quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Salazar está vivo!!

A notícia de que a PSP de Braga apreendeu cinco exemplares de um livro que na capa apresenta um famoso desenho de Coubert onde se pode ver a vagina da mulher, por acaso muito bem camuflada, percorreu o país todo (televisões, jornais, blogosfera). Aparentemente algumas pessoas que passaram na tal feira do livro acharam aquilo indecente e denunciaram, ao que as autoridades prontamente reagiram. Em poucos dias assistiram-se a dois actos de censura em Portugal, e curiosamente em ambos as autoridades voltaram atrás com a sua decisão mostrando além de uma tendência para censura, uma falta de firmeza preocupante.

No caso dos livros já referidos não sei o que considero mais grave. Se o facto de haver pessoas preocupadas com um livro que na capa tem uma imagem de uma vagina (que está longe de ser pornográfica) tendo em conta que hoje em dia qualquer miúdo com um magalhães já consegue ver dezenas de vaginas, em apenas um minuto, em imagens muito mais explicitas ou se o facto das autoridades, a estes apelos moralistas e pudicos tão característicos da cidade de Braga, ter respondido de forma pronta. Gostava de saber então porque é que as autoridades não actuam no autêntico antro de prostituição que se transformaram os prédios atrás do bragaparque? Ah, espera, as vaginas das prostitutas (ilegais) brasileiras (ilegais) não estão em exposição na feira do livro... apenas dentro dos seus apartamentos!

Por essas e por outras é que eu nunca mais direi em público em Braga a seguinte piada, mesmo que algum amigo mais desprevenido a esteja a pedir:

-Não sei o que hei-de dar à minha namorada, tens alguma ideia?
-Dá-lhe uma placa grande...
-Uma placa grande? O quê??
-Uma placona acima!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

12 Comentários:

Ana GG disse...

De momento só me ocorre uma frase "Vai de retro Satanás!".

...piaducha feia!!!!!

Ana disse...

Oh pah, essa piada na tem piada... :-p :D

Salazar está vivo e bem vivo nas mentalidade retrógradas da maioria dos portugueses...

afectado disse...

ana gg, as mentalidades fechadas a tudo e mais alguma coisa é que devem ir de retro! o satanás deve ser melhor que isso :)

afectado disse...

van, o problema da piada é a PSP agora me querer apreender o blog :P

sim, se não for na maioria, está numa grande parte. até no nosso governo ele está, vê lá... :)

ipsis verbis disse...

E não entrarem de rompante em todos os clubes de vídeo e sexshops, depois disto é de estranhar! ó mentes pequenininhas!

afectado disse...

ipsis, e proibir as mulheres de braga a mostrar seja o que for que se localize acima do tornozelo :P

Bruno disse...

Parece que a deriva moralista não vem de agora. Vamos sendo despertados do torpor por estes pequenos episódios, que apenas revelam a mentalidade que ainda comanda o país. Há uns anos foi o episódio do Império dos Sentidos, vinte minutos chegaram para que o Arcebispo de Braga aprendesse mais do que em toda a vida; há tempos, também o título de um livro, em Viseu; a cruzada contra o erotismo e os corpos despidos em canais de televisão (porque a horas impróprias há que transmitir novelas); o autocolante do Magalhães; a capa do livro de Braga...

O PM acaba de dizer que 11 mil desempregados passaram este mês a activos com empregos de transição. Acho que só se for como bufos. Cada vez há mais.

De censurar livros e ideias até censurar pessoas só porque saem da linha recta traçada pela autoridade moralista, vai um pequeníssimo passo. Há que fazer a revolução das mentalidades. Andam muito poluídas.

afectado disse...

bruno, eu quando li a noticia sobre isto lembrei-me desse caso em viseu...

o que o PM diz já não se escreve há algum tempo. acreditar na palavra dele é acreditar que o pinto da costa nunca comprou árbitros. é tão verdade uma como a outra.

Ana disse...

A psp quer-te apreender o blog?... o-O olha que eu acredito em tudo o q me dizem, pah! :D

Pronúncia disse...

Já só falta ressuscitarem a PIDE...

Se calhar já o fizeram, nós é que ainda não sabemos!...

afectado disse...

van, suspeito que querem...

afectado disse...

pronúncia, qualquer dia a pide vai parecer um grupo de meninos à beira dos actuais :P

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO