segunda-feira, junho 14, 2010

Teorias da conspiração

O excerto que apresento mais abaixo é provavelmente uma das melhores definições que eu já li acerca das teorias da conspiração, senão mesmo a melhor. A ler:

As teorias da conspiração interferem nos processos de mudança histórica com uma força muitas vezes idêntica à dos acontecimentos. Imputam uma intenção deliberada a algo que, no fundo, é mais provável que tenha sido acidental ou involuntário, nascendo e multiplicando-se a um ritmo e com uma profundidade que não param de aumentar e que são hoje particularmente estimulados pelo cinema, pela televisão e pela Internet. São múltiplos os factores que explicam o seu poder: o facto de serem teorias que se não apresentam como meras conjecturas, mostrando-se antes como enunciados de factos aparentemente indesmentíveis; inscreverem-se recorrentemente numa genealogia de casos semelhantes, numa linha de continuidade que parece dotá-los de um sentido meta-histórico; «fundarem-se» em testemunhos de figuras notáveis ou de «peritos», encontrando sempre alguém capaz de lhes conferir uma suposta autoridade académica; e denunciarem sempre conjuras de uma minoria ou «verdades inconvenientes», o que é meio caminho andado para se obter reconhecimento popular. Como produtos da imaginação colectiva, elas não são nocivas em si mesmo, mas podem conduzir a escolhas funestas ou servir de perigosa ilusão.  
[via A Terceira Noite]


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

9 Comentários:

Malena disse...

Completamente de acordo! Vejam-se os programas de entrevistas na TV em que os "peritos" são os mais convenientes à teoria a "canalizar"!

Johnny disse...

Ora aí está uma teoria com a qual eu consigo conspirar.

Pronúncia disse...

Muito bom!

Eu cá até gosto de uma boa teoria da conspiração... efeitos secundários de muita leitura de livros de espionagem e afins! :P

afectado disse...

malena, bem verdade... é assim um pouco por todo o lado onde se apresentam teorias da conspiração.

afectado disse...

johny, conspira à vontade :)

afectado disse...

pronúncia, a minha preferida é a de que o elvis está vivo :)

Pronúncia disse...

Eu prefiro a de que o JFK está vivo e até há fotos dele na Grécia e que foi por isso que a Jaqueline se casou com o Onassis!

afectado disse...

hehe, há cada um...

Pronúncia disse...

que até parecem dois... :P

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO