quarta-feira, dezembro 16, 2009

Português ao volante...

Que os portugueses nas estradas conduzem mal, poucos duvidam. O extraordinário é que hoje eu pensei em algo que os portugueses conseguem fazer pior do que isso quando estão com um volante nas mãos. Conduzir em parques de estacionamento, especialmente se forem subterrâneos. O que acontece é que parece que se esquecem que as regras são as mesmas, não é por estarem abaixo do nível da estrada que circula lá fora que estão a salvo.

Se a via tem duas faixas, mesmo que sejam estreitas, são duas faixas, é para passar um carro em cada sentido e não um apenas pelo meio. Se calhar neste caso pensam que é para acertar com o centro de gravidade do carro em cima da linha...

Se há um sinal obrigatório, pasmem-se, a ideia é mesmo essa, tem que se cumprir o que o sinal indica. Por incrível que pareça, se ele diz que é para virar à direita, não é suposto virarem à esquerda. Deviam ter aprendido isso no código.

Se há um sinal que diz STOP acreditem que não é para avançar sem parar. Não, a ideia é exactamente aquela que faz as pessoas parar num cruzamento entre estradas. Nos parques subterrâneos o conceito mantém-se. Se não há STOP, então prevalecem as regras de cedência de passagem que aprenderam no código. Simples, não é? Pois, muitas vezes não parece.

A ideia que fica é que para muita gente a única regra de trânsito que existe nos parques de estacionamentos subterrâneos é "o outro que pare".

PS: Aquelas rectângulos compostos por linhas brancas não estão lá por capricho de alguém... o objectivo é que parem o carro dentro desse rectângulo e não sobre dois.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

22 Comentários:

Blanche disse...

É bem verdade, acresce que nesta altura do ano, ainda é pior....insanidade colectiva.

Poetic Girl disse...

Ora nem mais, mas parecem esquecer-se disso, e depois ainda ficam furiosos com quem cumpre as regras todas. Eu cumpro. E nos parques de estacionamento acredita que é onde tenho os "meus sensores" mais alerta pois sei bem que vale tudo para conseguir um lugar... bjs

A rapariga do chapéu vermelho disse...

fartei-me de rir porque reconheci bem essas pessoas! eheheh basta cometermos o "erro" de irmos a um shopping a um sábado à noite e é certinho que vamos ver dessas "habilidades" no parque de estacionamento. Nos outros dias da semana também se vê, mas ao sábado é demais!

Ana disse...

Em vários anos de condução, o único sítio onde me bateram no carro foi num parque de estacionacionamento, e tudo porque o senhor achou que o sinal de sentido proíbido estava lá para enfeitar as paredes!

Maria disse...

Bom, eu como sou aquela coisa linda de se ver a conduzir nem vou comentar.

:)

Dylan disse...

Não tenho a certeza, mas acho que o seguro do carro não cobre os danos de uma eventual acidente dentro desses espaços - o que é desagradável.

Ana disse...

Nem digas nada que ontem apanhei um desse em plena autoestrada. Traços contínuos??? o que é isso??? carros que vêm atrás de mim ou à minha frente?? o que é isso??? Vem um carro na faixa, não posso entrar na autoestrada??? o que é isso???

Raul disse...

Atenção que em parques de estacionamento as regras não são bem as mesmas que as do código da estrada, pelo menos no que diz respeito ao seu cumprimento. Trata-se efectivamente de uma questão de civismo, os sinais que são usados são de facto os mesmos do código da estrada mas nenhuma intervenção policial pode ser feita nesses locais. Porquê? Porque se trata de um parque privado sob jurisdição do dono do parque que no caso que descreves seria o centro comercial. Funciona exactamente com as mesmas regras de um condominio. Se reparares o código da estrada não fala em parques de estacionamento privativos logo não se aplica nesses casos.

afectado disse...

blanche, é mesmo... parece o fim do mundo em cuecas!

afectado disse...

poetic girl, eu fico espantado com o à vontade que as pessoas lá não param em stops... fiam-se mesmo que os outros param para ver, quando até podiam seguir.

afectado disse...

ava, sim, ao sábado é o fim da picada. então se for em dezembro...

afectado disse...

nina, nunca tive um azar num parque de estacionamento, mas já esteve quase.

afectado disse...

maria manuela, que espalhas essa fama, espalhas. mas será que é assim tanto? :)

afectado disse...

dylan, desconhecia isso.

afectado disse...

vani, as pessoas brincam com coisas sérias... :s

afectado disse...

raul, num parque de estacionamento as regras têm que se cumprir na mesma. experimenta não parar num stop num parque de estacionamento, bateres contra outro que cumpriu as regras, e depois vais ver o que te acontece.

quanto aos parques privativos não sei como funciona a lei. é possível que o código que aprendemos não se aplique. contudo não me parece que o parque de um shopping ou os que existem no centro da cidade sejam privativos. são públicos, isso sim... portanto o código da estrada aplica-se nesses casos.

Raul disse...

Os parque que encontras nos shoppings são privativos, são do shopping, não são públicos, por isso as regras não são as mesmas, a partir do momento em que a lei é omissa neste caso aplica-se o bom senso.

afectado disse...

raul, custa-me a crer que a lei que prevalece dentro dos parques de estacionamento de um shopping seja a da selva.

Raul disse...

Afectado e demais leitores

Que fique claro que os parques dos shoppings são propriedade privada, logo não existe qualquer legislação para os mesmos. Os sinais colocados são meramente informativos apesar de serem os mesmos sugeridos pelo código da estrada, não obrigam ou proibem coisa nenhuma. A circulação nestes parques deve ser feita de acordo com as indicações da segurança e da sinalização existente por uma questão de fluência do trânsito. Se houver um acidente dentro do parque os condutores devem entender-se com a companhia de seguros, a sinalização não interfere na decisão.

Qunato a ser uma selva as pessoas decidirão se é isso que querem.

Pronúncia disse...

Aqui está um assunto que me faz ficar verde... quantas vezes me irrito com condutores assim em parques de estacionamento?!
Principalmente com aqueles que parecem cegos e não olham para as setas no chão e toca de conduzirem em sentido contrário... ou então fazem-se de ceguetas para darem a golpada e conseguirem aquele lugar de estacionamento!

Assim de repente, soltam a fúria e a raiva que há em mim...

afectado disse...

raul, custa-me a crer que esses sinais não tenham carácter regulador, que sejam apenas "normas de boa conduta". mas admito que estejas certo, apesar de me parecer mau demais.

afectado disse...

pronúncia, nos parques de estacionamento reina a anarquia.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO