sexta-feira, agosto 27, 2010

A ansiedade de ser plagiado

Há bloggers com vontade de serem plagiados, coisa que se nota aqui e ali, que é como quem diz, é preciso estar atento para detectar. Por vezes parece que tem a necessidade que isso aconteça para se poderem afirmar perante os outros. Uma espécie de: "plagiaram-me, sou tão bom/boa". O que é um engano, pois muitas vezes os plagiadores até escolhem maus blogues para plagiar.
O problema destes bloggers tão ansiosos é que depois começam a disparar insinuações de plágio, quando não há razão para isso. Lá por haver coisas parecidas, não significa que se tenha copiado ou sequer baseado no que determinado blogger escreveu ou fez (até porque é provável que já outro o tenha feito antes). Alguns se calhar pensam que andam cá a inventar a roda, mas convinha que acordassem para a vida, a roda já está inventada há muito. Fazem uma coisa qualquer, e pensam que é uma criação inédita que vai ser sujeita a vis ataques plagiadores... mas esquecem-se que alguém, algures, já fez o mesmo ou parecido.

Combater o plágio sim, sempre. Inventar plágios por mania da perseguição ou por vaidade, não... é uma estupidez!

PS: Não se passou nada do género comigo, mas escrevi o post porque tropecei numa situação assim esta semana e não podia deixar passar em claro sem mandar o meu bitaite.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

16 Comentários:

Ana disse...

Acontece-me muitas vezes ter um tema/assunto na cabeça prontinho para escrever e, depois de dar uma voltinha pelos blogues que sigo, deparar-me com algo parecido. A minha reacção é logo desistir do post para não criar confusões porque, no fundo, é isso mesmo, há quem ache que tem ideias e experiências únicas e que tudo o que seja dentro da mesma linha de pensamento só pode ser plágio.

Pinkk Candy disse...

também já vi por aí muita gente armada em génio, pensando que inventaram a roda. os temas das "composições" estão mais que rodados, debatidos, mastigados, j+a se escreveu sobre tudo. querendo-se, digo o blogger querendo, pode continuar a escrever as suas composições, agora achar que nunca ninguém escreveu sobre o mesmo tema, tenham santa paciência!

Maria disse...

Eu sou naif. Nem se quer me lembro disso. Vou escrever para a Maria, a colocar as minhas dúvidas sobre o assunto.

Ai espera a Maria sou eu :P

Achas que se processar a Revista por me plagiar o nome ganho carcanhol? ihihhi

anouc disse...

Toda a gente sabe que Camões plagiou Homero.

Cirrus disse...

Estou-me nas tintas para isso. Não plagio e se for plagiado, boa sorte. Se dissesse algo de extremamente inovador já me tinham convidado para editar um livro. Isso ou padrinhos bons... Não me impressiona o facto de o assunto já estar debatido. Se achar que tenho alguma coisa a dizer digo. E depois logo se verá. Esconder o que sentimos porque alguém sente o mesmo é estúpido. Seria mais lógico esconder o que sentimos por alguém sentir de forma diferente. Mas isso sou eu a divagar. Devagar.

Miss Complicações disse...

Como diz um cliente meu "não me importem que copiem desde que seja bem copiado. Não ando cá para inventar". Levando à letra o que dizem o que diz o senhor, diria que não corro o risco de ser plagiada... pelo menos por gente inteligente.

afectado disse...

ana, acho que isso acontece a quase toda gente. também já desisti de escrever alguns posts por causa disso.

afectado disse...

pinkk, exacto, não se está a inventar nada do zero. até este post dirá algo que outros digam.

afectado disse...

maria, eu vou como tua testemunha, dás-me 20% :)

afectado disse...

anouc, há-de haver quem não saiba :P

afectado disse...

cirrus, se eu fosse plagiado não gostava, confesso. no entanto se alguém se basear em algo que eu diga ou faça no blog, está tudo bem, até pode ser bom sinal.

afectado disse...

miss complicações, não sejas exagerada :D

Anónimo disse...

Acontece-me muitas vezes falar de algo e ler alguns blogues que me seguem falarem do mesmo, inclusive fazerem rubricas semelhantes.
Não é bem plágio, é assim a modos que uma inspiração...

AUFDERMAUR disse...

Há muita gente que se julga a última coca cola no deserto, daí criar blogues de modo a partilhar a sua visão única com o resto do mundo! Essas pessoas estão tão convencidas da sua originalidade que acham que os autores dos outros blogues não passam de monges copistas e, mais tarde ou mais cedo, eles acabarão por encontrar as provas!
Tens razão quando dizes que ser plagiado não é necessariamente sinal de se ter um bom blogue porque se os plagiadores tivessem talento e/ou inteligência não plagiavam, escreviam algo original. Para além disso, um bom plagiador plagia blogues pouco conhecidos de modo a que o seu plágio não seja tão facilmente descoberto!

afectado disse...

loira, isso acontece em todo o lado, seja no que for. mas há quem esteja desesperado por se queixar...

afectado disse...

aufdermaur, "Há muita gente que se julga a última coca cola no deserto". resumo perfeito do que eu queria transmitir.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO