terça-feira, janeiro 20, 2009

Obama nas alturas

Os EUA são, goste-se ou não, sem dúvida um país à parte de todos os outros. De tudo conseguem fazer um espectáculo sem igual. Até a tomada de posse do novo presidente é feita com tanto ou mais entusiasmo que o que se sente na Super Bowl. Desta feita o evento contagiou todo o mundo que continua crente que Obama é sinónimo de mudança, não só nos EUA, mas sim em todo o mundo. Dizem os incautos que se ele falhar é por culpa dos poderes politicos. Se ele falhar, é porque é humano, digo eu. E não tenho dúvidas que na tarefa de mudar o mundo, vai mesmo falhar. Essa tarefa jamais pode ser realizada por um só homem! Tem que haver uma força de vontade, uma convergência de ideias que seja transversal a grande parte dos países mais desenvolvidos.

Obama reuniu consenso fora dos EUA, mas é coisa que não vai durar muito. Muitos esquerdistas, pelo menos os portugueses, andavam com ''o pito aos saltos'' para ver Obama eleito. Quando o agora presidente americano tiver que tomar uma posição sobre o conflito Palestina/Israel, quero ver o que vão dizer...

Enquanto via um bocado da cerimónia pensei que figuras existem em Portugal que pudessem gozar de uma demonstração de apoio público tão entusiasmado e abrangente como hoje se viu em Washington. Penso que ninguém. Então políticos, nem pensar! Qualquer jogo do Benfica, Porto ou Sporting, mesmo que contra uma equipa de 3ª divisão, move mais pessoas que os nossos políticos da treta.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

7 Comentários:

ipsis verbis disse...

"Enquanto via um bocado da cerimónia pensei que figuras existem em Portugal que pudessem gozar de uma demonstração de apoio público tão entusiasmado e abrangente como hoje se viu em Washington."

Talvez o cão português que vai para a casa branca conseguisse essa demonstração de apoio e entusiasmo por parte dos tugas. Ahahaha

Também vi parte da cerimónia. Não me lembro já em que canal de tv, mas era nacional e é claro que os comentadores tugas começaram logo com bocas por não ter sido dito o segundo nome de Obama, quando apenas foi pronunciado o H.

de Marte disse...

Se houvesse uma peixeirada jeitosa, uma polemicazita sobre a vida privada de alguém, ou mesmo uma tomatina (em que toda a gente poderia atirar um tomate podre a um político qualquer) estava lá o povão todo caído.
E se estivessem a dar qualquer coisa... Qualquer coisa mesmo. Balões ou rebuçados. Se fosse pra cravar umas canetas BIC ou um bloco de notas, aí sim, de novo o povão.

Agora...
...causas importantes? Movimentos sociais? Ajudar o próximo? Ajudarmo-nos a nós mesmos (mesmo que seja pela via menos imediata)?

Nãããããã... Isso é para os outros.

Nós trabalhamos até às 16h. Daí até às 17h vamos ao wc, vamos aos gabinetes uns dos outros cuscar, lanchamos e sentamo-nos de casaco vestido, mala ao ombro e guarda-chuva aberto, se for preciso, a rabiscar coisas num post-it. São os "to do's" de amanha. Exactamente iguais aos de hoje, de ontem e da semana passada. Só que com uma letra muito mais gira...
E ao ouvir-se o 5º "cu-cu" do cuco do relógio, voa a caneta pelo ar, faz três mortais encarpados à retaguarda, cai na mesa, rebola por ela. Vai cair... Vai cair... e quando bate no chão, já estamos porta fora a reclamar do tempo, do trânsito, dos filhos, do casamento.
Isto sim, é comum a todos.

Os bandalhocos!! :)

Arregaçar as mangas pra que???

(Baixam-se as calças...
...dá menos trabalho!!!)

afectado disse...

ipsis, o cão sim! seria o único :)

deves ter visto isso na sic... pelo menos lá eu também ouvi eles falarem muito do H.

afectado disse...

de marte, hahahaha estás inspirada :)

então essa descrição do fim do dia de trabalho... está perfeita!

ipsis verbis disse...

ahahah. adorei o comentário da marciana. muito bom :D

Pronúncia disse...

O teu texto está óptimo e no futuro vais ver que tinhas razão. Quando isso acontecer sempre podes escrever um post a dizer: "Eu não vos disse!..."

Beem, o texto da "de Marte" está 5*, a brincar, a brincar, ela disse tudo!

:)

afectado disse...

pronuncia, ora aí está, uma ideia para um futuro post :)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO