos que devo já mencionar NÃO SEREM VERIDICOS.
Vamos lá ver: Eu compro bilhetes para o cinema via internet pra reserva ou no momento em que chego ao cinema, vocês como fazem?... Além disto, haverá neste mundo alguém tão asnático ao ponto de andar supostamente a trair a "noiva" e deixar bilhetes para filmes no bolso?
A estreia do Avatar deu-se em Novembro? Hum... NOP, foi em 17 de Dezembro!
Mais, gostava que se perguntassem, que tipo de relação "extraconjugal" era essa do Luis para haver tanta intrusão nas vidas um do outro??? Hum... algo aqui está errado, não?!
Em suma, O 24horas presta o serviço de amenizar o acto de planear um assassinato (que inclui a subversão de uma mente a uma realidade amorosa inexistente, levando á practica de crime/homicidio)como se não houvesse intenção, premeditação, e inteligência emocional, enquanto que o C.M. trata este assunto com a realidade que nela se espelha "Sónia chorou várias vezes no ombro dos sogros, pais da vitima, a fingir-se preocupada com o noivo desaparecido" ou "...Sónia que o terá convencido a matar-lhe o noivo. Esta jurou-lhe amor eterno depois de se verem livres de Luis".
A tentativa presistente de conseguir a simpatia popular para Sónia, é tão clara quanto a versatibilidade desta em se fazer de instável e frágil!
Não nos deixemos levar pelos meios de acesso a que quem a protege acede e tenhamos em conta, sim, os factos reais e o jornalismo profissional!!!
Obrigada
MF

Anónimo disse...

Já que a Brlhozinhos não aceitou também o meu comentário...irei expor aqui o que escrevi e ela não aceitou:

És tão amiga, que me vem constantemente à cabeça uma pergunta: como é possível conheceres à tantos anos uma pessoa e nunca dares conta que a S. sempre foi uma cínica e fingida? E manipula as pessoas para fazerem o que ela quer e para pensarem o que ela pensa e mente com todos os dentes em tudo!!! Não foi também este Luís, que outrora, quando era mais jovem, foi seu namorado e este terminou a relação e ela tentou-se suicidar? Cortou os pulsos não foi? E agora, mais propriamente, no mês de Fevereiro, tentou-se suicidar também. Porque não o fez? Seria o bem para esta humanidade…esquecendo que ela tem uma filha é claro!!! Doente??? De doente ela não tem nada, pois se realmente fosse doente não cortaria os pulsos, matava-se mesmo...ela é até "esperta" pois quer ser dada como louca, doente, mas maquinou as coisas tão bem e fingiu este tempo todo tão bem...mas esqueceu-se dos telemoveis, é que de inteligente a menina não tem nada. Só os erros que dava é incrivel!!!

Porque falavas e pensavas mal do Luís quando este a traía? Gostava então de saber porque não fizeste e pensaste o mesmo quando a própria traiu o ex-marido? Ou pior, tentou virar a filha contra o próprio pai e tentou colocar o Luís no lugar do pai!!! Que mãe é esta que ensina uma filha a mentir? Que mãe é esta que quando tem relações sexuais com o parceiro não se preocupou com a presença da filha dela e da filha dele pois nem a porta trancava?

Realmente, a filha dele vai sofrer bastante e sem culpa nenhuma. E a filha dela? Como se diz a uma criança o que a mãe fez? O que se diz quando a filha pedir falar com a mãe? Ou melhor, como se diz que a mãe é uma ASSASSINA? Não será isto, bem mais problemático? A filha dela vai sempre viver com este trauma e vergonha!!!

Ela estava muito ciente do que fez, bastante até, pois ser abandonada pelo mesmo homem 2 vezes, é dose!!!

Como podes dizer: “ela é boa”, se nunca pensou na filha, mas sempre em toda a existência da criança, sempre pensava em primeiro lugar, em ela própria. Existem pessoas que não merecem ter filhos e ela é uma dessas pessoas. Infelizmente são os filhos que sofrem pelos erros dos pais!!!

Hoje li no Jornal as ditas amigas da S. dizerem que a S. teve muito cuidado pois não queria aproximar a filha repentinamente do novo namorado... Isto é a mais pura das MENTIRAS, ainda a S. estava junta com o ex-marido e saía com o suposto namorado, à praia, ao Badoca Park com as filhas de amboas e dizia ao marido que tinha encontrado por coincidência um amigo!!! Se querem escrever, escrevam a verdade. Preocupada com a S. não estou minimamente, mas sim com a criança...pois que fica com traumas é a própria criança!!! A mãe...NUNCA ESTA SE PREOCUPOU COM A FILHA!!!

Anónimo disse...

Afectado,
Admirável a sua postura :) obrigada por colocar as coisas tal qual são.
Gostaria de dizer, que quanto á Brilhozinhos, o que se condena além da exposição feita dos ente-queridos do Luis, é a sua capacidade de defesa e de finca-pé de um sofrimento que em nada é justificável, pois relações construiem-se e destruiem-se, não por um mas por ambos os individuos do casal! Logo, quem lhe dá o direito de transformar o Luis num monstro e num traidor, quando a amiga dela, a Sónia é um monstro tão traidora quanto ele e que além disto ainda pratica homicidio qualificado e sem saber ela o que se passava entre quatro paredes de uma casa? Será que alguém tem conhecimento do tipo de vida leva-va este casal?
Em fim... crucifica-la não, não será intenção de ninguém, mas pedir-lhe que pare de manipular opiniões numa tentativa de criar compaixão por quem não merece, é sem dúvida o verdadeiro proposito!

Anónimo disse...

Essa senhora é tao burrinha que até declara que as filha ingressam no próximo ano no Colégio do Vale, na Charneca da Caparica....Há melhor exposição?

Anónimo disse...

E depois anónimo? Se ela quer fazer essa exposição é problema dela.O que é que as filhas dela têm a ver com o assunto? Ela disse-o no Blog dela e anonimo vem repeti-lo para aqui! Até parece que está a fazer uma ameaça ás filhas dela!

Anónimo disse...

Afectado (11.18), ela acreditou naquilo que amiga lhe contou (se calhar é um bocado estúpido, mas tal como ela, também eu acredito piamente nas minhas amigas)e nunca lhe deve ter passado pela cabeça que a estória não fosse igual à que lhe era contada! E numa tentativa de "vingar" a amiga contou o que lhe foi contado e no que ela acreditava ser verdade. Eu não conheço a brilhozinhos de lado nenhum, e já comentei no blog dela que acho que a amiga não é boa como ela o disse, porque quem tem um fundo bom não lhe passa se quer pela cabeça assinar alguém seja por que motivo for. Mas também não concordo com este "ódio" virado para ela

Anónimo disse...

Acabo de ler o coment deixado pela Brilhozinhos esta manhã, em resposta ás pessoas que comentaram o texto publicado ontem.
Tem graça, a Brilhozinhos faz uma resposta cuidadosa em retaliação ao meu comentário (saliento que não o publicou, mas felizmente encontra-se aqui para consulta)...
Como acredito que novamente o meu comentário não será alvo de publicação, deixo-o aqui para que saibam como me sinto ao ler tanta "barbaridade".

"Carissima Brilhozinhos,
Amiga manipulada, sentimental, de força de coragem... RIDICULO!!!
Como pode a Sra vestir papel de quem sofre no meio de tudo isto quando nem sabe ser honesta com aquilo que escreve!?
Já tentou expor aqui as suas medidas de auxilio perante os seus conhecimentos? Gostaria de ver espelhado todo esse TRABALHO e EMPENHO para consulta dos seu simpatizantes.
Realidade, essa poucos conhecem, mas você conhece-a bem! A Sónia e o Luis já não eram um casal faz muito tempo, viviam juntos pela instabilidade que ela simulou para o manter junto dela, para se aproveitar do RESPEITO que este lhe tinha pelos anos que estiveram juntos e pelo amor que um dia nutriram! Que tal contar essa parte da história? Pois, não convem muito pois não?!? E também não será conveniente publicar este post, como não tem sido conveniente publicar todos os outros que lhe remeto e que me responde tão minuciosamente ponto por ponto!
Triste... Sinto-me triste com a capacidade demonstrada de camuflar a verdade com os testemunhos exclusivos da Sónia, como se do outro lado não houvesse queixas de insatisfação, queixas de possessividade extrema e mais, de infelicidade por uma relação que de realação tinha um passado e não um futuro!
Devo dizer-lhe que me deliciei com o texto do 24 horas, muito bem trabalhado e muito bem contornadas as histórias de outros jornais. Só será pena, não haver quem tenha coragem para se expor em defesa do Luis para que se esclareçam diversos equivocos...
Resta aos que desejam ver a Sónia atrás das grades e a sofrer na prisão realmente(aquilo que alegava sofrer nas mãos do Luis), confio que a justiça Portuguesa não se deixe levar por dissimulados actos de inimputabilidade e que sejam capazes de condenar a Sónia pela sua personalidade disturbia, não de realidade, mas de valores e remorço!!!
Pergunto-me onde está o seu sentimento de justiça, quando é incapaz de expor as infedilidades da sua amiga aqui, como fez com as do Luis? Pergunto-me onde está o seu dom de compreensão quando procura compreender e justificar os actos desta mulher, sem compreender as de quem procura fora de casa o que não tem em casa?
Escrever é fácil, mas ser imparcial não! E é ai que se destaca o seu erro e o seu grave problema!
MF"

Anónimo disse...

Ah, que só esclarecer, que quando falo em falta de coragem de se exporem pelo Luis, refiro-me aos media, á exposição perante os media.
Sei que não é fácil, que o receio da brutalidade que pode advir de uma exposição, e quero deixar claro que sou conivente com isto. Esperemos e tenhamos esperança de que a Justiça será feita e que não será necessário expor mais ninguém!
O meu receio é apenas as exposições que se fazem do lado de quem defende a Sónia.
Obrigada
MF

Anónimo disse...

Desculpa Afectado mas estes anónimos que se veem queixar que a Brilhosinhos não publica os comentários deles... já vi alguns publicados!

A senhora fez mal em expor mas acham mesmo que ela iria adivinhar este fim? Se ela soubesse acho que nunca tinha publicado nada!

afectado disse...

melisand, a questão é mesmo essa e penso que nem toda gente percebeu isso do meu post. o fim até podia ser outro, até podia ser um fim cor-de-rosa. a blogger tinha agido muito mal na mesma!

expôs a filha dele, foi alertada por isso em pelo menos um post e que fez ela? apagou alguma coisa? nada disso, na altura deixou tudo! se é só por causa do fim trágico que se fosse agora ela não publicaria, então os princípios que a regem são muito diferentes dos meus.

afectado disse...

anónimo (12:48), eu não tenho ódio algum à brilhosinhos. até porque costumo ler os posts dela e nada tenho contra ela. contudo isso não me impede de achar condenável a atitude que ela teve de expor uma pessoa, principalmente porque ao faze-lo expôs os pais, a filha, a amiga, etc. quem é ela para se achar no direito de expor uma criança?

eu percebo que ela acreditasse na amiga. eu também costumo acreditar nos meus amigos.

não percebo é o que ela fez quando ainda nem se sabia que o luís neves estava morto. e isso, muito honestamente, não sei como há quem perceba. para mim basta que tenha exposto uma criança a uma história destas para a atitude dela ter sido muito baixa, muito "vale tudo". o irónico disto tudo é que essa atitude dela acabou por ter volta e agora lhe estar a ser devolvida. quem semeia ventos, colhe tempestades. o que está a acontecer de as pessoas a atacarem, é uma consequência perfeitamente natural tendo em conta a postura que ela teve.

Anónimo disse...

Melisand,
Após tanto comentário meu e tanta contestação de outros comentadores, só agora vejo um coment publicado e honestamente parece-me tratar-se de uma acção feita por conhecimento deste blog e não por iniciativa ou vontade!
Mas isto sou eu...
MF

afectado disse...

MF, estou a ver que a história não andava a ser bem contada. se for como dizes, então havia "manipulação" da informação transmitida. enfim...

afectado disse...

no comentário anterior dirigi-me à MF mas não sei se o anónimo que referiu a história (anónimo das 11.30) era a MF. fica o esclarecimento.

afectado disse...

melisand, ela podia falar no assunto sem dar nomes às pessoas. sem as expor.

verdade. mas isto é uma consequência natural. não tivesse ela exposto as pessoas, e apesar do fim trágico, não haveria este falatório todo, verdade? respondendo a isto já vês onde está a origem do mal desta polémica...

obrigado pelas palavras :). acompanho o teu regularmente pelo google reader :)

Anónimo disse...

Por acaso é espantoso como no '24 horas' a história contada é completamente atenuada.... E há um registo fútil de coisas que não interessam a ninguém : 'a amiga linda e de 1,82', o 'casal invejado', a profunda depressão. Que ofensa a quem tem depressões e as quer curar, a quem foi traída e seguiu o seu caminho com dignidade. Que vergonha o nosso país, a nossa comunicação social, a nossa justiça. Este mundo fantasioso que as pessoas vivem e que se querem fazer 'vedetas', num mundo à parte, melhores que os outros... Que podridão querer ilibar uma criminosa, sob a capa de se ser boazinha e muito amiga.Que pena termos gente tão medíocre e mal formada com influência na informação que chega até nós. Que triste realidade, mas é o país q temos e que fazemos.

Anónimo disse...

Eu não disse que o ódio era seu, mas sim em alguns comentários que aqui li... Quanto á filha do Luís ela apenas terá conhecimento dos posts se alguém lhe der a ler ou lhe ler os mesmoa, o que acho que ninguém no seu perfeito juízo o fará.
Penso que a brilhozinhos apenas terá exposto toda esta situação porque foi e estava convencida de que ele teria desaparecido por vontade própria tendo abandonado a amiga.
O que me parece é que a brilhozinhos foi manipulada e enganada pela amiga...

Anónimo disse...

Olá Afectado,
Não o anónimo das 11:30 não é a MF é apenas alguém que conhece todas as pessoas desta historia e conhece tudo o que a mãe é e não acho normal estarem a defender a brilhozinhos que conheço pessoalmente estar a defender a amiga que nunca fez bem à filha...porque sinceramente nem estou preocupada com a dita Sónia que conheço perfeitamente bem, estou sim preocupada com as crianças, que também conheço bem e não têm culpa nenhuma do sucedido.
Concordo consigo quando diz, cuidado com o que escrevem, mas só vejo a defenderem uma assassina e manipuladora...e quem conta a verdade das verdades, quem defende as próprias crianças que de culpa não têm nenhuma.

afectado disse...

anónimo 16:02, o 24 horas é um jornal, digamos que, peculiar.

afectado disse...

anónimo 16:03, sabe como as crianças são, alguma pode ouvir os pais falar e daí a dizer isso na escola é um instante.

e mais, as coisas na internet não são efémeras. a filha pode não andar na internet para já, mas pode vir a andar no futuro e tropeçar em qualquer coisa.

claro que foi. caso contrário saberia de tudo e então a situação seria muito pior do que já é.

afectado disse...

anónimo 16:03, se o que diz é assim mesmo e a amiga nunca fez bem à filha, então já será um caso de amizade cega... :s

Anónimo disse...

Eu conheço a pessoa que ajudou a dita Sónia e efectuar o homicídio, convivi com ele durante mais de 3 anos e custa-me acreditar no que ando a ler nos jornais.

afectado disse...

anónimo, deve ser difícil acreditar, mas não parece haver grandes dúvidas.

Anónimo disse...

Caros,
Acabo de ler o último texto da Brilhozinhos e pela 1ª vez pareceu-me sentir o que escrevia!
Lamento que só agora, após tantos alertas se tenha dado conta do que estáva a fazer!!
Lamento também as pessoas que sem necessidade expós, sem conhecer as consequências que poderiam advir dos seus actos!
E por fim, os esforços para suavizar a situação e imagem da Sónia em praça pública.
É importante saber quando criticar com aspereza e quando criticar com acessão!
MF

afectado disse...

MF, concordo.

Anónimo disse...

Afectado,

Esse é o meu maior receio que a crianças digam algo na escola, mas também não se pode esconder um assunto destes...um dia mais tarde terá de saber toda a verdade. E se não for pela família, será por outra pessoa, logo um dia mais tarde terá sempre de saber...infelizmente!
Quando disse que a mãe nunca quis saber da filha, é a mais pura das verdades e poderemos comprovar pelo que fez...alguma vez se preocupou ou pensou em primeiro lugar na filha? Nunca...ela sempre teve em primeiro lugar!!!

Anónimo disse...

Enquanto decorreu o velório do Luis, provavelmente a Sónia estava a dormir.
De facto, o Luis não merecia o que lhe fizeram. De facto a Sónia nunca foi uma Mãe dedicada e atenciosa. LONGE disso. Quem privou com ela sabe do que falo. Mais atenção dava o Luis à filha dela do que a Sónia.
Infelizmente, as crianças não tem culpa. O outro parvalhão (amante, cumplice, criminoso) deve ser desprovido de cerebro. Será que também tem filhos ? Desconheço. Mas também...nos próximos 25 anos já deve estar entretido.
Espero que ambos apoderecam na cadeia e sofram MUITO. Mataram o Luis enquanto este estava drogado. Depressiva ????? Tudo planeado.
Quando dizem que ela se tentou suicidar, só podem estar a brincar. Ou então não sabem do que falam. Tentem tomar 3 ou 4 calmantes ao invés de tomar o receitado pelo médico. Será que vão morrer ??? hummmm. Mais depressa morrem a atravessar a estrada.
A Sónia é uma tipa que não tem sangue nas veias. Não pode ter coração. Planeou tudo. Não pensou em mais ninguém. Qual filha dela, qual filha dele, quais pais dele.
Chorou junto dos pais dele o desaparecimento do Luis. COMO É POSSIVEL ?????
FALSA, MENTIROSA, ASSASSINA.

Terás o que mereces. Dentro da prisão enquanto lá estiveres e quando saires. Serás sempre conhecida como uma assassina.
Espero que o teu ex-marido trate de retirar em definitivo a guarda da tua filha. Para que nunca mais prives com ela nem acompanhes o seu crescimento. O Luis também não o poderá fazer em relação à filha que ele tanto amava.
Preferia nunca te ter conhecido. Agora quando conhecer alguém vou ficar sempre a pensar no que será aquela pessoa capaz de fazer.
Parabéns à PJ. Excelente trabalho. FORÇA para voçês. Contra tudo e contra todos. Neste e noutros casos.

Quanto à amiga da Sónia, vai lá visitando a tua amiga linda em Tires. Manda-lhe cumprimentos e desejos de maus anos lá. Se a justiça funcionar, 25 anos.
Sairá de lá já como velha assassina.

Anónimo disse...

Olá Afectado, estou devolta :)

já não visitava nenhum dos blogs faz algum tempo, mas hoje senti uma "comichão" atrás da orelha e fui espreitar... O blog da Brilhozinhos. O que dizer?! Os factos que a condenavam mantêm-se, ela continua a movimentar esforços externos nos media para ajudar a Sónia, tendo publicado um texto em que demonstrava a sua desolação ao compreender que a amiga a havia traido e manipulado, o que me deixa num contexto ilusório sobre a sua real postura e acima de todo quanto á veracidade das suas palavras!


Tenho ainda a acrescentar que a Sónia foi muito bem recebida na prisão de Tires, pois os jornais distribuidos, bem como as noticias passadas ás reclusas, foram de que a Sónia seria uma mulher que sofria de violência doméstica e que agiu em legitiva defesa... Como terão estes relatos lá chegado???

Deixei um comentário á Brilhozinhos, mas como por norma os meus comentários ficam no vazio...

"Ora viva... Já não venho aqui faz algum tempo, mas cada vez que venho, torna-se mais difícil abster-me de uma comentário!

Gostaria de saber se a sua amizade incondicional se mantem? Ou se uma vez que compreendeu ter sido enganada como muito, já recuou e não permanece na luta para conseguir apoiar e ajudar a sua amiga Sónia?


Esta é uma questão que não vejo respondida no seu blog, não há texto algum em que se possa subentender qual a posição que tem presentemente relativa á relação de amizade!?

O único sitio onde vejo reflexos da sua atitude é nos media... nos detalhes e relatos que são publicados para leitura do povo! Será capaz de esclarecer, não só a mim como a todos os seguidores do seu blog?!?

Desde já os meus parabéns, irá ganhar com total certeza o prémio de blogger do ano, consegue manter a actividade a um ritmo bastanete satisfatório ;)

MF"

Anónimo disse...

Faltou este excerto.

"Ah sim, só mais uma questão.
Como conseguiu "infiltrar" na cadeia de Tires a "ideia" de que a Sónia era vitima de violência doméstica e que assassinou o seu companheiro por desespero e não por inveja e despeito?
Fico cada vez mais impressionada com a sua mãozinha simpatica e com a sua mobilidade...
Mas saiba que vozes há muitas, não só a sua!

MF"

afectado disse...

Olá MF, és sempre bem vinda!

Bem, para variar um bocado vou defender a outra parte agora. Será que a brilhosinhos tem assim tanta influência? Não duvido do que dizes sobre essa "ideia" infiltrada... mas não poderá ser outra pessoa a fazer isso? Não sei, desconheço as influências que rodeiam o caso, mas se calhar a brilhosinhos não tem assim tanta influência...

Ou então eu desconheço tudo o que rodeia o caso.

Anónimo disse...

Boa tarde Afectado!
A Brilhosinhos já me respondeu e diz que não foi obra sua, que já não está inserida nesta questão, que a desilusão fê-la afastar e que não pretende perdoar a Sónia. Com isto, quem sabe tenha razão e seja outra pessoa?! Já coloco em dúvida igualmente e já deixei um comentário á Brilhosinhos, com intuito de demonstrar que não é ataque apenas revolta porque não há descanço, só e apenas!
Ela mesma, levantou essa questão quanto á possibilidade de ser outra pessoa, outra amiga... e como tal, restou-me agradecer ter-me esclarecido e agradecer o seu afastamento, pois a Sónia merece sentir perdas para sentir que há castigo (já que na prisão foi bem recebida, que pelo menos sinta a dor de não ter perto aqueles que ama, como sentem os que perderam o Luis)!
Obrigada pela imparcialidade, só demonstra humbridade da sua parte!
Resto boa tarde a todos
MF

Anónimo disse...

O que eu não percebo é porque ninguém até hoje suspeitou que a brilhosinhos pudesse ter ajudado a Sónia a planear o crime. Não percebo...

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO