sexta-feira, março 19, 2010

Perspectivas da liderança

Há pessoas que confundem dois conceitos muito diferentes. Mandar e liderar. Para muita gente não existe distinção entre as duas actividades, mas existe... e muita. Mandar consiste em exercer uma posição de domínio perante outros, que pode ter sido adquirida ou não com mérito. Liderar pode ser feito por alguém com essa posição de domínio, ou não, mas que se impõe com naturalidade, com qualidade... Não precisa puxar dos galões da posição para as pessoas saberem que está ali a pessoa a seguir, a pessoa a respeitar. É por isso que muita gente manda, mas não lidera... e quem lidera, não precisa de mandar.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

5 Comentários:

AUFDERMAUR disse...

Por momentos pensei que tinha voltado atrás no tempo e estava de novo na faculdade! Eu estudei isso no meu curso, ou melhor, ouvi e li que estudar é outra coisa:D
Mas tens toda a razão, os líderes têm carisma! Mandar qualquer um manda, o que não quer dizer que os outros obedeçam:D

Pronúncia disse...

Afectas,
"A boss creates fear, a leader confidence. A boss fixes blame, a leader corrects mistakes. A boss knows all, a leader asks questions. A boss makes work drudgery, a leader makes it interesting. A boss is interested in himself or herself, a leader is interested in the group."
Lembras-te disto?!... ;)

Bom fim de semana

Nirvana disse...

Uns têm perfil de líder, outros não. Acho que é algo inato.

Eu mesma... disse...

Um líder é uma pessoa que incentiva os outros a superarem os seus limites, como dizes, com naturalidade e muitas vezes inconscientemente. é alguém que vale a pena ouvir.

afectado disse...

aufdermaur, há pessoas que só por mandarem, pensam que lideram. mas não, nem sonham com o que isso é.

pronúncia, lembro :)

nirvana, eu acredito que se pode aprender ao longo da vida. tem é que se saber reconhecer que não se tem esse dom...

anne, pena serem raros ;)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO