segunda-feira, maio 25, 2009

Menos, menos!

Tive a ler os posts que o meu google reader acumulou durante quase três dias e numa boa parte deles o assunto era invariavelmente a bronca do Jornal Nacional de sexta entre Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto. Percebo que ninguém consiga gostar do estilo de jornalismo de Manuela Moura Guedes. Parece-me algo perfeitamente natural tendo em conta a forma como ela o pratica. O que não consigo perceber é a idolatração feita ao Marinho Pinto em alguns blogs. Primeiro porque como ficou visto na sexta, ele não está num nível diferente do da Manuela Moura Guedes. Depois porque não devem andar atentos às aparições públicas deste senhor que é Bastonário da Ordem dos Advogados.

Marinho Pinto representa para mim aquilo que o país não precisa, isto é, de pessoas com responsabilidades que denunciam as coisas sem nunca concretizar. A mim pouco me dizem as acusações que ele tem feito desde que o vejo aparecer publicamente, porque o facto é que só num ou noutro caso ele foi objectivo. Tudo o resto foi inconsequente. De que vale dizer que há advogados corruptos? De nada. Isso é daquelas coisas desnecessárias pois em todas as áreas há corruptos (sejam economistas, médicos, engenheiros, jornalistas, arquitectos, etc). Mas se ele afirma ter conhecimento de casos, então o dever dele, em vez de os denunciar abstractamente em público, é denuncia-los judicialmente para que possa ter algum efeito.

O país está numa altura em que precisa de quem actue com eficácia e não com demagogias. O país precisa de alguém que diga o que deve ser dito em público, que denuncie o que tiver que denunciar, mas em qualquer das situações sem populismos. Marinho Pinto não é nada disso. No fim do seu mandato (seja ele na data prevista ou antes) quando olharmos para trás vamos ver que praticamente nada foi feito por este Bastonário para que a justiça melhore. Nem representar bem os advogados ele representa. Tiros nos pés destes são aos mil.

No fundo Marinho Pinto poderia ser considerado o Octávio Machado da justiça... vocês sabem do que eu estou a falar!

PS: O que pouca gente referiu neste embate Manuela Moura Guedes/Marinho Pinto é que independentemente de ambos terem demonstrado um nível muito rasteiro, é muito mais grave que o Bastonário da Ordem dos Advogados o faça do que uma jornalista da TVI.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

34 Comentários:

rosebud disse...

Mas não é que eu concordo com tudo!
Até que enfim que encontro "uma alma gémea" neste assunto.

Mel disse...

O "problema" aqui é que as pessoas conseguem suportar muito mais o Marinho Pinto que a Manuela.

1REZ3 disse...

Ainda bem que o fizeste (tens mais exposição), pois reparei precisamente no mesmo.
Lá porque não se gosta da Manuela não deve ser sinal para as pessoas serem "cegas". Li inclusivé um que afirmava "desconhecer" quem ele era mas que o aplaudiu porque "calou a jornalista - adiantava aliás que aplaudia quem fosse capaz de o fazer. Por aqui se vê...

J. Maldonado disse...

Não gosto nem da MMG nem do MP, pois ambos são um péssimo exemplo para as suas respectivas profissões.
A postura arruaceira de MP não abona em nada a classe profissional que representa. Ao fim e ao cabo não passa dum taberneiro com diploma...
Gostei da comparação com o Octávio Machado.

Cirrus disse...

Não comento sobre justiça - já está tudo dito.

Dylan disse...

Afectado,

O que este país precisa é de alguém que ataque o poder instituído e desafie o sistema. Não se trata de idolatrar o Bastonário. Por vezes as palavras doem ou alguém dúvida que haverá conluio entra a advocacia e o crime?

1REZ3 disse...

Dylan,

mas se o há porque não intervém ele nesse sentido, porque não aponta ele nomes, ao invés de espingardar como faz?

Dylan disse...

Treze,

Brevemente, brevemente...

1REZ3 disse...

Dylan,

espero bem que sim...

Rachel disse...

Afectado, sabes que poucas vezes comento, mas desta tem que ser,

Tens TODA a razão.

(E não é o Marinho Pinto o Salvador desta pátria, com toda a certeza!)

Pronúncia disse...

Vou repetir aqui o que já comentei sobre o assunto uma série de vezes, durante os últimos dois dias.

Desde que o MP foi eleito Bastonário que eu sempre achei que há nele algo errado por trás daquele discurso polémico e frontal ao estilo "é disto que o meu povo gosta". para mim é tudo uma encenação para voos mais altos!
O tempo o dirá... :)

afectado disse...

rosebud, é bom saber que há quem pensa como eu...

afectado disse...

mel, o que me parece estranho.

afectado disse...

treze, pois, a MMG conhecem, o Bastonário da OA não... está tudo dito sobre essas opiniões!

afectado disse...

maldonado, taberneiro com diploma, gostei :D

afectado disse...

cirrus, onde já terei lido isso? :)

afectado disse...

dylan, e desde quando o marinho pinto afronta alguém? é um populista inconsequente! faz acusações vagas, sem concretizar, ou seja... fala muito mas não diz nada.

claro que ninguém dúvida. só quem for parvo. assim como ninguém dúvida que professores, engenheiros, médicos, economistas, etc etc, também têm ligações ao crime. todas as áreas profissionais o têm. dizer isso assim e nada vale o mesmo.

ele diz saber de muitas coisas mas não as denuncia porquê? o que ele quer é aparecer...

muita parra pouca uva. não faz o meu estilo, é vazio demais. prefiro pessoas com conteúdo.

afectado disse...

rachel, obrigado :). vindo esse comentário de ti, reforça bem a minha opinião.

afectado disse...

pronúncia, é mesmo para o povinho porque ele fala muito mas não diz nada. sabe tudo mas não sabe nada. mais um à procura de poiso num certo sitio...

Pronúncia disse...

Candidato a PR?! Será?! ;)

afectado disse...

pronúncia, não tinha pensado tão alto... e depois do frete que ele fez ao PM, pensei noutra coisa.

Dylan disse...

Afectado,

Em breve terás novidades do M. Pinto....

Pronúncia disse...

A ideia deve ser essa.

Sócas e Alegre às turras, O Marocas já não se candidata mais (digo eu). MP faz o frete(port) ao PM e pode ser que este o convide para candidato a PR...

Foi só uma ideia
Estarei a ver filmes a mais?! ;)

afectado disse...

dylan, é desse e do octávio machado. se pelas do octávio machado já espero há tantos anos pelas deste octávio machado da justiça também posso esperar.

vamos a ver e na volta faz como o octávio machado e publica um livro onde continua sem denunciar coisas em concreto.

a não ser que digas isso porque ele vem dizer aquelas coisas que já toda gente sabe (que é o costume dele), como por exemplo que existem advogados corruptos. isso para mim vale tanto como merda, mas ok.

afectado disse...

pronúncia, talvez não... eu não tinha pensado tão longe, mas talvez seja (apesar não apostar as fichas todas nisso). de qualquer modo, por alguma razão ele fez o frete ao PM.

Dylan disse...

O Octávio denunciou quem está a estragar o futebol português: o "flatulento". Não te chegou o cheiro, Afectado?!

afectado disse...

dylan, mas isso são denúncias que qualquer um podia fazer... não tem sabedoria nenhuma! eu queria (e quero) era coisas concretas. provas! factos! não verdades de la palice.

Anónimo disse...

Mas Marinho Pinto acusa alguma coisa? Ele limita-se a insinuar.
E Manuela Moura Guedes, independentemente de se gostar ou não, teve o mérito de revelar este Sr. Aquela peixeirada não dignifica nada o cargo que ocupa. Mais parecia mais um malhador de serviço...

afectado disse...

andré miguel, sem dúvida... um malhador dos que o PS gosta.

Ana disse...

Foi um circo lálálá, eu cá só me ri. O que pode uma pessoa fazer mais, a não ser rir-se?...

Quem não se quer queimar que não brinque com o fogo. Toda a gente do país conhece o estilo agressivo da MMG (e olhem que a acho mais calma que há uns anos atrás!); se o Marinho Pinto aceitou ir a entrevista com ela, sabia ao que ia. Se não sabia, então...dah!...

Concordo contigo no q respeita à atitude dele, nada profissional e que, ainda por cima, viola o próprio código de advogados! Então anda a dar tiros nos seus próprios colegas? Ao menos q o faça com fundamento: nomes, datas, provas. Se não, mais vale estar caladinho e deixar de fazer figura de palhaço...na verdade, a meu ver, a MMG ganhou o assalto...

Ana disse...

Cá pra mim, a montanha vai mas é parir um rato...

Anónimo disse...

Tens toda a razão naquilo que dizes, até porque o senhor ia com "ela fisgada", para defender o focrates.

Eu limitei-me a registar o facto, sem opinião pessoal. Creio que a maioria das pessoas se sentiu vingada relativamente a atitude dessa senhora, mas não tem noção dos interesses politicos do "bufo".

Foi uma peixeirada arrepiante é verdade! Amanhã quero ver como é que a bisca aparece!:)

Beijos

afectado disse...

vani, eu acho que ambos perderam :)

afectado disse...

naja, eu também estou curioso para ver como é que amanhã aparece. provavelmente na mesma e com mais força que essa gente nunca se mostra em baixo!

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO