terça-feira, janeiro 20, 2009

Isto faz-me comichão, confesso

Este imbróglio todo da taça da liga de não se saber se quem passa é o guimarães ou belenenses é demonstrativo da qualidade das bestas que dirigem o futebol em Portugal e dos jornalistas que a sua actividade gira em volta do desporto. Erraram, foi um equivoco, chamem o que quiserem, mas não se façam de parvos nem queiram fazer os outros passar por parvos dizendo que goal average é diferença de golos. Talvez consigam convencer os colegas de inglês técnico do nosso primeiro, quando este andou na universidade independente, mas é mesmo só a esses. Average jamais em tempo algum significa diferença. Percebido? Bestas!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

5 Comentários:

Johnny disse...

Mas o Guimarães também pode argumentar que 'goal average' pode significar média de golos, pura, no sentido dos golos marcados a dividir pelos jogos efectuados, o que significaria que o Guimarães passaria. Mas enfim, pode ser que aprendam a usar palavras portuguesas. São, efectivamente, bestas.

afectado disse...

johny, sim, poderia. mas a questão é que historicamente goal average é:

Goal average is a different scheme that predated goal difference. Using the goal average scheme the number of goals scored is divided by the number of goals conceded. Goal difference replaced goal average in the 1970 World Cup finals and from 1976-1977 season in the English Football League. (http://en.wikipedia.org/wiki/Goal_difference)

Substituiu-se o goal average pelo goal difference para não beneficiar as equipas demasiado defensivas.

Hoje em dia o termo já não se usa, e por exemplo no regulamento da liga dos campeões o critério usado é o goal difference.

Mas concordo, o guimarães podia pegar por aí. E depois como se iria saber se a média é média de golos por jogo ou média de golos por golo sofrido? Historicamente o termo sempre foi associado à média de golos por golo sofrido, mas terá isso algum valor legal? Suponho que sim, mas desconheço.

De qualquer modo deve haver algo na FIFA onde se defina o que é goal average.

Independentemente disto, devia passar o Guimarães, porque se não tivesse sido o António Boronha, o belenenses nem sabia disto e os seus dirigentes também achavam que goal average é diferença de golos... apesar de agora quererem passar por inteligentes :)

Johnny disse...

resumindo e concluindo, são umas bestas. Volta tudo ao início.

Pronúncia disse...

Bestas com letra grande.

Usas-te exatamente o mesmo argumento que eu hoje usei para explicar a diferença entre "goal average" e "goal difference" a um amigo.

A santa wikipedia dá muito jeito...

:)

afectado disse...

pronuncia, a wikipédia dá jeito, mas é preciso cuidado que muitas vezes tem para lá coisas incorrectas :P

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO