terça-feira, maio 04, 2010

Tacanhos

Se os sportinguistas são definidos assim, seres fascinantes (pelo interesse cientifico, claro), o mesmo não se pode dizer de muitos portistas que estes dias andam com o rei na barriga. É bonito ver a felicidade deles na semana em que viram garantido que para o ano nem cheiram a Liga dos Campeões. É bonito ver como uma vitória sobre o Benfica os faz ganhar a época. Percebe-se... já não ganhavam ao Benfica há mais de dois anos, a frustração acumulada acerca do embate que define a época deles era imensa.

Até aí tudo bem. São coisas do futebol e da mentalidade que cada clube tem. Pior mesmo são aqueles adeptos que, só por ser o Porto, acham justificável todas as bolas de golf, pedras, telemóveis, moedas, etc. que foram arremessados em direcção a adeptos e jogadores benfiquistas. Pior mesmo são aqueles adeptos que por claro defeito de educação e de formação (pobres pais) acham engraçado chamar filhos da puta aos benfiquistas apenas porque sim. Nem falo dos cânticos, esses ainda passam. Falo mesmo daqueles que fora dos cânticos dizem e escrevem isso. No fundo o que é que os distingue do Madureira? Provavelmente apenas o nome e a conta bancária... é que ao Madureira pelo menos pagam para ele fazer essas coisas!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

42 Comentários:

Filipa C. L. disse...

Estou a gostar afectado, despeja para aí para cima dos anti-benfica que eles bem estão a precisar. Pessoalmente, o ponto alto da noite foi mesmo o não-sei-quantos da policia negar o "ataque" ao autocarro do Benfica. Isso sim, foi uma comédia.

Anónimo disse...

Não é verdade!

Nós também vos odiamos! http://www.youtube.com/watch?v=W5P_mygpcrE&feature=related

afectado disse...

rice, deve ser mais um guarda abel...

afectado disse...

anónimo, eu não disse que não.

os meus pêsames.

Dylan disse...

É bom vê-los com o rei na barriga. É sinal que as coisas estão a mudar, é sinal que podem perder a hegemonia futebolística, é sinal que vêm no Benfica o modelo a abater. Espero que esta época se repita por longos anos.

Aposto que ainda vais ouvir que este comportamento dos adeptos é irracional, apaixonante, que andar com um cachecol insultuoso é chique!...

Ana disse...

Então, como as memórias são curtas e para equilibrar um bocadinho a balança, vamos lá a recordar algumas que ficaram para a posterioridade, em jogos antigos, pela gravidade das consequências:

A) um foguete sinalizador (daqueles que os barcos costumam ter) disparado de uma bancada do benfica, para a bancada do sporting: atingiu um adepto do outro lado, no peito, e MATOU-O.

B) Uma varanda com adeptos cedeu e essas pessoas cairam (uma delas morreu), ao mesmo tempo que passava um autocarro do fcp sob chuva de pedras. O autocarro parou, o médico do fcp saiu de imediato para prestar assistencia às pessoas que tinham caído. FOI APEDREJADO.

C) No hóquei, há uns tempos, adeptos do benfica e agrediram a equipa do fcp. Um dos jogadores ficou em COMA.


Podiam-se desencantar muitos episódios destes, com muitos outros adeptos de mentalidades tal tal.

A verdade é só uma: faixa de gaza ou campo de futebol, é tudo a mesma cambada.

afectado disse...

dylan, quanto à hegemonia, prefiro ser cauteloso...

quanto a esses argumentos de que o futebol é isto e aquilo, sim, não duvido disso.

Cirrus disse...

Vani, por essas e por outras, é que tanto Benfica como Sporting já se demarcaram das claques e de elementos extremistas. O Porto até contrata os Superdragões para meter sustos a jogadores que não querem renovar contrato, e que depois aparecem misteriosamente "lesionados". Tem lá paciência... Além do mais, esse infortúnio com a varanda foi no Estádio José de Alvalade, e o jogo era com o Sporting. Seria estranho haver adeptos do Benfica por ali. Até por aí se vê a parcialidade.

Mas se queres, vai perguntar a qualquer empregado de Área de Serviço da A1 quais foram os adeptos que deram mais prejuízos e já mais gente agrediram por lá. Talvez te surpreendas pela falta de opções.

E desculpa lá qualquer coisa, até eu sei que nem todos os portistas são escumalha.

afectado disse...

vani, desculpa que te diga isto, e sem querer insultar, mas o teu comentário é típico de portista :P

achas que eu não condeno todos esses actos? claro que sim, sem hesitar sequer. nestas coisas eu meto-os todos no mesmo saco... o dos vândalos.

se leres novamente o post, vais perceber que eu ataco quem defende, apoia ou desculpa essas atitudes. neste caso faço-o em relação aos adeptos do porto que são os que se têm lido estes dias.

mas se os do benfica dissessem "e todas que levaram foram poucas", eu diria exactamente o mesmo.

tu entraste pelo caminho errado que muita gente entra que é o dizer "os vossos são piores que os nossos" tentando assim desculpar uma parte. eu falei de quem desculpa isso. e de repente parece-me que tu tentaste fazer isso :P

afectado disse...

cirrus, ora nem mais, nem todos os portistas o são!

já alguns portistas apelidam todos os benfiquistas de filhos da puta, mostrando o quanto filhos da puta são. ainda hoje me cruzei com um na blogosfera.

Ana disse...

Como eu já disse: faixa de gaza ou campo de futebol, é tudo a mesma cambada. O raciocínio desaparece, mediante o territorialismo, o marcar de território, o defender da bandeira, da camisola, da tribo, o catano. Desde que o homem é macaco que isso acontece, haveria de mudar agora porquê?...

Se não é o futebol, é o hoquei, o baseball, o basquet, o volei, a guerra, o preto, o amarelo, o branco...tem de haver sempre algo para sentirmos como nosso, discriminarmos, repudiarmos, etc e tal.

Instinto guerreiro. Há quem jogue xadrez, há quem resolva isso num campo com uma bolazita...

Já agora, Cirrus...eu por acaso não estava a "atacar" o benfica e o catano.

Não me venham é com as tretas de que é só este ou aquele clube...pois se até num clube de provincia já tiveram de retirar do estádio um árbitro, vestido de mulher...

Por cada exemplo de falta de chá de adeptos de um clube, arranjam-se mil para adeptos de outro.
A mentalidade é geral e é a mesma. Desculpem lá, gajos, mas qd se fala de futebol, são todos iguais, seja qual for a cor...

afectado disse...

vani, e se não é futebol, nem hoquei, nem os outros desportos, é as novelas :P

Ana disse...

Afectado, como eu detesto futebol, adeptos e o catano, era um bocado dificil fazer o papel "os vossos são piores que os nossos". Porque, se leres bem, vês que eu não digo isso em lado nenhum, referi apenas actos de outros adeptos contra os adeptos de quem se falava aqui, somente para mostrar o ponto de vista de que, qd se trata do instinto de guerra, não há melhores nem piores, são todos iguais, dragões, águias, leões, etc. O extremismo é igual em todo o lado, vista as cores que vestir.

Ana disse...

As novelas já não sei. Eu costumo alinhar nisso quando insultam alguém de quem gosto =D

afectado disse...

vani, nem eu disse o contrário. aliás, o post até era sobre quem defende o extremismo. tu é que vieste dar exemplos vários... mas eu nunca disse que não os há em todo o lado.

eu falei foi dos portistas tacanhos que defendem/desculpam os actos de violência praticados este fim-de-semana. e que não haja dúvida, são mesmo tacanhos. aposto que concordas comigo.

e eu não defenderia adeptos do benfica que fizessem isso. nunca o fiz, nunca o farei.

Ana disse...

O que eu gosto mesmo mesmo, mesmo, é de picar... ahahahah!

Por exemplo, gritar Vivó Porto Carago num café cheio de benfiquistas e sportinguistas. Gritar benfiiiiiiiiiiica num café cheio de portistas.

Eh pah, e não é triste uma avó fazer uma lavagem cerebral a uma neta de 4 anos para a por a torcer por um clube?...qd ela nem sabe o que isso e´...mas de pequenino se torce o pepino

Ana disse...

Obviamente que é tacanho!! adeptos são sempre o mesmo em todo o lado.

Cirrus disse...

Não Vani, não é tudo igual. Essa é a desculpa que damos quando pouco ou nada há argumentar. Ninguém aqui afirma que uns adeptos são bons e outros são maus. E nem todos os adeptos e adeptas que se deslocam ao Estádio são animais como afirmas. São pessoas como as outras. Como tu ou como eu. O problema aqui mede-se pelo nível de instigação à violência, esse sim diferente de clube para clube. E sabes bem quem está à frente do FCP. Um homem que ainda há dois anos casou pela segunda vez com a mesma mulher para se ilibar de um processo de corrupção dizendo que foi por "amor"e agora tem uma "namorada" brasileira de 23 anos. Os presidentes e dirigentes do futebol são também eles pessoas normais, e não vejo mais animosidade no futebol do que vejo na vida cá fora. Fosse assim e estaria tudo bem. O problema é alguns são menos pessoas que outros. Alguns são animais, realmente. Mas são só alguns, não confundas a árvore com a floresta.

Rei da Lã disse...

E os benfiquistas são uns santos...

Luís Maia disse...

Luis Filipe Kalimero diz que perdeu por causa do árbitro

afectado disse...

vani, picar não tem mal. só para teres uma ideia, vi o benfica - sporting e o porto benfica com dois amigos meus. um portista, outro sportinguista. em ambos os jogos estavam os dois contra mim, e picamo-nos, picamos quem estava no café, etc... mal acabaram os jogos, venha mais uma rodada e siga...

quando assim é, tudo bem, é saudável.

quanto aos adeptos serem todos iguais, lamento desiludir-te, mas não é verdade. que me digas que há de tudo em todos os clubes, concordo plenamente. que digas que há benfiquistas iguais a esses portistas tacanhos que referi, também concordo. mas não concordo na parte de eu ser igual a eles, porque não sou mesmo. passe a arrogância, neste aspecto sou bem diferente deles.

afectado disse...

rei da lã, onde é que eu disse isso?

se leres os comentários até vais perceber que eu não penso isso.

afectado disse...

luís maia, se disse isso, esteve mal. o árbitro esteve mal para os dois lados. não gosto de ver atitudes típicas de outros clubes no meu, e essa do chorar por tudo e por nada é característica de outros... e é assim que deve continuar a ser.

Dylan disse...

Por curiosidade, Afectas,

Quem foi o tal fdp que falou em fdp´s?

afectado disse...

dylan, um de quem já cá falei há umas semanas atrás... lembras-te?

Dylan disse...

Ah, já sei, um tipo que mal sabe escrever. Vou lá...

afectado disse...

esse. onde vires um comentário dele apenas com um link para um vídeo do youtube, antes dizia: "o que melhor define esta gente: ...". no lugar das reticencias estava o tal link. depois apagou e deixou só o link...

Jibóia Cega disse...

Eu venho a dizer há muito tempo que só há dois clubes em Portugal: o Benfica e o dos anti-Benfica.

Anónimo disse...

recomendo uma vista de olhos aqui http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/05/vamos-ter-de-puxar-das-armas.html e depois deixem-se de ser hipocritas!!!! Na propria televisao do clube???

afectado disse...

jibóia, há outros... o que acontece é que têm poucos adeptos verdadeiros!

afectado disse...

anónimo, e onde é que eu digo que me revejo em coisas dessas? onde é que eu digo que não há benfiquistas que conseguem ser tão estúpidos como alguns portistas? eu condeno violência de todas as partes, muitos portistas só condenam dos outros. enfim, são o que são e não é muito.

já agora, é curioso haver portistas a ver a benfica tv. nem eu vejo isso.

AUFDERMAUR disse...

Eu sou portista e não ando com o rei na barriga mas que fiquei extremamente feliz fiquei e passo a explicar os meus motivos:
1- O Porto ganhou e isso deixa-me sempre feliz, sendo que o inverso me estraga completamente o dia.
2- Ganhamos àquela que é considerada a melhor equipa portuguesa do momento com um jogador a menos!
3- Ganhamos ao nosso principal adversário, o que me deixa extremamente feliz! E não me venham com merdas que vocês sentem o mesmo!
4- Impedimos que vocês festejassem o título na nossa casa, o que para mim era das piores coisinhas que me podiam fazer! Preferia levar uma porrada do meu pai e olha que ele não é nada fraquinho!
5- Aquela merda daquela frase que os benfiquistas nos gritaram de "O campeão voltou" apesar de hilariante (quem me dera que esse campeão fosse sempre assim tão lento a voltar) caiu-me mal!!!
6- Os golos foram marcados por três jogadores que eu adoro!
7- O Cardozo não marcou! Essa soube-me mesmo bem!
8- Há um miúdo de 10 anos que até ao ano passado era benfiquista e que eu e o meu namorado conseguimos mudá-lo para portista ferrenho! E se ainda haviam dúvidas disso, era ver a maneira como ele vibrava com cada golo do Porto e como ele gritava "Filhos da puta SLB" (sorry but it's true)
9- Se o benfica era campeão no Dragão aquilo ia ser o fim do mundo!Ainda por cima, há uma pessoa (abstenho-me de dizer quem) que foi para o estádio com vontade de "dar cabo de dois ou três benfiquistas" que festejassem à frente dele! E dava mesmo! E, como quem vai à guerra dá e leva, eu estava com o coração nas mãos a pensar no que lhe podia acontecer!

Quanto a chamar os benfiquistas de "filhos da puta", já aqui disse que não sou politicamente correcta! Canto isso e digo isso imensas vezes! Mas não o chamo na cara dos benfiquistas nem ando a chamar-lhes isso em blogs e afins!

Quantos aos incidentes são sempre de condenar mas eu só aceito lições de moral de sportinguistas! E não falo só do que sei e vejo, falo daquilo com que convivo! Eu sou portista e andei alguns anos no meio deles porque ia ver todos os jogos deles aqui no Norte e nunca vi adeptos tão amáveis e bem educados! Nem sequer no meu clube! Nâo tenho absolutamente nada a apontar-lhes, daí terem ganho o meu respeito e carinho!

Quanto ao Madureira, a diferença entre ele e os outros que agem como ele é que ele tem orgulho em ser chamado de Macaco (ele próprio se auto entitula desse modo) enquanto que os outros se sentem insultados! Ele age por amor ao clube, ódio ao Benfica e por dinheiro, enquanto que outros agem apenas por amor ao clube e ódio ao Benfica!

PS- Tanta dedicação do Jesualdo na defesa de uma equipa que se diz que o vai despedir e que até já tem substituto há mais de um mês parece-me estranha! O homem ainda vai para director desportivo do Porto:D

AUFDERMAUR disse...

PS- O miúdo de 10 anos a que me referi não é o totó do filho da minha madrasta! Esse é sportinguista só porque o meu pai também é, numa de dar graxa e me tentar passar a perna!

Dylan disse...

"Quanto a chamar os benfiquistas de "filhos da puta", já aqui disse que não sou politicamente correcta! Canto isso e digo isso imensas vezes!"

Não é questão de ser politicamente correcta, é uma questão de educação...

AUFDERMAUR disse...

Dylan, eu sei disso! Percebeste mal o que eu quis dizer! O que eu queria dizer é que não sou daquele tipo de pessoa que faz isso e depois, só para ser politicamente correcta e ficar bem vista, diz que não o faz! Aquilo que faço assumo, independentemente de estar certo ou errado!

afectado disse...

aufdermaur, como já disse noutras ocasiões, dizer isso nos cânticos não me choca nem me ofende.

dizer isso em discurso corrente como o nosso, é no mínimo estúpido e idiota.

achas que tinha lógica, no fim do teu comentário dizeres "os benfiquistas são uns filhos da puta"? não, nenhuma. mas há um filho da puta que faz isso.

Dylan disse...

Afectado,

A respeito desse asno, dei lá um salto, mas parece-me uma mulher. Confirmas?

n. b. - Ainda estou à espera que lá me aprovem o meu comentário...

afectado disse...

dylan, a ml (autora do blog) é mulher, foi ela que escreveu o post. é portista, faz as suas picardias, mas encara as coisas do futebol de forma muito light. o fm (autor do blog) é rapaz/rapazola/miúdo/puto/etc (escolher a opção que achares mais indicada) e é ele que já da outra vez teve aquele discurso fedorento, e que agora disse aquilo que eu te referi e que depois apagou só colocando o vídeo...

se ainda não aprovaram, esquece, desconfio que nunca virá a publico :P

Dylan disse...

Que se lixe Afectas. Aquela antro é só erros ortográficos roçando a boçalidade e artigos vulgares. Que bosta!

AUFDERMAUR disse...

afectado

O que não falta são tipos(as) a fazer isso, sejam eles de que clube forem! Para eles tem lógica, quanto mais nao seja a da ignorância e do ódio! Mas também para quê valorizar isso? É passar por cima disso e este ano acredito que ainda passes melhor:D

Dylan disse...

Aufdermaur,

Aqui está o exemplo da boa moralidade sportinguista que tanto apregoas:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=23051.0

Nunca vi adeptos tão bem educados e amáveis!... Ah, Leão!

AUFDERMAUR disse...

Dylan,

Não duvido que haja sportinguistas assim, especialmente na net! Mas na sua maioria não são assim! Acho eu, que isto é só a minha opinião! Pelo menos nunca me apercebi disso! Mas também acho que aos poucos eles começam a mudar e a adquirir hábitos dos outros clubes! Mas não penses que eu estou a dizer que eles são os melhores adeptos de Portugal, porque não estou! acho que são os mais educados porque parece que não lhes corre sangue nas guelras! Eu não dava para ser sportinguista, não dava mesmo! A ligeireza com que eles encaram o que se passa no clube deles é coisa que não se adequa ao meu feitio! Por muito mal que estejam, o Porto e o Benfica têm sempre como objectivo ser campeões e não imagino nenhum dos adeptos destes clubes a vangloriar-se só porque ficaram em 2º e vão à Champions:S No fundo cada clube tem algo que o caracteriza e distingue: o Porto é mais bairrista, o Sporting é a tranquilidade e o Benfica é o Benfica!

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO