segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Balanço dos Óscares

O vencedor da noite é o capricho da academia, ou seja, Slumdog Millionaire que ganhou oito dos dez Óscares para os quais estava nomeado. A nível individual gostei dos Óscares atribuídos a Sean Penn para melhor actor principal e a Penélope Cruz para melhor actriz secundária. Heath Ledger venceu o Óscar para melhor actor secundário tal como era mais que previsto. Foi curioso ver que no discurso de agradecimento os seus familiares estavam bastante sóbrios enquanto na plateia havia quem chorasse (por exemplo Kate Winslet e Angelina Jolie). O Óscar de melhor actriz foi para Kate Winslet que mais uma vez se mostrou algo histérica a receber o prémio. Contudo proporcionou um momento engraçado da noite ao pedir ao seu pai para assobiar de modo a ela saber onde ele estava... e ele assobiou mesmo!

O perdedor da noite, se é que se pode aplicar este termo a quem ganha três Óscares, foi o estranho caso de Benjamin Button que tinha quinze nomeações.

Nas situações surreais tivemos Sophia Loren que ao falar de Meryl Streep parecia que tinha fumado uns charros antes, de tão alucinada que estava.

O discurso politico da noite foi de Sean Penn que aproveitou para dar um impulso ao direito ao casamento por parte dos homossexuais. Assim que ouvi anunciar o nome dele como vencedor do Óscar para melhor actor pensei que ele o iria fazer aproveitando o contexto em que estava inserido (história do Milk).

Por fim dois destaques. O engolir em seco da noite: Jennifer Aniston a apresentar um Óscar tendo Angelina Jolie e Brad Pitt na primeira fila, muito próximos dela. E o despropósito da noite: na categoria de melhor actor escolheram cinco actores para apresentar os cinco nomeados... Adrien Brody junto com Robert De Niro, Michael Douglas, Anthony Hopkins e Ben Kingsley. Um penetra para repartir o palco com quatro senhores do cinema!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

22 Comentários:

Bruno Fehr disse...

"Um penetra para repartir o palco com quatro senhores do cinema!"

Sem dúvida, a minha questão é: Estaria ele orgulhoso da honra ou intimidado pelos "monstros" do cinema a seu lado?

I.D.Pena disse...

Não fiz questão de ver, mas aposto que não vou perder isso , pq vai estar "escarrapachado" em tudo o que é jornais e revistas cor de rosa ou não.

Sean Penn, gosto muito dos seus trabalhos.

Adrien Brady, já o vi nalgumas coisas, não acho que tenha um grande talento, mas tem carisma e isso às vezes basta, especialmente em meios tão vazios quanto banais que abrangem o cinema americano, seja como for e mesmo não o invejando, é um sortudo por estar ao pé de pessoas tão talentosas e experienciadas como Robert De Niro, Anthony Hopkins :)

Calíope disse...

Pessoalmente , fiquei "triste" pelos poucos prémios que o estranho cas de Benjamin Button arrecadou. E para mim, este foi sem duvida um dos melhores desempenhos do Brad Pitt mas enfim, o sr.Sean Penn tb o mereceu!

ja agora.....o que é que o Adrien Brody fazia no meio dos mitos do cinema moderno?!

Vitória disse...

Acabei por adormecer, acho justo o Slumdog Millionaire ter sido o grande vencedor e Sean Penn é um actor cinco estrelas, gostei que tivesse ganho.;)

Beijo nino

André disse...

Continuo sem concordar com o óscar para o Heath Ledger, mas é assim! Gostei de ver a forma de chamarem ao palco antigos vencedores para entregar o óscar deste ano, mas quando vi quatro senhores e um 'penetra' (como bem chamas) senti medo pelo rapaz!

Ana GG disse...

Mais que não seja o óscar para o melhor filme valeu a pena pela alegria que deu aos putos de Bombaim.

Para o Sean, foi justo. Mas confesso que fiquei com um certo amargo de boca, Benjamin Button merecia mais uns óscarzitos...o Brad Pitt esteve muito bem também.

The one you know disse...

O Sean Penn está feito com o Sócrates!!!

Cirrus disse...

E o Mickey lá ficou a chuchar o dedo de novo - tal como eu tinha previsto, não tinha grandes hipóteses...

ipsis verbis disse...

Não vi os óscares. (Mas já li por aí). E isto é quase como ver os globos de ouro, mas numa dimensão maior. Ou seja, seca maior! casos de lambe-botas, porque vivem dos agradecimentos a tudo e todos. E depois o estranho caso de Sean Penn, que se lembrou de agradecer até ao Obama, e se esqueceu da mulher...

Quanto ao "penetra" não percebi. O Adrien Brody apesar de novo, já fez muitos filmes e alguns deles, muitos bons. Refiro-me a "summer of sam", "harrisons flowers", "the village" e "the pianist", este último valeu-lhe um óscar para melhor actor em 2003. Esses 5 actores têm pelo menos um óscar para melhor actor em comum. Por isso, qual penetra, pá?! :P

afectado disse...

bruno fehr, provavelmente um misto de ambos!

afectado disse...

i.d.pena, os óscares estão um pouco por todo o lado hoje ;)

afectado disse...

caliope, realmente só ganhar 3 no meio de tantas nomeações foi um bocado mau!

afectado disse...

vita, o slumdog ainda não vi mas pelo que sei acho algo estranho levar 8 óscares. já ouvi lhe chamar um filme domingueiro.

Quanto ao Sean Penn, não há muito a dizer, é excelente!

afectado disse...

andré, o heath ledger interpretou muito bem o joker. a minha dúvida é se ele ganharia o óscar caso ainda fosse vivo.

afectado disse...

ana gg, toda gente que viu o benjamin achou algo injusto só ganhar 3...

afectado disse...

the one you know, hahaha descobriste tudo :D

afectado disse...

cirrus, havia uma grande onda em favor do mickey... mas pelos vistos não foi o suficiente!

afectado disse...

ipsis, eu nunca tinha visto a cerimónia de inicio ao fim (só via partes). ontem vi e até gostei. com o twitter pelo meio para o debate com outras pessoas, até posso dizer que foi interessante.

quanto ao adrien brody, não ponho em causa a qualidade dele. mas olhando para ele e para os outros 4, é indesmentível que há diferença. é possível que um dia ele chegue ao patamar deles, mas isso será um dia. até lá tem que provar que é capaz de se manter num nível elevado durante uma carreira.

Ana disse...

Bem, a penetra sou eu, aqui, que não vi os óscares e soube dos resultados pela blogocoisa ahahahah! Não tenho grande opinião pq não vi nenhum dos filmes, este ano zanguei-me com o cinema ahahah.
Vi o dark night, sim, fenomenal. Adorei o Heath Ledger, e estou como tu, se teria ganho sendo vivo.
Pessoalmente, não vou nada à bola com o Sean Penn... :-p nem com o Brad Pitt e a sua Jolie... :-p

Ana disse...

E o óscar deveria ter ido para a grande dama do cinema Meryl Streep.

Magnolia disse...

Tu sabes que eu respeito as tuas opiniões. Também sabes que quando aqui comento é porque não concordo em alguma coisa ou corrigir algo que entendo que possa ser corrigido. Como me dás tanto direito de comentar, como tu tens de ter a tua opinião, aqui vai com todo o respeito.
O Estranho caso do Benjamin Button teve treze nomeações e não quinze. Picuinhices à parte, vamos ao que interessa.
Concordo com a Ipsis. O Adrien Brody não é um penetra. Quanto muito, um destacamento. E se o puseram como um destacamento, parece-me ter toda a lógica no contexto da entrega. O Óscar de Melhor Actor em comum afasta logo qualquer possibilidade de achar um despropósito colocá-lo ali. Se colocassem cinco actores dinossauros alguém viria comentar a dizer que só pensam nos actores com idade de reforma. Se pusessem o Adrien Brody e o Denzel Washington, mais três monstros, ninguém diria nada. Se fossem quatro actores galardoados na última década e um que já ganhou Óscares há quase vinte anos, alguém notaria? Se fossem os últimos cinco vencedores, não seria despropositado. Foi uma escolha da organização, sob um ponto de vista. Porquê então achar despropositada a entrada do Adrien Brody? Excelente actor, será ainda melhor e surge como alguém que ainda tem tudo a dar ao cinema. Como se diz no ténis "New balls, please"
De novo, respeito a tua opinião e gosto de a ler, mas desta vez não posso concordar inteiramente contigo. Ainda bem.

afectado disse...

magnolia, comentas quando queres e como queres :)

isso das 13 nomeações eu entretanto já tinha lido. na noite, enquanto acompanhava a cerimónia li algures 15. mas tens razão, é mesmo 13!

quanto ao adrien brody, talvez o tenham posto lá como um futuro dinossauro junto de 4 dinossauros. talvez. de qualquer modo a mim aquilo fez-me comichão, não por causa do valor do adrien brody, mas porque para mim teria lógica terem posto lá outro e não o adrien brody.

sim, ainda bem que não concordas com o tudo o que digo. eu nos posts escrevo a minha opinião e nos comentários gosto de ler a dos outros! :)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO