terça-feira, junho 22, 2010

O péssimo serviço da Via Verde

Com isto do pagamento das SCUT's, levanta-se (mais) uma questão muito séria. Há dias que ando atrás de um dispositivo de Via Verde, não por causa das SCUT's, mas porque vou precisar disso. No entanto, conseguir um é missão impossível. A todo o lado que se vai, não há. Se se tenta fazer o pedido pelo site da Via Verde, dizem-nos que não há data de entrega, que pode demorar. Se vamos às lojas, está esgotado. CTT's, bancos (onde já foi vendido), etc... nada! "Ah, tem que ir a Santo Tirso" (sem garantias que lá haja). Claro, até é aqui ao lado e tudo, basta dizer ao meu patrão que vou tomar um café e que volto daqui a 2 ou 3 horas.

Agora imaginem que eu para trabalhar tinha que usar uma ou até várias das SCUT's que agora vão ter portagens e onde apenas se pode realizar o pagamento através da Via Verde os dos chips (que já se sabe não estarem prontos antes do primeiro dia de aplicação das portagens). Isto é algo grave porque há pessoas que se vão encontrar impedidas (sim, impedidas) de fazer os seus percursos normais de trabalho porque nem a pagar as deixam lá andar. Isto é típico do nosso governo, faz algo à pressão e depois vai-se a ver e não há como aplicar. Se esta situação não é ridícula, então o que será...

Esquecendo a estupidez que esta decisão de cobrar portagens nas SCUT's do norte significa, se achavam mesmo que deviam tomar esta decisão, então que construíssem as portagens normais, portagens onde toda gente pode passar e não apenas alguns. E já agora, quando as pessoas da Galiza vierem pela A28 abaixo como é muito frequente fazerem (e em grande quantidade), como vai ser? Via Verde não têm, chip também não, se desconhecem que é obrigatório, vão passar relaxadamente pelos pórticos... e depois? As nossas autoridades vão lhes enviar a multa para casa... em Espanha? Desconfio que não. O que interessa é lixar o português.

Esta mania do governo querer passar a imagem que Portugal é um país moderno e avançado, quando se continua com governantes que têm o cérebro do tamanho de um amendoim, é, sem dúvida, peculiar. Parecem aqueles velhos que pensam ter um ar jovem e que demonstram isso sempre que podem, caindo no ridículo perante todos.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

19 Comentários:

Paula disse...

Se bem percebi, não estás impedido de frequentar nenhuma SCUT! Se não tiveres o DEM (penso que se chama assim) recebes em casa, para pagar o correspondente ao troço da SCUT que usaste, sem qualquer custo adicional!(Tive de informar-me para o meu pai que não tem Via Verde e também estava um pouco stressado!)
Claro que o que estou aqui a escrever é como o governo: eu percebi assim, nada garante que na próxima semana seja o oposto! :D

Quanto à Via Verde, efectivamente tem pouquíssimas lojas em PT! A Norte, tens apenas a da A3 e uma de apoio em Ponte de Lima! A loja está aberta ao sábado e é realmente rápido, no entanto, nem toda a gente tem disponibilidade para lá ir!

afectado disse...

paula, o que ouvi dizer é que quem passar nos pórticos sem o DEM ou sem via verde recebe em casa para pagar... mas é uma multa! duvido que a multa seja o correspondente.

e aos espanhóis, também vai para casa?

Paula disse...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/interior.aspx?content_id=1597924

E quem não tiver o DEM?

Os CTT advertem que, a partir do próximo dia 1, quem circular nas referidas auto-estradas sem ter activado um sistema de pagamento de portagens, terá cinco dias úteis seguintes à passagem para liquidar a dívida, podendo fazê-lo numa estação dos Correios ou num agente Payshop.

Não me parece que seja uma multa...

afectado disse...

paula, certo, nesse caso não é uma multa. ainda assim é de todos desconfortável... e não tem lógica!

custava muito ter feito o sistema de portagens normais?

alguém vem de férias ao norte, ainda vai ter que andar à procura dos correios ou de payshop... que giro!

e os espanhóis? quem lhes vai dizer que têm que ir aos correios?

Paula disse...

Eu não estou a dizer que concordo! Não concordo MESMO! Só estava a tentar dizer que não me parece que PARA JÁ (e só não sublinho porque não sei se neste formato consigo! :D) não há multa...

Suspiro disse...

Fiz ontem o meu pedido pelo site da Via verde... vamos lá ver como vai correr! o que eu acho é que até ao dia 01/07 muita água vai correr ;)

afectado disse...

suspiro, quando tiveres o aparelho diz qualquer coisa...

afectado disse...

paula, certo, gosto sempre de estar bem informado, e tu contribuíste para isso :)

Ana disse...

Oh pah, vamos para a rua por causa de sete golos e não vamos por causa destas injustiças?...

Ana disse...

Se toda a gente, mas TODA A GENTE se recusasse a pagar...mesmo com a "divida" a chegar a casa de TODOS, e se TODOS se recusassem a pagar, faziam o quê?...

Sandra Oliveira disse...

Não precisavas de ofender os amendoins.

Ou o povo sai todo à rua ou isto não muda nunca.

Onisa disse...

Isso quer dizer que quando chegar vou ter que pagar portagens? Ai o raio do catano. O pessoal já tá com os bolsos vazios e eles fazem questão de os por ainda mais. Eu sou da opinião do (da?) Vani. Tem que haver uma contestação social organizada e fundamentada para que alguma coisa mude. Ah e o problema até nem se baseia apenas na introdução de portagens nas SCUT do norte, mas sim na inexistência de alternativas viáveis e em condições para todos os que têm que utilizar aquelas estradas. A estrada nacional é uma vergonha e, para quem tem que a usar todos os dias para ir trabalhar (vejam só esses malucos, trabalhar, pff), é um atraso de vida. E pronto era "só" isto.

Ana disse...

dA Vani :), Onisa ;-)

exactamente, a falta de alternativas viáveis é um dos problemas.

E com o que nos pagam, vamos todos à falência a pagar portagens e gasolina para ir trabalhar...

Ana disse...

Ps - eu estou no Algarve, mas estou mais que solidária, e tb aqui se está a falar em introduzir portagens na única via que se tem para algumas cidades...é q não há mais nenhuma...

Malena disse...

Só se me oferece dizer: Vão para o raio que os parta! E isto é ser muiiiito educada!

Pronúncia disse...

Afectas, li algures um conselho aos utentes para não comprarem o DEMo, porque a legislação para pagamento nas SCUT's seria revogada, salvo erro lá para o 24 de Junho... hoje já li umas notícias que apontam, mais coisa menos coisa, nesse sentido (nunca nos podemos fiar no que os políticos dizem), por isso pode ser que ainda tenhas tempo para adquirires a tua Via Verde ou o teu DEMo sem arriscares a multa (ou a cartinha em casa para pagares) depois do dia 1... Boa notícia?! ;)

Cor do Sol disse...

Também já andei atrás de um dispositivo da Via Verde e nada. Vou ter que começar a estar mais atenta e sair na Apúlia para apanhar a nacional para a Povoa. Chulos, é o que são.

Carla Teixeira disse...

Há uma loja da Via Verde nas Antas (cidade do Porto). É a única que conheço que não fica dentro de auto-estradas, e onde por isso mesmo se pode ir sem pagar portagem até lá. Fora essa, conheço a da A3 (Área de Serviço Trofa/Santo Tirso), mas creio que haverá mais. É uma questão de procurar. Pode sempre ligar antes, a saber se há aparelhos na loja onde pretende ir, para não ir ao engano...

Anónimo disse...

haha.... ontem entrou em vigor os novos portagens de SCUT, tentei fazer registo no site do via verde, já passou 24 hours ainda ao recebi o confirmação por email que está effectuado.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO