segunda-feira, janeiro 11, 2010

Novas oportunidades no ensino superior?

As coisas vão de tal modo que já não se diz que se pretende qualificar devidamente as pessoas, afirma-se mesmo que se tem que melhorar as estatisticas e como tal, dentro de 4 anos, sairão mais 100000 licenciados devido a um acordo de confiança onde o governo incentiva as universidades e politécnicos a cumprir este objectivo. Em Portugal continua-se a trabalhar a todo o custo (e à descarada) para a estatística... mesmo que isso sacrifique a qualidade e o mérito. É a velha história de quem está à beira do abismo e decide dar um passo em frente.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

23 Comentários:

Paula disse...

O ensino está uma porcaria... E não estivesse eu aqui, consideraria isto muito divertido! Assim, considero deprimente...

Ana disse...

Não contem comigo. Quem não cumpre, chumba.

Eu mesma... disse...

mas quem é que ainda não sabe isso? e o problema, não é só nas universidades mas em todo o ensino. vá lá que avaliando o plano curricular da primária já não verifico tanto isso, mas no secundário vê-se muito ignorante com "diploma" na mão...
estamos a criar uma geração inteira de bestas de carga, sem fulgor ou genica para dar um coice a quem os monta...
ok a comparação não é muito... ah mas tu percebes certo? :)

Raul disse...

Deixem lá estar que ganha-se bem nas novas oportunidades, ganham os alunos e ganham os formadores

Cláudia Machado disse...

Se o país já está entupido de licenciados, vai piorar por sinal.

Ginger disse...

A Ana falou e disse.


*

Lady Me disse...

Eu não concordo nada com isso! Quando estava no secundário os profs deram 10 a um rapaz da minha turma que tinha média de testes de 6 pra ele não reprovar.!!! E como este outros casos bem piores pra não falar que já na faculdade, na minha turma anda um que nem o 12º ano tem! É o degredo total! Depois quero ver qual a nova oportunidade que o governo encontra para os 100000 novos desempregados!

afectado disse...

paula, percebo-te...

afectado disse...

vani, acho muito bem. mas muitas vezes os professores apenas cumprem as ordens vindas de cima...

afectado disse...

ana, certo ;)

afectado disse...

raul, pois, só o país perde...

afectado disse...

loira, e da pior maneira...

afectado disse...

gingerbread girl, sim.

afectado disse...

lady me, ao que me dizem, tem piorado.

Cirrus disse...

Mas isso já não existe há séculos??? Não lhes chamam Honoris Causa??

afectado disse...

cirrus, é algo do género :P

e-Pombo disse...

Tristeza... neste momento estou a acabar o meu curso, mas sabem o que me deixa sem saber o que sentir? Que colegas meus do 12ºano, que não sabiam ler nem escrever melhor do que uma criança da 1ªclasse, finalizaram o ensino secundário e entraram para a universidade antes de mim. O meu mal foi não ter professor de matemática até decidir mudar de escola, mas eles puderam passar porque... coitadinhos, só não sabiam ler... please!
E actualmente isto caminha num sentido muito pior!

Poetic Girl disse...

Eu quero é ver onde ele vai empregar tanta gente licenciada. As oportunidades escasseiam... cada vez mais as pessoas são obrigadas a trabalhar numa área totalmente da área em que se formaram. São sonhos que caem por terra, esforços em vão, sacrificios que se fazem. Para depois chegar ao mercado do trabalho e não haver alternativas. A meu ver se em vez de se abrir novas vagas, fosse possível incrementar o emprego isso sim seria de valorizar. E já nem falo no dinheiro que vai para as universidades, falta saber para gastarem em quê? com os alunos? tenho sérias dúvidas....bjs

afectado disse...

e-pombo, sei o que isso custa...

afectado disse...

poetic girl, o problema é que alguns destas "novas oportunidades" vão tirar o lugar a alguns devidamente licenciados com mérito... os vícios da nossa sociedade assim o permitem.

Ana disse...

É verdade que muitos cumprem ordens, isso há em todo o lado e a pressão está em todos os sistemas de ensino e formação. Mas não contem comigo. Felizmente que até agora tenho encontrado boas equipas.

Sara non c'e disse...

Nada mais a acrescentar, isto é simplesmente desregular todo o ensino. Não só estamos a formar maus profissionais como a própria sociedade acaba por colocar todos no mesmo prato do facilitismo. Na minha opinião esta corrida ás estatísticas prejudica tudo e todos, menos o ego est+upido do governo...

Anónimo disse...

pois e' meus amigos isto pode ser mau mas p uns mt bom... ja imaginaram a kuantidade de jovens k kerem ir p o superior e nao pode pk nao tem como pagar as propinas com nrs exagerados???esse e' o meu caso desisti de um sonho por falta de guito e ainda por cima de emprego.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO