domingo, setembro 27, 2009

Noite de comédia

O que as eleições têm de melhor neste país são as horas que se seguem ao fecho das urnas. Desde a conversa aborrecida do Rui Oliveira e Costa a fazer de conta que a Eurosondagem acertou em tudo aos discursos de vitórias mais ou menos evidentes por parte de todos os candidatos. E aqui destaco o PCP que é o partido que é sempre vencedor mesmo que, como hoje, fique em último lugar. É preciso ter um espírito de vitória, uma dinâmica ambiciosa muito grande. E uma boa dose de alucinogénios também.

No PSD achei louvável o esforço das várias pessoas em disfarçarem o embaraço deste resultado ligeiro. Foi engraçado ver como eles já só desejavam não ter um resultado pior que em 2005, quando Santana Lopes numa conjuntura que era bem mais desfavorável ao PSD do que agora, conseguiu resultados mais ou menos semelhantes aos de hoje.

Acabei agora de ver parte do discurso do Paulo Portas e o homem vibra mesmo com isto. Já nas europeias ele tinha feito um discurso cheio de emoção onde nem as lágrimas faltaram. Hoje também está emocionado, ainda que mais contido. Já esteve mais longe a criação do ministério das feiras...

O Bloco de Esquerda, que deve ter tomado vitaminas para o crescimento, não se safou nada mal. Ainda assim, notou-se algum mal estar pelo facto de terem começado a noite eleitoral como 3ª força politica, terminando-a como 4ª. Ainda assim são vencedores, mais que não seja porque ficaram à frente de outros vencedores, o PCP.

Quanto ao PS foi mais do mesmo. José Sócrates não perdeu a oportunidade de dar uma alfinetada a Louçã fazendo-o passar por mal educado. Se se coligarem, Louçã ficará virado para a parede durante uma hora como castigo. E foi notório algum nervosismo quando lhe perguntaram acerca das coligações e acordos que terá que fazer. Maria de Lurdes Rodrigues deve ter sorrido, afinal os professores não fizeram mossa no resultado.

Separando as coisas em direita e esquerda (como se isso tivesse lógica), também todos são vencedores, como não podia deixar de ser. A direita porque teve menos votos, mas que reclama a vitória da não maioria absoluta do PS. A esquerda porque teve mais votos, apesar de muita gente do PCP e do BE ter passado 4 anos a acusar o PS de governar à direita, o que deixa a esquerda, segundo essas pessoas, com um resultado algures entre os 15 e os 20%.

Resumindo: ganharam todos os partidos.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

20 Comentários:

Red Maria disse...

Nem mais. Foi o que escrevi lá nas Nails em meia dúzia de palavras que eu cá sou muito poupadinha!

afectado disse...

RED, estou um mãos largas.

Red Maria disse...

Verdade verdadinha é que gosto assim tudo muito explicadinho...

afectado disse...

Eu faço tudo pelos meus visitantes...

Pronúncia disse...

O grande derrotado foi o PSD.
O PS ganhou as eleições, mas perdeu a maioria.
A CDU, o normal, mesmo em último... ganharam! Mas só eles é que pensam isso.
Os grandes vencedores da noite foram o BE e o CDS/PP, este mais do que o outro, já que conseguiu ser a 3ª força política do País...

Quem perdeu?! Os portugueses... mas essa é só a minha opinião!

mjf disse...

Olá!
Eu também acho que sairam todos vencedores=(
Nós os Portugueses é que vamos continuar a " apertar 0 cinto"...
Durante quanto tempo????

Beijocas
Boa semana

Unknown disse...

Sobre as eleições não têm muito a dizer, acho que houve eleições para voltarmos à mesma merda! Este país irrita-me...

PS: Só para avisar que já estão disponíveis os resultados do inquério "Sou diabinho porque", com os meus comentários como é óbvio!

Cláudia Machado disse...

Vou fazer um pouco advogada do diabo!
Apesar de muitas pessoas não admitirem o Paulo Portas é um verdadeiro político. Ele enquanto come o seu sushi vai dar beijinhos aos feirantes e às velhinhas. Tem o poder de se transformar e dizer o que convém na altura, logo conquista muitos votos com isso.
Não votei nele, mas considero-o um animal politico como dizem os analistas, que com meia dúzia de meses ganha votos como nenhum outro, imaginem se ele em vez de dormir no parlamento, trabalhasse o ano inteiro?
O Sr. Sexy platina vai ter muitas dores de cabeça no próximo mandato.
A manela ganhou, vai sair da liderança, todos os que são dos psd agradeceram estes resultados!
O bloco foi com muita sede ao pote mas já conseguiu qualquer coisa.
O jerónimo tem que treinar melhor as suas idas a feira.
Agora a próxima paragem é são as autárquicas...

Cirrus disse...

O único vencedor da noite foi Paulo Portas. Nem sequer foi o PP, foi Paulo Portas. Os grandes derrotados foram PSD e BE, sem dúvida.

Eu mesma... disse...

ainda me faz confusão como é que um homem que perde a maioria absoluta ainda se vangloria que teve uma vitória fenomenal. MAS SERÁ QUE ELE ESTÁ BEM DA CABEÇA???????????

Cirrus disse...

Anne, há três meses, Sócrates perdeu as eleições por 5%. Agora ganhou por 7%. Aliás, como eu já tinha dito na altura das europeias, só que na altura, atirei a diferença para 10%. Errei por 3%. Pode não ser uma vitória fenomenal, mas saltar de 26% para 37% é uma vitória, olhes por onde olhares.

ADEK disse...

E lá está, mais uma vez o CDS a sobrepôr-se às sondagens e às projecções. Tem o seu quê de engraçado, serem sempre eles os subestimados:)

afectado disse...

pronúncia, o be teve um resultado bom, mas não acho que tenha sido vencedor.

afectado disse...

mjf, durante muito tempo.

afectado disse...

diaboderoupacurta, já vi :)

afectado disse...

loira, o portas é subestimado pela maior parte dos portugueses.

afectado disse...

cirrus, o ps também foi vencedor. pelo menos no meu entender.

afectado disse...

anne, vencer as eleições, ainda que por maioria relativa, na conjectura actual e tendo em conta estes 4 anos, é uma vitória. não tenho dúvidas.

afectado disse...

adek, isso é de facto muito curioso :)

Ana disse...

E lixou-se o mexilhão. Porque, sendo que a oposição é a maioria...deixarão que o Governo faça alguma coisa? Colaborarão no interesse do país?...náaaaa...daqui a seis meses temos eleições outra vez, porque ainda estarão a discutir no parlamento sobre que tipo de papel higiénico deverão colocar nas casas de banho...

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO