quinta-feira, outubro 30, 2008

De economista e de louco...

Não sendo eu economista, contabilista ou coisas do género, ficaram-me duas situações do orçamento de estado, faladas no noticiário, na cabeça. Uma delas é as empresas terem que pagar o IVA mesmo que ainda não tenham recebido o respectivo pagamento (na realidade isto já funcionava assim, mas agora está ainda mais claro). Será o chamado fazer omeletes sem ovos. Mas esta situação torna-se mais promiscua quando por vezes é o próprio estado que contrata serviços às empresas, e depois não paga durante meses e meses (a crise toca a todos), originado isso uma situação deste género: o estado contrata um serviço a uma empresa no valor de 1 milhão de euros; o estado, como muitas vezes faz, não paga quando estava acordado e fica a dever à empresa por 6 meses (por exemplo, às vezes é mais); a empresa, a quem o estado deve 1 milhão de euros, tem que pagar 200 mil euros de IVA ao mesmo estado que lhe deve dinheiro. Digam lá se não é fantástico?

A outra situação que me ficou na cabeça foi o aumento do ordenado mínimo para 450 euros. Aqui é que eu sou mais compreensivo com o governo. Se não tivesse previsto no orçamento um aumento, iam-lhe cair em cima por causa disso. Como contemplou esse aumento, já veio um patarata qualquer insurgir-se contra essa medida porque assim muitas empresas não vão renovar o contrato que têm a termo com algum dos seus empregados (isto por causa de 24 euros por mês). Bem, então o sr. patarata sugere o quê? Talvez o ideal pela perspectiva dele fosse reduzir o salário mínimo. Quanto mais, melhor, suponho eu. Imaginem, se o salário mínimo fosse 100 euros, provavelmente quase não havia desempregados em Portugal. Bravo sr. patarata, se se candidatar a qualquer coisa eu voto em si. Haja pachorra para estes oportunistas...


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

5 Comentários:

muito querida disse...

olá amigo...
ordenado mínimo para 450 euros, pois claro e já não é sem tempo..
parabéns pelos seis dígitos (quem pode, pode)

beijocas..

afectado disse...

olha olha, quem é vivo sempre aparece :)

aparece mais vezes... a porta está aberta ;)

beijos

Anónimo disse...

ahah sim, fica tudo a olhar. mas é normal, é a mesma reacção q temos qdo n tamos sozinhos n é?:P

e 7up não, não. só coca cola

Cor do Sol disse...

Haja pachorra?! Eu já deixei de a ter. 450€ é uma miséria...

Gi disse...

De economista e de louco tu tens, de facto, um pouco. ;)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO