sábado, agosto 04, 2007

Banda larga mas pouco

Foi realizado um estudo no Reino Unido que demonstra que as altas velocidades publicitadas pelos fornecedores de internet muitas vezes não são atingidas. Parece-me que era de todo aconselhável fazer-se um estudo semelhante em Portugal. Os nossos fornecedores de internet jogam muito por baixo da mesa e gostava de ver se viesse a público muitas das suas manhas.

Por exemplo, experimentem ligar para o vosso fornecedor de internet e dizer que estão insatisfeitos com serviço e querem terminar o contrato. Por norma, vão vos perguntar especificamente o motivo da insatisfação e num passo de mágica vão revelar que andam mesmo agora a oferecer algo (velocidade, limites de downloads) aos clientes, tentando desta maneira convencer a pessoa a ficar. O que eles não lhes vão dizer é que com outras pessoas que já telefonaram para lá a pedir o término do contrato à muitos meses também já lhes ofereceram essas coisas no momento em que foi feito o pedido.

Vou agora expôr mais uma das fantásticas ideias que as mentes brilhantes têm, neste caso os da Sapo. Sou cliente deles e tenho/tinha o tarifário de 4 Mbps. Recentemente eles fizeram um upgrade no tarifário para a velocidade de 8 Mbps. Fiquei intrigado porque amigos meus já tinham esse upgrade e eu não. Decido então contactá-los para saber o que se passava. Segundo eles a velocidade de 8Mbps não chega à minha casa (até aqui tudo bem) e que portanto para me compensar me iriam dar mais 10 Gb de tráfego. Ora eu nunca me aproximei sequer do limite de tráfego por eles imposto, então para que raio quereria eu mais? Entrei novamente em contacto com eles e então expliquei-lhes que o aumento do limite de tráfego não me interessava minimamente e que se iam manter os 4 Gbps de velocidade, o mais lógico era baixarem a mensalidade.

Claro que eles não fizeram isso, mas na altura disseram-me que dentro em breve iam tratar de pôr os 8 Gbps na minha zona. Já passaram alguns meses... e até hoje navego ainda a 4 Gbps a pagar tanto como os que navegam a 8 Gbps. E como eu mais pessoas por todo o país, mas que se calhar nem sabem que têm direito aos 8 Gbps...

PS: O aumento das velocidades e dos limites de downloads que constantemente são oferecidos pelos fornecedores de internet levam-nos para outra questão que já abordei neste blog.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO