segunda-feira, fevereiro 01, 2010

A face da azia no Ídolos

Antes de mais, se não gostam do Ídolos, podem passar ao próximo post que é igualmente interessante mas sem falar no Ídolos.

Quanto ao Ídolos, o título do post é inspirado no Carlos que ontem foi, finalmente, eliminado. Por mim já vai tarde. Nunca apreciei a postura dele, o estilo respondão sem sentido ao que o júri dizia. Foi revelando um péssimo gosto em relação às escolhas musicais que fazia, o que desde logo lhe traçava um possível percurso numa improvável carreira na música... cantar em festas populares e na praça da alegria onde qualquer um é aplaudido. Felizmente acredito que nem a isso vai chegar.

Mas se pouco me convenceu enquanto cantor, menos ainda o fez como pessoa. Sempre me pareceu dar um ar de falsidade e de quem procura as polémicas como forma de alcançar protagonismo. Sobre esta última parte, espero que tenha registado as indirectas que o júri ontem lhe foi enviando acerca das entrevistas. Amor com amor se paga. Mas a azia dele manifestou-se quando sem ninguém lhe ter perguntado nada ou pedido para falar, decidiu falar e apelar ao voto na Diana de toda gente que votava nele (ver a partir do minuto 4:30). Se é certo que ele não servia para ganhar, isto veio provar que ele nem para perder serve. Talvez o Carlos tenha inveja do Filipe e do carisma que este transmite, mas que se aguente, ele o máximo que consegue é transmitir plasticidade. Ídolo? Não sei de quem, nem consigo imaginar, mas meu jamais seria.

E, não que interesse para o post, mas ficou-lhe muito "bem" quando na última música que cantou depois de derrotado disse para o público "bora deitar isto abaixo, caralho" (ver a partir do minuto 9:05).


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

29 Comentários:

Ana disse...

Por acaso vi esse episódio, porque a Diana é algarvia e havia uma cara conhecida no público ahahah. :D

Mas fiquei a pensar que o carlos tinha ganho, tal era a felicidade!

Bora Diana! Bora Filipe!

Dylan disse...

Hipocrisias e falsidades à parte, porque elas efectivamente existem, o Carlos consegui transmitir energia e empatia com o público como nenhum outro participante. É um artista, na verdadeira acepção da palavra, e é uma pena ter revelado essa faceta de mau perdedor. Penso que ainda assim, independentemente da sua saída e do vencedor do programa, é o que terá o futuro mais auspicioso neste meio, hermafroditismos à parte...

afectado disse...

vani, o carlos ganhou a ida para casa :)

afectado disse...

dylan, temos ideias diferentes sobre isto. não quero acreditar que ele seja o que tem futuro mais auspicioso como cantor. o filipe e a diana são bem melhores que ele. e têm melhor gosto musical, coisa que para mim também conta e muito! o gosto musical do carlos vale zero para mim.

Dylan disse...

Afectas,

Claro que o gosto musical do madeirense é fraco. Claro que, no mundo artístico, para se vingar, não é condição essencial ser um grande cantor. Quem são os grandes cantores actuais?
Isso não invalida a qualidade profissional - também ajudado pela sua experiência no ramo - e, em certa fase do programa, lembro-me que foi bastante elogiado pelo júri tendo sido chamado mesmo de "artista pop moderno".

afectado disse...

dylan, pois foi elogiado... e pelo que foi mostrando, só sabia conviver com os elogios. é verdade, numa fase foi elogiado, mas depois isso foi-se. é como tudo, o filipe também começou as finais a ser muito elogiado, depois foi-se um bocado abaixo, e nas últimas recuperou novamente. são fases.

talvez o carlos consiga ser um ídolo, até porque em portugal existem ídolos como os d'zrt, romana, e outros do género.

Cristal disse...

Bom ou mau perder, as atitudes ficam para quem as pratica. Ainda bem que saiu, por mim já foi tarde. Para o meu gosto o Carlos estava a milhas de qualquer comparação com a Diana ou com o Filipe.

Dylan disse...

Afectas,

Gosto mais do Quim Barreiros. Deve ser do bigode...!

afectado disse...

cristal, sim, e esta atitude assenta-lhe como uma luva. também acho isso, a diana e o filipe são muito melhores!

afectado disse...

dylan, toda gente gosta do quim barreiros :)

Unknown disse...

Eu gostava e gosto do Carlos, sempre foi muito inteligente na forma como se apresentava nas galas e sempre teve muita estretégia, ninguém disse que não podia usar essas armas. Quanto ao estilo de musica dele...não era um idolo POP de que estavam à procura?!

Não acho que ele tenha ficado chateado por ter saído e muito menos pediu votos para a Diana como forma de deitar a baixo e mostrar a sua rivalidade para com o Filipe...para não falar do "bora deitar isto abaixo, caralho" que, a meu ver, não teve nada de negativo...

Mas isto é muito relativo e vão haver sempre opiniões diferentes :)

Ana disse...

E eu que não vejo os Ídolos... Perco sempre o melhor da festa!

Johnny disse...

Não sei se foi uma gralha ou intencional, mas gosto da parte "nunca gostei da postura dela"! Concordo absolutamente.

afectado disse...

diaboderoupacurta, eu não gostava e não gosto dele. eu nem falei na estratégia dele. até porque se valesse a pena falar da estratégia dele, ele estaria na final.

eles estão à procura de um ídolo, se se diz pop ou não, isso são peanuts. o carlos para mim jamais poderia ser um ídolo fosse do que fosse enquanto transmitir aquela plasticidade. e se um dia a deixasse de transmitir, dali o máximo que dava era um ídolo pimba. talvez fizesse uns duetos com o toy.

a questão do pedir os votos para a diana é que lhe ficou muito mal e é daquelas coisas que só um ressabiado faria. aliás, foi evidente o desconforto da diana por ele ter feito isso.

quanto ao "caralho", ele devia-se lembrar que está num programa visto por famílias...
e para quem era tão educado e tão correcto...

afectado disse...

ana, pois perdes :P

afectado disse...

johny, por acaso foi gralha, já está corrigido.

Ana disse...

Bem, mas ser idolo não é isso mesmo? Ser-se plástico?...

afectado disse...

vani, depende, cada um escolhe os seus ídolos...

Mulheka disse...

O Filipe canta bem.. mas só canta bem um estilo de música. De versátil não tem nada. Interacção com o público, idem! Se ele quiser cantar para ele, pode fazê-lo em casa ou num karaoke. Faz-se de muito bonzinho, fofinho, bla bla bla(mas parece que resulta pois as pitas tão histéricas) mas soube dar bem a picada quando escolheu a música da Diana. Esperto! Saiu-lhe foi ao contrário pois ela deu a volta à música de uma maneira extraordinária.

O Carlos.. o Carlos sempre me pareceu um pouco falso, demasiados sorrisinhos, mta falsidade(ai obrigada, ai estou tão emocionado, ai isto, ai aquilo, bla bla bla) mas sem dúvida que tinha óptima postura em palco, versatilidade e completa interacção com o público.

A Diana sem dúvida que é a mais completa. Óptimas actuações, canta de tudo e sabe estar. Para mim, dos 3, é a que merece ganhar.

afectado disse...

mulheka, e a diana também não deu a picada quando escolheu a música para o carlos?

quanto ao estilo:

http://www.youtube.com/watch?v=hI5pXLMWVOw
http://www.youtube.com/watch?v=4SeoSAZu73o
http://www.youtube.com/watch?v=Yuyrhpqv5CM
http://www.youtube.com/watch?v=Y6xw6nbPyQw
http://www.youtube.com/watch?v=3OXlsWoAE2w
http://www.youtube.com/watch?v=Zy4K_h8ft3Q
http://www.youtube.com/watch?v=_rSKQFIq3I4
http://www.youtube.com/watch?v=RPj5NsRSKPg

ainda faltam aqui algumas. diz-me quais destas são o mesmo estilo...

ele canta bem em mais do que um estilo, tal como demonstrei com os links, o que ele diz é que gosta mais de cantar o estilo de música que ouve. mas dizer que ele só canta bem num estilo, não me parece algo acertado.

e se fossemos por aí também se poderia dizer o mesmo da diana, que apesar de ser ainda mais versátil, também é notório que prefere cantar num registo de rock ao estilo do que fez magnificamente quando cantou janis joplin.

e mesmo que ambos só cantassem bem num estilo... até parece que a amália cantava muito rock. ou que o eddie vedder canta muito fado. e por aí fora num sem fim de exemplos.

um bom jogador de futebol não é aquele que joga bem em todas as posições. é sim aquele que joga muito bem na posição dele. o mesmo se aplica aos cantores.

Mulheka disse...

Não me vou dar ao trabalho ver todos os links pois eu tenho visto as galas, pelo que não preciso de qualquer tipo de revisão. Assim como também sei que o que ele disse é que prefere cantar o estilo de música que ouve, de qualquer forma, obrigada pelo remind.

Quando digo que ele canta bem só um estilo de música, não digo que canta mal os outros. Ok, vou expressar-me por outras palavras: O Filipe canta muito bem músicas do seu estilo preferido, nos outros, canta razoável, vá. Não se pode dizer que canta mal mas não aquece nem arrefece.

O Filipe debita as letras, raramente mostra emoção naquilo que faz, excepto na "Ouvi dizer".

Sim, a Diana prefere o registo rock, no entanto, não é por isso que não canta maravilhosamente bem Paulo Carvalho, Jacques Brel, Michael Jackson, etc... (não mencionei aqui um cantar rock, viste?)

Um artista tem que encarnar a música, senti-la e vive-la enquanto está em palco. O Filipe é um mono nisso, a Diana da um alto show, seja em que música for. Para não falar do facto que, quando cantamos músicas de outros artistas, se formos musicalmente criativos (o que um bom cantor deveria ter, digo eu...), convém cantarmos a nossa própria versão em vez de nos limitarmos simplesmente a decorar a letra e cantarmos a música exactamente como o original.
É facto que o ídolos não obriga os concorrentes a fazer as suas próprias versões das músicas originais, mas que é sinal de mais talento, é. Ou pelo menos de mais entrega.

Mas isto é a minha opinião, que não percebo nada de horta.

Quanto à música que a Diana escolheu para o Carlos... David Bisbal é a cara do dele (musicalmente, não literalmente, claro!). Sem dúvida que se espalhou por completo, mas que aquela música é a cara dele, lá isso é.

Agora a do Jacques Brel não lembra a ninguém. Poupa-me! ;)

(Gostava de saber porque é que nunca consigo comentar aqui à primeira. Aparece sempre que não foi possível processar o meu pedido. Tenho que tentar sempre umas 3 vezes. Bah!!!)

Johnny disse...

Não devias ter corrigido. Ficava muito melhor "a postura dela". Assim já não concordo.

afectado disse...

mulheka, Zeca Afonso, Michael Jackson, Amy Whinehouse... (também não mencionei nenhum cantor grunge/rock).

o filipe canta exactamente como o original? lá está, devias mesmo espreitar aqueles links. em algumas fez isso, tal como todos os outros, incluindo a diana. mas noutras não cantou como na música original... e isso é inegável, basta ver os vídeos.

a diana e o filipe têm estilos diferentes. nenhum dos dois estilos é melhor que o outro, é uma questão de gosto pessoal de quem ouve. apenas se pode comparar a qualidade de cada um dentro do seu próprio estilo. para mim o filipe tem vantagem, para ti não. é legitimo. até porque eu acho que se ela ganhar, a vitória também está bem entregue. ainda não me cansei de a ouvir cantar janis joplin (música que ela cantou como a original).

(não sei porquê, penso que mais ninguém tem tido esse problema, ou pelo menos ninguém se tem queixado)

(olha, agora também me deu isso)

afectado disse...

johny, mas corrigi pois era gralha! :)

daniela disse...

finalmente alguém que concorda comigo.

o tipo de pessoa que o juri dos idolos quer é um que tenha a presença em palco do Carlos. É o tipico idolo pop que passado um ano de ter um grande sucesso já ninguém ouve falar dele. E pronto, é estupido mas é assim.

Qto ao Carlos, desde os castings que não vou com a cara do moço.

Primeiro, e pode ser preconceito meu, eu sei, mas um gajo que se maquilha ao ponto de a cara dele parecer photoshopada enquanto ele está a actuar ao vivo, a mim não me convence. Cheira-me logo que ele só está ali pela imagem que aparenta e não porque merece realmente lá estar.

Segundo, a voz dele não era nada de especial. Sim, ele tinha uma óptima presença, sabia mexer-se no palco, não era tipo o Filipe que lhe dizem para dançar e ele mete a mão no bolso e mexe o pescoço. Sim, ele cantava minimamente. Para o tipo de programa que é, as escolhas dele foram quase sempre acertadas, musicas que toda a gente conhece, pop bubblegum como lhe chamou o Manel. A mim, pessoalmente, não me convence. É giro para dançar e tal, divertir, mas ser um 'idolo', nunca na vida.

terceiro, ainda bem que não sou a unica a dizer que o sorriso dele parece do mais falso que há e a voz de carneirinho mal morto... enfim. A maneira como ele olha para o juri enquanto falavam com ele e a mania de lhes responder... LOL... onde é que se viu, nas edições anteriores, alguém a responder ao juri? Os concorrentes até parecia que tremiam quando o juri falava...

enfim, ainda bem quem saiu, já vai tarde!

daniela disse...

ah e já agora... que ganhe a grande Diana, que a rapariga tem uma força que é uma coisa doida :D

afectado disse...

mia phoenix, também fico feliz por saber que não sou o único a achar o carlos falso... o problema não há-de ser meu :)

AUFDERMAUR disse...

Eu nunca votei neste tipo de concursos de talentos e nas edições anteriores do Ídolos só vi a parte dos castings porque achava engraçado. Não tinha muita pachorra para as galas mas, desde que vi o Filipe a entrar na sala e a cantar Pearl Jam fiquei agarrada. Juro que na altura pensei que ele estava a fazer playback! Se o caminho que ele seguir depois do programa for na mesma linha das escolhas musicais que ele tem feito, tem aqui uma fã. As escolhas musicais dele são irrepreensíveis e gosto da onda dele. E não, não torço por ele por ele ser bonitinho que eu até nem gosto de homens bonitinhos, muito menos loiros e de olhos azuis! E acho uma parvoíce pegada essa campanha para as mulheres votarem na Diana só porque ela é mulher! Afinal o Ídolos é um concurso de talentos ou uma guerra dos sexos!

afectado disse...

aufdermaur, não me admira que consideres o gosto musical dele como bom. mais que não seja porque o teu gosto musical é do melhor ;)

essa campanha das mulheres votarem na diana por ela ser mulher certamente só tem sucesso na cabeça de mulheres com algum complexo de inferioridade.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO