segunda-feira, abril 27, 2009

O país que despreza o mérito

Que se pretende com a medida de a tributação sobre os prémios dos gestores das empresas privadas passar a ser de 70%? Desmotivar os bons gestores? Se sim, parabéns, estão no caminho certo. Aliás, seguindo a lógica, não percamos mais tempo e aumentemos já para 90% essa tributação.

Esta medida reflecte um bocado da mentalidade que vai reinando no nosso país e o que de mau ela implica.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

19 Comentários:

Cirrus disse...

Anda por aí muita gentinha que acha que deviam ser 100%.

Eu penso que depois do estouro da economia, muitos governos, incluindo o nosso, não acredita que possam existir bons gestores. Até posso compreender porquê. A medida vai de encontro ao combate aos fabulosos prémios auferidos por gestores privados que acabaram por arruinar muita da economia mundial.

Há uma maneira mais fácil - proibe-se os prémios e pronto!! E já agora, alarga-se o fim de semana dois dias em cada direcção. Num dia por semana, a probabilidade de um gestor fazer asneira desce para 20%. Também se pode fechar as empresas com gestores profissionais, ou então banir os cursos de gestão das Universidades.

Em boa verdade, isto pouco afecta os gestores portugueses. As empresas portuguesas funcionam de outra forma: o gestor da empresa é o Engenheiro Mecânico, o Gestor é contabilista, o Contabilista é o gestor financeiro e o economista é o vendedor. Os Vendedores são moços de recados e entregas e os moços de recados varrem o chão e limpam a fábrica. As senhoras de limpeza são jardineiros e os jardineiros são seguranças. Sempre se poupa na segurança...

Bruno Fehr disse...

São os prémios que motivam quem trabalha por objectivos a cumprir esse objectivos e fazer as empresas crescerem. 70% é insano e eu que achava que o sistema Alemão era cruel.

Por exemplo aqui a partir de 3.500 euros podemos não descontar para o Estado e decidir através de seguros privados a nossa segurança social, ao descontar no caso de sermos solteiros sem filhos a nossa tributação é igual à de uma empresa, ou seja 51% dos rendimentos bruto, o que por vezes ao recebermos um aumento acabamos por ganhar menos.

Se 51% do meu trabalho ir para o estado alemão já desmotiva, acho que 70% me faria sair do país, acabando por fazer como centenas de empresas Alemãs e criar uma morada fiscal no Luxemburgo.

forteifeio disse...

Gestores???

Vocês estão a falar de gestores públicos ou privados?
Se falarmos de públicos acho pouco, porque aquilo que eu vejo são individuos que foram colocados por governos sem qualquer tipo de conhecimentos de gestão vindos de áreas diametralmentes opostas só para preencher os cargos. Os chamados Jobs for the boys.

afectado disse...

Cirrus, sim, é verdade que há quem ganhe prémios de gestão que se fosse 100% era bem justo. mas tributar em 70% os gestores que por mérito ganham os prémios, é no mínimo ridículo.

afectado disse...

bruno fehr, para mim o ideal é mesmo trabalhar por objectivos. assim é preciso cumprir com os mesmos para se receber bem. quem não cumpre, recebe menos. é uma boa forma de diferenciar os trabalhadores honestos e capazes dos mandriões.

penso que usaste a palavra perfeita para esta tributação... insano!

afectado disse...

forteifeio, eu no post falei em empresas privadas, era a esses que eu me referia. quanto ao que dizes dos públicos, concordo contigo que 70% pode até ser pouco. felizmente há honrosas excepções no público, mas são tão poucas e tão raras que realmente 70% pode ser pouco no público...

Pronúncia disse...

Os prémios são um incentivo, é verdade. Mas também se verificou que eram um fim em si, ou seja, houve muito objectivo adulterado em função do prémio, porque este era chorudo.

Talvez o prémio, para ser eficaz, não podesse ultrapassar uma determinada percentagem do ordenado auferido durante o ano. Ou então fazer depender o aumento salarial do ano seguinte, do cumprimento ou não dos objectivos impostos.

Agora 70% de imposto não incentiva ninguém a trabalhar muito mais.

É quase um daqueles casos em que, no extremo, pagas para trabalhar!

afectado disse...

pronúncia, assim não vale a pena trabalhar-se para obter prémios. quem é que se vai matar a trabalhar para depois ficar com apenas 30% do prémio? isto só deve acontecer mesmo em portugal.

Pronúncia disse...

Em bom português diz-se "trabalhar para alimentar pançudos"...

Cirrus disse...

Afectado

Escrevi com ironia, é evidente que é ridículo.

No entanto, continuo a pensar que ninguém deve trabalhar bem para ganhar prémios. Se trabalham bem para ganhar dinheiro, porque não trabalham bem se não houver prémios?
A verdadeira questão continua a ser a mesma: a dignidade do ser humano. Se é necessário aliciar as pessoas para fazerem, ao fim e ao cabo, aquilo para o que foram empregados, então isso também não diz tudo de bom do seu carácter. Têm, pelo menos, falta de brio profissional.
Por outro lado, se andaram a dormir durante anos e acordaram por causa do prémio e se o ganharam, não é justo que quem nada fez para isso ganhe mais com o seu esforço do que ele próprio.

Sou muito mais a que se pague bem a quem trabalha bem e se pague mal a quem trabalha mal do que estabelecer prémios por objectivos. Para os bons, os objectivos são sempre os maiores possível.

No fundo, é como os autarcas em tribunal. O povo defende-os dizendo que "roubam mas fazem obra!". Então e não podem fazer obra sem roubar??

Cirrus disse...

Sou muito mais a favor - leia-se!!

forteifeio disse...

Concordo com o Cirrus pagar bem a quem trabalha.

Mas quantas empresas existem em Portugal?
Toda a gente fala de gestão como se fosse algo fácil e simples, tipo contas de merceeiro. Não é, trata-se de algo mais complexo, Façam o exercicio de saber quantos gestores estão nos lugares de topo e vão ficar surpreendidos, a maioria é advogado e muitos são engenheiros. Num País de cunhas o que interessa a formaçao das pessoas especializada. Por isso eu digo quanto mais ignorante melhor, menos se sofre.

afectado disse...

cirrus, talvez na minha resposta tenha ficado a dúvida, mas eu percebi a tua ironia :)

claro que as pessoas com um salário fixo devem trabalhar bem na mesma. aliás, nem outra coisa tem lógica. contudo há uma realidade que é a de certas funções terem prémios ou até a de algumas empresas, como a minha anterior, quererem adoptar sistema de objectivos para todos os trabalhadores. e o estado ficar com 70%...

afectado disse...

forteifeio, por mim até pode estar o trolha a gerir a empresa... desde que o faça com competência :)

forteifeio disse...

afectado

Claro que sim. Nem todas as empresas podem ter um gestor. Agora uma coisa é certa, nas licenciaturas cada um sabe da sua e a sensação que tenho é que a gestão, é simples basta ter cabeça, e se não tiver, qualquer máquina de calcular serve, e depos estoiram,só pode.

afectado disse...

forteifeio, por acaso nunca conheci ninguém que frequentasse ou que já tenha tirado a licenciatura de gestão. nem conheço nada do curso, a não ser a sua cor na universidade do minho!

forteifeio disse...

afectado

eu

afectado disse...

então ninguém melhor que tu para nos dizer a mais valia do curso de gestão :)

PS: eu estou a brincar. claro que o curso de gestão é tão valioso como os outros!

Cirrus disse...

Bem, e Engenharia e Gestão Industrial, conta?!

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO