sexta-feira, dezembro 18, 2009

Dúvida muito pertinente!

A década termina este ano ou no próximo?


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

23 Comentários:

Danae disse...

ESTE! o proximo inicia uma nova década.

e-Pombo disse...

Se no ano 0 era a 1ªdécada, eu diria que 201(0) é nova década. Creio que nunca se ouviu falar da década 0 :P mas sim da 1ªdécada, visto este ser um método para melhor contabilizar os anos.

Penso eu de que... :)

1REZ3 disse...

No próximo.

afectado disse...

pois, já divergem na opinião :s

Suspiro do Norte disse...

Bem, acho que é já em 2010...

Suspiro do Norte disse...

que se inicia uma nova década quero dizer..

Miss Complicações disse...

Penso que se conta mais um ano. Dai que acho que a decada termina este ano... acho eu de que...

Ginger disse...

Pela lógica será no próximo.
Dass
Estes assuntos até dão dor de cabeça. :s

Atão... apenas no final de 2010 acabará a década. =| Faz sentido. Sim? Não?

=|

Ai.

afectado disse...

para mim a década deveria terminar em 2010, seria o mais lógico intuitivamente.

mas a questão é que se se conta 2000 como uma nova década e não como década de 90, então esta década termina em 2009.

e-Pombo disse...

afectado, o ano 0 que década era para ti? Temos de ver desde a origem dos tempos e não a partir de outra década, senão a duvida mantém-se :S

Sílvia Barros disse...

Num primeiro pensamento seria em 2010, contudo contamos o ano zero como um ano pelo que, 2000 foi o 1º ano e 2009 será o 10º

Raul disse...

a década começa no ano 1, não existe ano 0, o zero deve contar-se como 10. assim se conta uma década.

afectado disse...

e chegarem a um consenso? :)

Raul disse...

Um século começa de facto no ano zero, no entanto 10 é o final da década e a seguinte começa em 1. Por exemplo o séc XXI começou no ano 2000 em 2010 fica completa a primeira década do séc. XXI. 2011 começa a segunda década e assim sucessivamente.

Capice??

Bruno disse...

Uma década são 10 anos.
A década começou em 1 de Janeiro de 2001...
A década termina a 31 de Dezembro de 2010...
É muito simples de concluir o raciocínio: o ano zero não existe. Não saltámos do ano 1 a.C para o zero entre a.C e d.C, mas para o ano 1 d.C..

Eu mesma... disse...

olha, já nem te sei responder. depende de onde começamos a contar o início da década. se começamos a contar em 2000 então a década acaba este ano. se começamos a contar em 2001 então a década acaba para o ano... independentemente disso vamos todos co caraças em 2012 por isso... ;) ahahahahahahah

Pronúncia disse...

Ao contrário da idade das pessoas que começa a zero, mas só entra no 1ºano, depois de ter 12 meses de vida (logo quando faz 10 anos, já tem uma década completa), os anos de calendário não se iniciam no zero, mas logo no 1, logo quando entras no ano 2, apenas passou um ano, então em 2010, estás a sair do 9º ano e a entrar no 10º, portanto a década (10 anos completos) só termina no fim de 2010, e a nova década entra em 2011.

Vês isso muito bem pelos séculos. O século XX teve início em 1901 e terminou em 2000. A mudança para o século XXI e II milénio aconteceu de 2000 para 2001.

Confuso?!... :P

e-Pombo disse...

Bruno:
por ex.: antes da existencia do ano 1... existiram meses antes... janeiro do ano 0... etc... so dps disso é k se fez um ano...

É o que digo... as pessoas são induzidas por um erro puramente matemático... como não contam a partir da origem e sim de um numero anterior, é o meu que olharem apenas para o presente, e guiam-se apenas pelo facto de saber que, 0 é nada e 1 começa algo... mas isso.. é na matemática.

e-Pombo disse...

corrijo, peço desculpa pelo erro:
"...é o mesmo que olharem para o presente,..."

Cirrus disse...

Esta questão pôs-se com muita pertinência na passagem do milénio, que foi erroneamente festejada na noite de 31/12/1999, quando na realidade ainda faltava um ano. A década começou, obviamente, em 2001, tal como no início da contagem, esta se iniciou no ano 1 e não no ano zero, que não existe. Quando decorre o primeiro ano da contagem, decorre o ano um, pois no final desse ano, a contagem marca 1 ano, logo ano 1 e não ano 0.

Assim sendo, é só contar. Se o primeiro ano da década se concluiu em 2001, e tendo a década 10 anos, o décimo será cumprido no final de 2010.

afectado disse...

ai, não chegam a um consenso?

Raul disse...

Afectado

Se nascesses em 2000 em que ano completarias 10 anos?

A tua resposta responde à tua dúvida.

Francisco Norega disse...

Dúvida pertinente... ;)

Estive a ler o artigo na wiki a ver se esclarecia alguma coisa e acho que até
resultou ;)
Alguns afirmam que, sendo o primeiro ano o 1, a primeira década iria de 1 a 10, a segunda de 11 a 20, e por aí adiante.
No entanto, nos dias de hoje o conceito de década é comummente aceite como um conjunto de anos começando em 0 e acabando em 9. Vejamos, por exemplo, os tão comuns nomes das décadas do final da última década - sixties (60s), eighties (80s), ...

E pronto, acho que é isto que penso xD

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO