quinta-feira, agosto 04, 2005

Para pensar!

1º problema: 3 reclusos cumpriam pena e foi-lhes proposto um problema e quem o resolvesse saía em liberdade e a quem falhasse, ser-lhes-ia cortada a cabeça. Eles teriam que colocar-se em fila indiana e era colocado na cabeça de cada um, um chapéu dos (3 vermelhos e 2 pretos que existiam). Cada um não podia ver o chapéu na sua cabeça mas podia ver o que estava na cabeça do(s) que se encontrava(m) à sua frente, exceptuando o primeiro da fila que não via qualquer chapéu. O primeiro a dizer a cor do chapéu que levava na cabeça, saía em liberdade.

2 dos reclusos lutaram pelo o último lugar na fila (pois teriam a vantagem de ver os outros 2 chapéus, enquanto que o lugar do meio só permitia ver o chapéu do primeiro da fila) e no fim da pancadaria lá conseguiram posicionar-se nos seus lugares. Após os chapéus terem sido colocados na cabeça de cada um, foi perguntado ao recluso mais forte que tinha ficado com o último lugar na fila qual era a cor do seu chapéu. Ele olhou para os outros dois chapéus e não conseguia saber a cor do seu chapéu e claro que não quis arriscar perder a sua cabeça. O do recluso do meio da fila após olhar para o chapéu à sua frente também não conseguiu dizer qual a cor do seu chapéu. Por último, quando chegou a vez do recluso no início da fila, mesmo não podendo ver os outros 2 chapéus, conseguiu dizer qual a cor do seu chapéu e saiu em liberdade. Como é que o recluso conseguiu adivinhar a cor do seu chapéu?



2º problema: Temos dois recipientes, com capacidades de 5 e 3 litros cada. O nosso objectivo é conseguir encher o maior recipiente com 4 litros. Não são permitidas "batotas" do género: "enche-se o depósito de 3 litros, despeja-se no de 5 e depois enche-se o recipiente de 3 litros com um litro e volta-se a despejar no recipiente de 5 litros para perfazer os 4 litros". Esta resposta não é considerada válida porque não sabemos exactamente onde é que fica a marca de um litro no depósito de 3 litros (e quem diz neste recipiente, diz no outro).


As soluções de ambos os problemas serão aqui reveladas posteriormente se houver interessados. Para deixarem a vossa sugestão escrevam nos comentários.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

3 Comentários:

Anónimo disse...

Gosto do teu blog.

Entao vamos la ver se csg a dos chapeus.
O ultimo gajo se visse 2 chapeus pretos a frente nao tinha problemas em dizer q o dele era vermelho, assim o ultimo ve ou 2 vermelhos ou um preto e um vermelho.

O do meio sabendo q o outro ao nao falar ou ele e o da frente teem dois vermelhos ou um vermelho e um preto, assim ao olhar e vendo um vermelho na frente fica sem saber se o dele é vermelho ou preto, pq se o da frente fosse preto o dele nao podia ser preto por exclusao do q ja disse no ultimo gajo.

Assim sendo e como o do meio nao falou o da frente percebeu por exclusao de partes que o dele era vermelho.

Estrela - http://futeboldeataque.blogspot.com/

Anónimo disse...

Novamente para a dos baldes agora.

Epa se eu poder despejar a agua do de 5 litros fora é simples, doutra maneira nao tou a ver.

Senao vejamos:

Encho o de 3 e despejo no de 5, depois volto a encher o de 3 e volto a despejar no de 5, ou seja, fica o de 5 cheio e o de 3 com um litro, agora vem a questao, posso deitar a agua do de 5 fora? Se sim fico com o de 3 com um litro e o de 5 vazio, nesta situaçao despejo la o litro (no de 5) e encho novamente o de 3 e ponho no de 5 q ja tinha la um litro ficando com 4.

Estrela - http://futeboldeataque.blogspot.com/

afectado disse...

obrigado pelos comentarios!

tens razao nos dois casos... é mesmo essa a solução. realmente eu no 2º podia ter especificado que se podia despejar os recipientes!

quanto ao teu blog, vou por um atalho aqui no meu pois sou visita assidua dele e ta mesmo muito bom. parabens!

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO