terça-feira, dezembro 01, 2009

Elogio ao vizinho

É muito conhecida a rivalidade entre Braga e Guimarães, que ao contrário do que muitos pensam, vai muito além do futebol. Não vou esgrimir argumentos sobre isto (até porque ambas têm qualidades e defeitos). Vou apenas me referir a um aspecto particular. Os shoppings.

Em 2007 ameaçou-se uma onda avassaladora de shoppings em Braga. Além dos já existentes nessa data, vinham para cá o Dolce Vita, o Espaço Braga, o Liberdade Street Fashion, o Via Nova e o El Corte Inglés. Como consequência disto, o Bragaparque decidiu proceder a uma ampliação orçamentada em mais de 70 milhões de euros. Isto tudo, além do exagero óbvio, faria com que Braga fosse uma das cidades com mais shoppings por metro quadrado (em Portugal não teria rival para tamanha asneira).

A ideia do El Corte Inglés foi abandonada logo em 2007 e o Espaço Braga confirmou-se este ano que não iria ser construído (era suposto ter começado durante o ano de 2008). A ampliação do Bragaparque está concluída (por dentro parece uma manta de retalhos), o Dolce Vita devia ter aberto no fim de Outubro e ainda só vai a meio (nem se consegue vislumbrar o fim tendo em conta o andamento dos trabalhos) e o Liberdade Street Fashion anda devagar devagarinho também sem fim à vista. Entretanto abriu também o Via Nova mas está às moscas, grande parte das lojas nem alugadas foram.

Por oposição, Guimarães apostou no Espaço Guimarães. Apostou e concretizou no tempo previsto. Fui lá ontem e o que posso dizer é que construíram um shopping com muito bom gosto. É moderno, bonito, não atrofia quem lá anda, entre outras qualidades. Mais uma cabazada da autarquia vizinha à de Braga que anda sem rei nem roque.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

34 Comentários:

D. disse...

só não percebo é porque é que em portugal existe esta obsessão com os shoppings :o somos tão ridículos! ao menos podiam competir com bibliotecas ou algo assim.

afectado disse...

daniela ramalho, neste caso a competição de braga era consigo própria. quem por cá anda há muitos anos percebe o porquê disso...

Lady Me disse...

Pois, tenho uma amiga de Guimarães que diz que Guimarães e Braga é mesmo ódio! Também já fui ao Espaço Guimarães e sim senhor! E o Bragaparque é mesmo que tu dizes!

Mas essa rivalidade, faz-me rir. LOL

afectado disse...

lady me, é verdade, em muitos casos é mesmo ódio. eu gosto da rivalidade quando é salutar. neste caso, muitas vezes chega a ser doentia. eu até já tive que provar dessa doença, e digo-te, é de fugir.

sim, o espaço guimarães nem tem comparação com o bragaparque.

Lady Me disse...

Pois imagino... É mesmo estranho! Mas ao que parece é assim desde sempre! Vá-se lá perceber!

afectado disse...

lady me, e há-de sempre ser :P

Dylan disse...

Ei, Afectas,

Ser anti-Sonae, neste país, é perigoso...
Gostas mesmo do Espaço Guimarães?!

Pronúncia disse...

Se toda a gente gostasse tanto de Centros Comerciais como eu, bem que não havia tantos.
Acreditas que não faço a mínima ideia como está o BragaParque porque ainda não fui lá?!

Em termos de gestão/organização urbanas, há muito que Guimarães está a anos luz à frente de Braga.

Só mais uma curiosidade, sabes que a área total de centros comerciais que existem no País, são suficientes para meter neles todos os portugueses ao mesmo tempo?!
Pois... isto diz tudo! :S

afectado disse...

dylan, eu não sou anti-sonae, muito pelo contrário.

o espaço guimarães é um shopping com pés e cabeça. andas lá dentro e tudo faz sentido, o espaço, as cores, as formas. não é uma manta de retalhos...

afectado disse...

pronúncia, eu não sou tão anti-shoppings como tu. tudo tem que ter uma conta certa. em braga o bragaparque como estava era pouco, bastava ver pelo modo fácil como enchia. no entanto, vá se lá saber porque razão, as imobiliárias descobriram o ouro e vinham com "meia dúzia" de shoppings de uma vez para uma cidade como braga. aquilo que toda gente viu e que não era possível haverem tantos, demorou a ser visto por alguns engravatados desta cidade. aos poucos foram desistindo destes negócios. e agora temos o dolce vita no anda que não anda. oficialmente fala-se em 2010 como data de conclusão como se fosse assim desde o inicio. mas não era mesmo. o atraso é grande, e acho que há muita gente arrependida no meio daquele negócio (nas mais diversas vertentes).

afectado disse...

pronúncia, faltou me referir ao novo bragaparque. é assim, a parte nova por si só até não está mal de todo (podia contudo estar melhor). mas tendo em conta o conjunto (parte velha e nova) sentes que aquilo não é isso mesmo... um conjunto. parece que estás em dois shoppings diferentes. até o simples pormenor da luz... se passares da parte nova para a velha parece que entraste nas trevas de tão chocante que é a diferença de luminosidade. e isso era fácil de resolver. como isso, muitas outras coisas.

entretanto estão a pôr uns pilares metálicos a reforçar o parque de estacionamento antigo (em tantos anos nunca precisou...). cá para mim algo não correu como esperavam e é mais um negócio à braga!

Pronúncia disse...

Afectas, não é que seja anti-shoppings, mas a confusão de pessoas que por lá anda, essa sim, incomoda-me. No entanto reconheço que é um local prático para fazer compras, porque tens muita oferta num espaço concentrado.

O único Shopping ao qual acho piada é ao de Aveiro, é um misto de Centro Comercial com Comércio de Rua... esse sim, está muito bem concebido.

Ups! Ainda bem que avisas... normalmente estaciono sempre o carro na zona velha! :)

afectado disse...

pronúncia, não conheço o de aveiro.

eu também... e continuo a estacionar lá. qualquer dia corre mal.

Pronúncia disse...

É o Forum Aveiro... gosto do conceito!
Acho que também ias gostar.

Vê aqui:
http://www.forumaveiro.com/visita.html?sid=



O melhor é começarmos a deixar o carrito noutro sítio qualquer... antes que corra mesmo mal!

afectado disse...

pronúncia, parece interessante... hei-de lá ir!

vou acreditar que está tudo controlado.

Pronúncia disse...

Eu sendo a ti não acreditava... olha que eu nessas coisas sou céptica! :)

Cirrus disse...

Bem, não sou muito de centros comerciais. Conheço o Fórum Aveiro, o mais pequeno e primeiro dos Foruns, e o de Coimbra, o último e maior. Vou de vez em quando ao Gaia e ao Nascente. Não sou grande fã. O melhor centro comercial que conheço é a Baixa de Coimbra.

afectado disse...

pronúncia, eu vou confiar. a correr mal, parece-me indiferente estar na parte nova ou velha... ainda vai tudo :P

afectado disse...

cirrus, não conheço os fóruns.

Pronúncia disse...

Não deixas de ter razão... é melhor não pensar nessas coisas e, aliás... o betão armado é o melhor amigo do Homem! :D

afectado disse...

pronúncia, naquele caso pelos vistos também é precisa a amizade dos pilares metálicos :P

Pronúncia disse...

Mas é sempre uma amizade duvidosa... digo eu! :P

Poetic Girl disse...

Acredita eu sou de braga e concordo contigo que a ampliação do bragaparque é ridicula. Limitaram.se a mudar lojas de sitio, apenas isso. Não me parece que uma cidade como Braga consiga dar resposta a tanto comércio, e olha que trabalho no ramo. Quanto ao Dolce Vita consta-se que haverá alguma falta de dinheiro para a conclusão dos trabalhos e que a abertura do bragaparque veio anular alguns contratos de aluguer apalavrados. Sinceramente acho ridiculo tanto shopping. E apostar no comércio na rua? Não era melhor? bjs

Johnny disse...

E eu que fui ao bragaparque este fim-de-semana a ver se via o Afectado ou a Pronúncia! Não vi nenhum, muito por culpa do facto de não os conhecer, mas fiquei com a sensação de que aquilo (com a parte nova), mais do que bonito ou feio, parece um labirinto e acima de tudo um perigo em caso de incêncido.

Pelo menos, foi nisso que eu pensei.

Anónimo disse...

Acho que tens muita razao, o namorado da minha mãe é aí de Braga e partilha da mesma opinião. Já o Espaço Guimarães acho que foi muito bem conseguido, e tambem a parte nova do Guimarães Shopping, a praça da alimentação. E existem muitas pessoas que nao conhecem a verdadeira historia da eterna rivalidade entre Guimarães e Braga que vai muito além do futebol e que tenta dar opiniões. A rivalidade pode ser infundada mas em certas situações acaba por ser de certa forma construtiva para ambas as cidades. Porque os vimarenenses continuam a ir a Braga e vice-versa. Contudo em termos de urbanização Guimaraes nao está a frente de Braga nem a brincar, o centro da cidade e a zona historica estao degradadas enquanto que o centro da cidade de Braga esta ou pelo menos estava ate ha pouco tempo a ser reabilitada. Já que se falou no forum Aveiro, eu acho fantastico :)
E tenho dito :p

Miss Pleasures disse...

Ora bom este post dava (e vai dar) para escrever um daqueles comentários kilometricos. ;)

Adoro Guimarães como cidade para viver e nos ultimos anos ainda mais, pois têm-se criado cá excelentes condições. Em termos de cultura e de espaços de lazer, esta cidade tem apostado em coisas muito boas. Nasci cá e por cá sempre vivi, mas não me sinto vimaranense (mais isso é uma longa história)...

Passei o meu tempo universitário em braga e foi nessa altura que dei conta dessa rivalidade (mais por brincadeira, embora haja gente que leva isso realmente a serio...).
De momento tenho grandes amigas(os) que vivem aí e adoro ir a Braga. Para mim é uma cidade excelente, embora continue a preferir Guimarães para viver (mas apenas para isso).

Quanto ao tema shoppings tambem teria muito que dizer, mas fico-me pelo seguinte:

Penso que o Bragapark ficou "apertado" com a concorrencia e tentou remediar a pressa um problema já antigo... Realmente está uma estrutura complexa e não há ligação nem harmonia entre os varios corredores...
O espaçoGuimarães esta excelente, muito bem conseguido, com uma harmonia impar e alem de isso tudo, deu uma vida aquele lugar onde se encontra... Dá gosto passar por lá e mais de "passear" lá por dentro.

Fiquei muito feliz, porque finalmente não necessito de me deslocar a Braga ou ao Porto para ir as lojas que gosto... Estão todas lá colocadas.
As que lá faltam, encontro-as no Guimarãeshopping - A fnac foi a melhor coisinha que lá colocaram e a praça de restauração finalmente dá vontade de lá se estar.

Mais uma vez friso, é por estas coisas que continuo a preferir Guimarães para viver, embora goste muito da cidade de Braga.

afectado disse...

poetic girl, pelo que se diz, o problema do dolce vita é que falta dinheiro a diversas partes envolvidas no negócio, não é só ao promotor.

afectado disse...

johny, no sábado e no domingo não me encontrarias lá :P

afectado disse...

miss independent, eu gostei muito do espaço guimarães!

quanto à rivalidade, desde que não se leve a extremos, tudo bem. digo eu que vivo em braga e já passei uns anos em guimarães.

afectado disse...

lisa, eu também vejo coisas positivas em ambas. e tal como tu já experimentei um pouco de ambas...

Cor do Sol disse...

Já passei pelo Espaço Guimarães muitas vezes e nunca entrei. Ainda é cedo. Quanto ao BragaParque,a parte do aumento para mim foi optima mesmo que não seja agradavel à vista.

Então...foste ao Theatro Circo e nem um olá. Isso não é justo :p
Beijo

afectado disse...

cor do sol, mas devias entrar... vale a pena! é um espaço muito agradável.

a ampliação do bragaparque deu jeito e há algumas lojas que melhoraram imenso, como por exemplo a Bertrand...

eu refiro-me à falta de sentido que aquilo tem. parece que existem dois bragaparques diferentes. além de que a ampliação em algumas coisas podia estar melhor.

ah pois fui... gostei do espectáculo :)
ainda te assustava hahaha

Esmeralda disse...

lol

Trabalho com gente de Braga e Guimarães, meia volta lembram-se e é: marroquinos para aqui, espanhois para acolá... uma festa!

Ambos os sitios são agradaveis!

afectado disse...

esmeralda, eu também trabalho com pessoas de ambas as cidades... é mesmo uma festa :P

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO