segunda-feira, maio 11, 2009

Porto, o tetra campeão

O F.C. Porto merece sem dúvida os meus parabéns. Pela segunda vez na sua história chega a um tetra campeonato superando assim o Sporting que conta com um tetra. O Porto venceu o campeonato com justiça e sem dúvida que o titulo está entregue a quem mais o mereceu. É um clube que de ano para ano prova a sua organização invejável e o espirito de conquista que lá se instalou. E sem grandes reservas, prevejo desde já o penta campeonato para o Porto. Não precisa de muito, basta manter o trabalho que tem feito.

E digo isso porque o Sporting com a mudança directiva deve passar por períodos conturbados nos próximos tempos. Quanto ao Benfica, bem, este ano vai começar um novo ciclo à semelhança do que ocorre todos os anos pela voz de Luís Filipe Vieira. Quando não se sabe mais, é isto que se faz, usa-se a demagogia e populismo que não são nada mais que isso. Um vazio de estratégia e inteligência. Muitos adeptos do Benfica gostam e aplaudem. Estão no seu direito. Mas que isto só tem afundado o Benfica numa mediocridade atroz, não tenho dúvidas!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

21 Comentários:

1REZ3 disse...

P'ró ano é que é!

PDuarte disse...

abraço companheiro.
urge a vaga de fundo.
viva o Benfica.

Cirrus disse...

Enquanto não nos apercebermos que estamos na 3ªdivisão europeia, que de grande só temos um estádio, história antiga e um ponta-de-lança... Meu amigo, somos como os personagens do "Gente fina é outra coisa". Lembras-te?

Dylan disse...

Será que querias escrever "treta" e saiu-te "tetra"?!
Será que querias escrever "peta" e saiu-te "penta"?!

Escusas de seres simpático com a clientela do burgo. Parece que tudo está mal no Benfica...

Quanto ao teu prognóstico para o futuro campeão, lamento que não tenhas tido a mesma visão "à professor Bambo" quando o Benfica liderava o campeonato no Natal. Parece que nessa altura não havia críticas e poupava-se estas desilusões.

Cirrus disse...

Dylan, penso que pelo Natal, ou pouco depois disso, já eu e o Afectado criticávamos aquilo que se via ser um desastre!...

afectado disse...

treze, para o ano é que é para o ano.

afectado disse...

pduarte, reconheço em ti um dos benfiquistas que há mais tempo denuncia a mediocridade que governa o clube. um abraço!

afectado disse...

cirrus, eu já estou convencido disso há uns anos. infelizmente ainda há quem pense que somos do top da europa...

Cirrus disse...

Se o Olimpiakos não é do topo da Europa (longe disso) e nos deu 5...

afectado disse...

dylan, não, escrevi mesmo correctamente. tetra e penta. podes anotar num post it o que disse neste post e daqui a um ano, mais jornada menos jornada, verás quem tinha razão.

a clientela do burgo é maioritariamente benfiquista (tendo em conta os que eu sei qual o seu clube). portanto penso que mais depressa me arrisquei a ser desagradável...

quanto às previsões à professor bambo, felizmente há diversas palavras minhas espalhadas neste blog e nos comentários do tertúlia benfiquista que comprovam que eu não alinhei em euforias desmedidas como muitos benfiquistas. aliás, em agosto já eu escrevia que achava o plantel algo desequilibrado. lembro-me de dizer que faltava um extremo direito de qualidade. disseram-me muitos que o balboa fazia lembrar o poborsky. eu pelo que tinha visto na pré-época não sabia em que se baseavam para dizer isso. curiosamente muitos desses, agora dizem que o balboa não tem qualidade para o clube. (espero que o quique dê oportunidade ao balboa nas últimas jornadas pois até simpatizei com a entrada em jogo dele no sábado e queria-o ver mais um bocado... talvez me tenha enganado nisso)

em dezembro, quando muitos adeptos (pelo que dizes, suponho que tu também) festejavam esse importantíssimo campeonato de inverno, eu criticar algumas escolhas do quique. cheguei a ser insultado por dizer que o cardozo é que devia ser titular e que o suazo tinha tiques de vedeta e em termos de produção pouco valia. mas era eu que estava enganado não era? o suazo foi um "must"... marcou, sei lá, 4 golos? fantástico.

e mais, nestas criticas que faço não são de hoje. já por aqui passou o pduarte que tem uma opinião sobre o slb com a qual concordo na sua generalidade e pode dizer à quanto tempo por aqui critico a forma que luis filipe vieira tem de gerir o clube. eu não sou daqueles que criticas de fevereiro a maio e depois, quando chegam os camiões carregados de jogadores acreditam que vão ganhar o campeonato e ser grandes na europa. eu olho para a "big picture". e por isso já topei há muito o luis filipe vieira e a mediocridade que ele representa.

com ele a presidente, tenho poucas dúvidas que pode estar mais anos à frente do clube que só volta a ganhar um campeonato se o porto decidir ter mais uma época kamikase como a de 2004/5.

afectado disse...

*onde se lê "eu criticar" é "eu critiquei" e onde se lê "que criticas" é "que critica"

Dylan disse...

Afectado,

Quando se chama medíocre a um homem que tirou o SLB da lama não se está a ser muito correcto...
O LF Vieira não é perfeito mas tem dado tudo o que tem em prol do nosso clube. Achas que ele precisa deste tacho? Achas que vai vender fogões depois de sair do clube?!

E que mania é esta do Porto ser modelo para o nosso clube? Mas aquilo é exemplo para alguém? Se o Boavista desceu de divisão como castigo, não seria também justo que lhes acontecesse o mesmo?
Já imaginaste o esforço financeiro que foi feito para garantir um bom plantel para esta época?

O Presidente é que joga e treina a equipa?!
Achas que com a equipa do Barcelona, em Portugal, eramos campeões? Não pensava que fosses tão ingénuo...

Cirrus disse...

Dylan,

Focaste um ponto importante. O LFV dá tudo o que tem pelo Benfica e é bem verdade. Isso concordo. E também tens razão em dizer que ele tirou o Benfica da lama, que hoje é um clube respeitado financeiramente, depois daquilo que se havia passado recentemente.

Mas sinceramente, penso que os esforços do homem se centraram numa guerra que não podia ganhar, como se provou. é certo que foi campeão, mas numa época em que o Porto fez falta de comparência. E por muita influência que o Porto tenha sobre os árbitros, que tem e não duvido disso, também é certo que as camisolas azuis saem do campo, ao fim de 90 minutos, completamente encharcada em suor. Já as vermelhas saem a cheirar a Tide. Não é ele quem treina, mas pode e deve fazer mais internamente para que os meninos vejam os joguinhos ridículos que fazem, com ou sem táctica! Salvo raras excepções, claro - há bons profissionais em todo o lado, até no Benfica!

afectado disse...

dylan, talvez ele não seja medíocre apesar de representar a mediocridade. afinal ele (e outros que ele pôs em cargos importantes da direcção) representam o clube e não são do benfica (são sócios dos rivais). mas tudo bem, nem me interessa entrar muito por aí...

o luis filipe vieira devolveu alguma credibilidade financeira ao clube, é um facto. e sobre isso não me leste criticar, pois não? nesse âmbito fez um trabalho aceitável, ainda que tendo em conta que sucedeu (ignorando um bocado o vilarinho) ao damásio e ao vale e azevedo... era difícil não parecer bom depois desses :)

no entanto, desportivamente tem sido um desastre. todos os anos vamos ser campeões, todos os anos começa um ciclo novo. salvo erro em 2002 ou 2003 disse que o benfica em 2008 teria uma equipa que lutaria para ser campeão europeu. pois. ainda esta época fomos completamente enxovalhados na europa. fomos eliminados da taça eufa (!!!!) com 1 ponto apenas na fase de grupos. e levamos 5 na grécia...

teríamos a espinha dorsal da selecção. nem é preciso dizer nada...

quando viu que fez merda em despedir o fernando santos embora (só porque ele tinha dito umas verdades sobre a transferência do simão) e em trazer o camacho de volta (não esquecendo a saída do veiga), anunciou o rui costa como próximo director desportivo, ainda este era jogador e nem tinha decidido se acabava ou não a carreira de jogador nessa época. como estes casos, muitos outros.

o porto não é modelo para mim. eu não tenho modelos seja no que for. mas tento aprender o que se deve aprender com os melhores. ou seja, não tem mal nenhum olharmos para organização do porto e tentarmos aprender algo. não é sermos iguais. nada disso. mas aprendermos. negar aprendizagem com os rivais é pensarmos que somos os melhores e com isso não evoluirmos (no fundo, aquilo que se tem passado). eu do porto, só quero aprender (não ter como modelo, coisa muito diferente) o que o clube tem de bom (e tem coisas boas). o que tem de mau, dispenso.

e quem fez o esforço financeiro? quem pagou salário astronómico ao suazo para marcar 4 golos? quem quis pagar os salários do reyes para agora o deixar ir? o presidente não joga nem treina, mas é eles que dá o aval para quem joga e treina entrar no clube, ou não é? há uma cadeia de responsabilidades que não pode ser ignorada. infelizmente muitos benfiquistas vêem o que o presidente lhes mostra e nesse caso a cadeia de responsabilidades é muito curta. começa em alguns jogadores e acaba na equipa técnica. mas que eu saiba o balboa (repito que espero que o moço possa jogar de inicio neste fim de campeonato) e outros não apontaram uma pistola a ninguém para vir para aqui.

e sim, com a equipa do barcelona (se estiveres a incluir o treinador ou outro bom) éramos campeões em portugal. não tenho dúvidas.

tendo em conta que o luis filipe vieira já foi apanhado algumas vezes a mentir (algumas referi no comentário) deixo-te uma frase do Stephen King para reflectires sobre quem são afinal os benfiquistas ingénuos:

A confiança do ingénuo é a arma mais útil do mentiroso.

afectado disse...

ah, e fogões ele não iria vender. sei que antes de chegar ao benfica dedicou-se a algumas transacções no futebol. ajudou à transferência do deco para o porto. também achas que ele fez isso para ajudar o benfica e deitar o porto abaixo?? agora até gostava de saber o que pensas disto...

1REZ3 disse...

Já agora, o LFV tirou o Benfica da lama em que sentido?
Só se foi no sentido institucional e de crédito perante os credores. Porque podem dizer que é por causa do estádio, mas as dívidas continuam lá bem no alto sem descerem.

Alguém que continua a afirmar, ano após ano que o clube não precisa ir à Champions, das duas uma: Ou é demagogo ou quer agarrar-se ao poder.

Uma coisa é certa, para o ano - palavras do LFV - vão haver mudanças. Eu já sei quais são:

Saída e entrada de treinador e respectivos adjuntos e mais um corrupio de entradas e saídas de jogadores.

Quem sabe, pode ser que tenhamos sorte. Alguma vez tem que dar.

E tem razão, o LFV dá tudo pelo Benfica, mas se calhar, ao fim de 8 anos a ver os outros passearem (excepto em 04/05, no qual faço das palavras do afectado as minhas), estava na altura de dar o contributo maior ao clube...

Sarah P disse...

Concordo com tudo. Pena é que assim tudo se torna demasiado previsível e isso estraga a festa do futebol.

Mas parabéns ao Porto e aos portistas, foi merecido!

Bj
http://vitaminaline.blogspot.com/

afectado disse...

sarah p, sem dúvida que assim a emoção é cada vez menor...

até me dá aspecto que este ano os portistas, pelo menos os de braga, festejaram menos o campeonato.

Dylan disse...

Afectado,

Que eu saiba, o Benfica desinteressou-se do Deco e mandou-o para o Alverca juntamente com o Caju.
Não estou a ver onde o presidente do Benfica foi culpado... Apenas valorizou um indivíduo que tinha sido mandado para a reciclagem.

Dylan disse...

Afectado e Benfiquistas,

Quanto a mim, o melhor blog encarnado da actualidade, com o contributo do ex-jornalista José Marinho e onde vou beber muita das minhas informações:
http://magicoslb.blogspot.com/

afectado disse...

dylan, obrigado pela partilha :)

já tinha ido a esse blog uma ou duas vezes mas nunca fiquei leitor assíduo. agora prestei mais atenção e já está no meu google reader...

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO