segunda-feira, maio 26, 2008

A febre aftosa do Euro 2008 na televisão

Se há competições de futebol que eu aprecio mesmo e faço questão de acompanhar o seu desenrolar são as fases finais dos Europeus e dos Mundiais. Trocava uma dessas por um campeonato inteiro dos nossos. Mas isso não faz com que eu fique estupidamente estúpido e queira saber ao segundo o que se passa no estágio da selecção. Aliás, pouco me interessa o que lá se passa. Julgo que um apontamento ou outro de 4 ou 5 minutos na parte de desporto dos noticiários chegava bem. Pelo menos enquanto está a decorrer este estágio de Viseu.

Mas não é bem isto que tenho tido oportunidade de assistir. Já perdi a conta a quantas vezes já vi os noticiários abrir com noticias do estágio. Pasmei quando a noticia de abertura foi que o Cristiano Ronaldo já tinha chegado a Portugal. Já não se pode estar a ver descansadamente um filme na televisão à tarde que volta e meia lá interrompem para dar 4 ou 5 minutos do treino. Supostamente também é para dar as novidades do estágio, mas que novidades? Que o Petit já entrou duro 10 vezes? Que o Bruno Alves deu 20 cabeçadas em colegas? Que o Miguel Veloso mudou de penteado 3 vezes durante a primeira meia hora do treino? Que o Nuno Gomes ajeitou o cabelo 1 vez por minuto? Que o Cristiano Ronaldo já disse pessoalmente a todos os jogadores, treinadores e ainda a alguns adeptos que marcou um grande golo na final de Moscovo? Conteúdo é zero. Interesse é ainda menos.

Outra coisa que agora me deixa boquiaberto é a vassalagem que a comunicação social presta ao Cristiano Ronaldo. Tudo que ele faz ou diz é brilhante. O que ele faz com a bola nos pés ou na cabeça é, geralmente, realmente bom. Não se pode negar. Mas nem tudo é assim, ele falhou um penalty decisivo e responde com uma arrogância atroz sempre que lhe falam nisso. Os jornalistas põem-se de cócoras para ele só por ser ele e depois ele sente-se no direito de falar de nariz empinado. Se fosse um campeão nato (da estirpe do Figo, Rui Costa e outros) falaria e encararia o assunto de peito aberto. Mas não, é só mimos.

Raramente Cristiano Ronaldo diz algo brilhante, até porque as limitações do menino para a língua portuguesa são notórias. Mas já chegamos ao cumulo de um momento de alguma parvalheira (repare-se que nem em termos de parvoíce o momento teve algo de especial) ser referido por um jornalista da TVI como um momento hilariante a não perder. Bem, lá fiquei eu para ver o tal momento... enfim, vi o Nani e o Cristiano Ronaldo a rirem-se do que disseram mas o que disseram realmente pouco teve de hilariante. Mesmo para esboçar um sorriso já era necessário alguma misericórdia (até porque para perceber o português do Nani deve ser preciso aprender uma nova língua). Desde já deixo a recomendação que sempre que apareçam declarações do Nani na televisão se ponham legendas ou se faça a dobragem para o português que todos aprendemos.

Ainda está para chegar o dia em que se vai interromper a emissão normal devido à iminente saída de um peido do Cristiano Ronaldo. Ou então que na abertura do noticiário se vai referir quantas vezes ele foi à casa de banho e quanto tempo lá esteve (apresentando-se diversas estatísticas sobre isso, como por exemplo, o tempo total, o tempo de cada vez, o tempo médio, a amplitude do sorriso de cada vez que de lá sai, deixando mesmo a indicação de qual foi a vez que ele saiu mais sorridente) e se possível a fazer o quê. Ainda pode faltar algum tempo para chegarmos a este ponto, mas uma coisa eu sei... já faltou mais, muito mais mesmo!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

6 Comentários:

Rita Carapau Sardinha Frita disse...

Eu acho o Cristiano Ronaldo muito feioso e foleiro, ao contrario de mta gaja que prai anda. E quando abre a boca.. Mesericórdia!

Resumendo: Haja paciência, não é?

Gi disse...

Olha eu estou mesmo contigo em quase tudo ... porque eu não tenho paciência para ver jogos a não ser que esteja no estádio; adoro ver o carnaval!

M disse...

Eu ficava com ele da cabeça para baixo e, já agora, com a carteira dele. Lol... Quanto ao resto, não me interessa qual é a Nereida deste momento, não me interessa o péssimo gosto para vestir, não me interessa nadinha mesmo.

Ás de Copas disse...

Opá, fizeste-me rir. :)))))))

(Mas deixa-me que te diga que o rodapé dos posts está um pouco confuso, depois de várias (muitas) tentativas lá descobri onde se comenta... há para ali informação que não acaba mais, e estrelas e etc... mas isto devo ser eu que gosto de coisas simples.

Atenção: Esta critica não é para ser levada em consideração, a culpa é do tempo instável e do dia da semana: Segunda Feira... Bahhhhhh :P)

Ás de Copas disse...

Hummmm... algo se passou aqui!

Voltei para trás e já não está lá nada, nem estrelas, nem nada! Será que estou com alucinações?

Acho que vou tomar as gotas!

afectado disse...

Rita, o cristiano ronaldo é a prova que há muitas mulheres que o que mais as atrai no homem é o dinheiro...

gi, eu gosto de acompanhar a competição mas no seu essencial apenas.

allie, boa ideia, cortar-lhe o pescoço!

ás de copas, tens alguma razão. mas eu gosto de estar sempre a por mais coisas e tal. esta das estrelas está à experiência, logo se vê se vai ficar. contudo, olha que a única diferença para a última vez que cá comentaste é mesmo as estrelas.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO