domingo, abril 12, 2009

A Páscoa é estranha

A Páscoa é uma época estranha. As pessoas que passam o ano cheias de cuidados higiénicos e pseuso-nojices de tudo o que pode ter bactérias, beijam uma cruz que já foi beijada por uma série de pessoas, sem que haja um registo de por onde essas bocas passaram mesmo antes de a beijar. Tal como me dizia hoje o Pedro Morgado no Twitter, depois estranham que apareçam herpes.

Por outro lado é engraçado ver os defensores e praticantes de boa e equilibrada alimentação comerem ovos como alarves neste dia. Dizem que no Domingo de Páscoa não faz mal. São capazes de comer meia dúzia entre hoje e amanhã quando no resto do ano se calhar só comem um por semana porque ai ai o fígado.

As limpezas também são indispensáveis. Não interessa que a casa já esteja limpa (como convém que vá estando durante o ano), pois mesmo assim limpa-se o limpo. Deve ser uma espécie de descarga moral. Quiçá a tentativa do perdão divino por pecados como não ter ido à missa nos últimos tempos.

Por fim, e não menos importante, faz-me ainda mais comichão as pessoas que, como eu, têm sérias dúvidas sobre a sua própria religião e beijam uma cruz e dizem chavões como aleluia aleluia simulando que vêem um real significado no acto. Pior mesmo só quando se leva na cara com umas gotas da água que o Padre atira e que supostamente deviam cair à frente das pessoas. Aí a vontade de pecar aparece em dia santo e o alvo é nada mais nada menos que o representante que serve de intermediário para obtermos os perdões divinos dos nossos pecados.

PS: Este ano superei-me no campeonato de quem beija mais cruzes e atingi a fantástica marca de duas! Estou porém muito longe de um velhote da minha freguesia que beijou sete. Imaginem se ele não tivesse o reumático a prejudicar a sua performance...


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

26 Comentários:

Blondie disse...

Eu comentei o post anterior e de repente...puff!!desapareceu!
Também escrevi umas coisas que me questionam na páscoa, se puderes ver passa por lá...
Foste logo falar com um defensor da saude publica, Pedro Morgado!
Eu desejo a todos boa páscoa e que o herpes labial não se torne genital looooool O teu post demonstra bem a nossa mentalidade supostamente moderna...

afectado disse...

blondie, desde já peço desculpa por ter apagado a versão anterior do post mas estava incompleta como já deves ter reparado pelo acréscimo que teve :)

o pedro morgado defende a sua dama, por assim dizer. mas não deixa de ter alguma razão.

moderníssima :)

Pedro Morgado disse...

Olá,

"defensor da saúde pública"? Não! Eu defendo a minha saúde... Quanto à dos outros, nós avisamos mas cada um faça o que quiser :D

Maria da Glória disse...

Oh pá o velho já não tem mais nada para beijar e então vinga-se na cruz!!!

Blondie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzy disse...

Eu cá hoje, n beijei nada, n comi chocolates nem amêndoas e detesto coelhos!!!

A Páscoa não me diz nada.

Cor do Sol disse...

Qunato à higiene. Eu, que costumo andar com a cruz limpo sempre que saio de cada casa com uma mistura de alcool e agua e com um lenço de papel que é deitado fora. Quanto ao resto concordo. A hipocrisia de participar numa coisa em que não se acredita atinge os pincaros.

Pronúncia disse...

Sempre foi uma tradição que não me agrada mesmo nada, pelas razões já aqui apontadas.

Por essas e por outras é que não beijo cruzes há uns quatro anos!

Competição de "beijos em cruzes"?! Ele há cada uma... ;)

Dylan disse...

Afectado,

Deixa-te de pruridos e dá um título decente ao teu post: "HIPOCRISIA PASCAL!"

afectado disse...

pedro morgado, claro, e avisos desses são sempre bem vindos ;)

afectado disse...

maria da glória, ele é muito competitivo haha

afectado disse...

blondie, já ia responder ao teu comentário apagado mas tendo-o lido e sabendo que o apagaste, suponho que tenhas decidido que não querias divulgado o que lá disseste por te poder identificar na realidade :)

afectado disse...

suzy, a mim também não! mas tem por questões familiares, convém que assim seja...

afectado disse...

cor do sol, espero que mais pessoas tenham essa mesma acção que tu... :)

afectado disse...

pronúncia, há pessoas assim, competitivas :). e eu ando a treinar, sonho um dia ser o campeão beija cruzes hehe

afectado disse...

dylan, vá não quero ser tão incisivo neste caso :)

1REZ3 disse...

Se a Páscoa é estranha, o que dizer do que se passa relativamente ao Santo Sepúlcro?

afectado disse...

treze, por hoje eu já disse muito, diz tu... :)

Sara non c'e disse...

Hoje foi um dia diferente, sobretudo porque me levantei de manhã, em vez de me deitar. Estava descansadinha a tomar o pequeno-almoço quando surge, na confeitaria, um grupinho desses com a cruz numa mão e a bandeja para as moedas na outra. E apesar de ainda não ter definjido muito bem se renego ou acredito, a única razão que me fez não beijar a cruz foi mesmo essa da higiene... Damn, é que eles nem passavam um lencinho branco por cima de cada beijo na cruz, só para enganar... nada... Mas acho que quem beija a cruz acredita que está protegido de qualquer maleita...

Cirrus disse...

Ontem o meu pai disse-me: sabes, esta coisa de beijar os pés ao Senhor é tudo muito giro, mas os gajos nunca se lembraram de comprar Dodotes??

Referia-se aos toalhetes, julgo...

É evidente que, para quem é religioso ou assim-assim, é uma tradição gira de manter. Induz à união da terra, induz bastante à comunhão com o sagrado.

Como todos estão carecas de saber, como seguidor fiel de uma religião ancestral, não estou interessado...

Blondie disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOL viste?:) epa não me identificava mesmo mas dava pistas e apesar de grande parte dos meus leitores saberem da minha identidade - eu não quis ser anónima! Divulgo-o no meu msn e ano de curso :), prefiro deixar suspense para os que não sabem:)

afectado disse...

sara non c'e, já vi alguém que beija o dedo e toca a cruz com ele... é sempre uma boa solução para o problema :)

afectado disse...

cirrus, o meu desinteresse na parte religiosa do dia é mesmo por ter muitas dúvidas sobre a mesma!

afectado disse...

blondie, vi... recebo-os no email quando alguém os publica :)

no entanto, podes estar descansada, fui o único que o leu e dele não retiro nada além da informação explicita que lá está mas que por si só nada diz :)

M disse...

Este ano não fui a casa de ninguém. Avisei logo que ia fazer um almoço simples, em família e nem abria a casa ao compasso. Não faz sentido para mim, uma vez que já me afastei demasiado da religião. Claro que é pena perder-se uma tradição, mas pronto, não vou fazer o frete só porque sim. Quanto às limpezas... Tens de ver por outro prisma. No fundo, as pessoas estão a preparar as casas para receber os portadores da "boa nova" que é a ressureição de Cristo. Hoje, talvez seja também para mostrar às comadres, mas inicialmente era uma forma de purificação. :-) Eu aproveitei o bom tempo para fazer uma limpeza mais aprofundada, mas porque a casa precisa disso depois do inverno (e quem fez a maior parte foi o meu pai que já está reformado e tem que se entreter lol), não por causa da páscoa.

afectado disse...

allie, percebo-te bem. eu faço o frete por causa da minha família, apenas isso.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO