quarta-feira, julho 16, 2008

A Barbearia Mais Antiga de Braga

"Sim, não é engano, a barbearia Fernando Matos faz parte da lista de monumentos obrigatórios da cidade. Situada na Rua do Souto tem colado no vidro exterior uma folha A4 com caracteres em japonês e apenas uma frase em português: "Conhecidos lá fora, desprezados cá dentro". Vasco Matos, o proprietário, explica-nos o porquê da provocação: "a Câmara já há muitos anos que quer que eu feche. É incompreensível. Isto é a entrada de um prédio, mas o prédio tem outras entradas. É pena cá não saberem respeitar a tradição. Aqui ignoram-nos, já lá fora estamos nos roteiros franceses e holandeses". Os abaixo-assinados sucedem-se. Tudo para que os clientes nunca deixem de se sentar naquelas cinematográficas cadeiras de ferro e para que os cremes de barbear 444, Chic e Palmolive nunca desapareçam das prateleiras." Rotas e Destinos
Foi através deste post que descobri o apelo que Carla Pessoa (uma ericeirense!!!) está a lançar para que se questione a Câmara de Braga (gab.presidencia@cm-braga.pt) sobre o futuro deste espaço que já pertence ao nosso passado colectivo.
"Torna-se urgente que o pedido de classificação do imóvel, que foi proposto pela ASPA ao IPPAR (actual IGESPAR), tendo esta entidade remetido o respectivo processo para Câmara Municipal de Braga com o intuito de classificar o espaço como Património Municipal, o que até ao momento ainda não aconteceu. A própria comunicação social já, por diversas vezes, procurou saber do andamento deste processo junto da autarquia.
A Câmara Municipal de Braga, governada há mais de 30 anos por Francisco Mesquita Machado, não se tem pronunciado mas é a única entidade que pode fazer alguma coisa para salvar este riquíssimo património."
Pozinhos
Leiam sobre o assunto:
http://www.rotas.xl.pt/0508/700.shtml

Post enviado por João Sousa.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO