terça-feira, abril 07, 2009

À consideração dos bloggers que eu leio - Parte II

Se no post anterior a ideia penso que é mais ou menos pacifica para se compreender, a deste já não será assim tanto. Como todos sabem hoje em dia há ferramentas fantásticas para as pessoas acompanharem o vosso blog, sendo que a que mais me agrada é mesmo o google reader.

Todos os bloggers podem definir se autorizam ou não os feeds do seu blog. Se não autorizarem, simplesmente é impossível receber os posts no google reader ou noutra ferramenta do género. Até aqui tudo bem, já são muito raros os casos de quem não autoriza os feeds. O problema é que quem autoriza tem duas opções: autorizar os feeds por inteiro (receber o post inteiro no google reader) ou autorizar apenas a publicação parcial (recebe-se apenas 3 ou 4 linhas do post). Quem decide por esta última faz-lo para obrigar a quem lê no google reader ir ao seu blog. Eu não percebo a ideia. É contar mais visitas (tendo em conta que há pessoas que lêem no google reader e depois não vão comentar)?

Pois bem, há o reverso da medalha. É que se quem lê pelo google reader não se sentir atraído pelas 3 ou 4 linhas que leu, nem lá vai e assim nem lê o post que se recebesse por inteiro leria. (e poderia acabar por gostar) Imaginem que têm 100 visitas por dia no blog e 20 leitores no google reader. Ao condicionarem o feed, é possível que daqueles 20, 15 vão ao blog para ler o post. Mas 5 não. Sim, o contador de visitas ficará mais gordinho, mas na prática passaram de 120 leitores para 115. Compensou? Só se consideram que é melhor ter visitantes do que leitores!

Encarem as pessoas que vos lêem no google reader como os vossos leitores priveligiados. São eles que recebem o post quase na hora. São eles que se vocês escreverem 4 posts num dia, os vêem a todos. Não são as pessoas que vão ao vosso blog directamente pois essas até podem ir 1 ou 2 vezes num dia, mas não vão estar a abrir constantemente durante o dia todo todos os blogs que lêem para ver se existem novidades. Esses por vezes vêem os posts com dias de atraso acabando por nem os comentar.

No fundo isto é como numa empresa. Há que manter os clientes, tratando-os de forma adequada caso contrário eles vão ao vizinho onde recebem melhor tratamento independentemente de o serviço dele até ter um bocado pior qualidade. Ou acham que quem lê blogs no trabalho gosta de abrir 20 ou 30 blogs, um a um? Não é muito mais simples essas pessoas só terem o google reader aberto e na mesma página verem tudo, recebendo inclusive os novos posts que vão surgindo ao longo do dia?

E se tivermos em conta que há bloggers que além de terem os feeds limitados ainda têm música automática no blog, então pode-se mesmo dizer que há quem em vez de querer cativar leitores querem é espanta-los!

Então, preferem leitores ou visitantes?


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

39 Comentários:

Pronúncia disse...

Compreendo o teu "protesto". Tens razão!

Só há um pequeno problema. Nem toda a gente consegue dominar todas estas ferramentas.

Por exemplo, ando há uns tempos para colocar lá no meu tasco aquela coisa dos "feeds", mas ainda não consegui pôr aquilo a funcionar em condições.

Já agora, sei que lês os meus textos no Reader, Chegam inteiros ou só algumas linhas?!

Está visto, lá vou eu ter que perder um tempinho, até dominar mais estas ferramentas... ;)

afectado disse...

pronúncia, isto das feeds, basta ires às definições do teu blog, depois a site feed, e depois definir como queres os feeds do teu blog.

os teus posts no google reader aparecem abreviados. mas só desde há uns tempos... antes apareciam inteiros.

para pores "coisas" dos feeds no teu blog, vai ao feedburner... é o mais usual.

Pronúncia disse...

No meu blogue a troca nos "feeds" está feita. Penso que já deves receber o texto na íntegra. Se não receberes avisa.

Sinceramente não me lembro de ter alterado aquela coisa. Deve ter sido numa das minhas experiências, sem saber muito bem o que estava a fazer.

O feedburner foi o primeiro sítio onde fui, mas ainda não consegui pôr a coisa a funcionar. Também ainda não perdi muito tempo com isso.

Eu descobrir as ferramentas até as descubro, mas primeiro que as domine já é outra coisa completamente diferente.

Além disso, eu tenho um defeito grande. Antes de adoptar qualquer nova ferramenta tenho que perceber muito bem para que serve e o que faz.

Dou um exemplo, entre decidir ter um blogue e pô-lo a funcionar, foi quase 1 mês de experiências, para perceber como funcionava, para escolher a plataforma... essas coisas!

Manias de gaja "picoinhas"

;)

Anónimo disse...

Olá!

Venho aqui declarar-me culpada. :D

Infelizmente, quando criei o blog, as opções eram mais do que as mães e nem sequer me lembrei de tal coisa...

Visto que não utilizo o reader para ler o meu próprio blog, nem sequer me apercebi. Também ninguém me avisou e só hoje, ao ler o teu post, fui verificar nas definições.

A falha já foi colmatada e podes agora apreciar os textos completos do Mau Feitio no Google Reader.

Agradecida pelo alerta!
:-)

afectado disse...

pronúncia, ainda bem :)

foi 1 mês de espera que compensou ;)

afectado disse...

[e]vil, pois, aconteceu-te o mesmo que a muita gente. nem sabem que têm as definições assim.

de nada, eu é que agradeço :)

Ana GG disse...

Sinceramente nunca pensei nessa coisa dos "feeds", nem fazia ideia para que servia. Creio que, tal como eu, nem todas as pessoas usam essas tais "fantásticas" ferramentas de que falas. Por exemplo, uma das coisas que me deixa doida é o nome do meu blogue aparecer nas hiperligações, não sei bem como nem porquê.
Discordo quando te referes à blogosfera como se de uma empresa se tratasse. Para mim, que tenho um blogue pequenino e pouco visitado/lido, este não é mais que um passar de tempo do qual retiro algum prazer. Quando deixar de o ter, pura e simplesmente fecho a tasca. Não estou muito preocupada em atrair "clientela", ou em postar aquilo que penso que gostariam de ler. O meu é um espaço para devaneios pessoais onde recebo com todo o gosto quem lá for por bem, sem que esteja a fazer fretes por ter de ouvir a música que gosto (e que por isso às vezes partilho).
Venho diariamente aqui, ao teu espaço, uma ou várias vezes por dia, depende do tempo, do tema do post e da curiosidade acerca dos comentários ou debates de ideias que foram surgindo. Faço o mesmo com outros blogues e não estou minimamente preocupada com o número de vezes que apareço nos visitantes.
Prefiro (talvez ingenuamente)pensar que este é um universo livre e descontraído.

Peace and relax...com ou sem feeds, com ou sem música.

afectado disse...

ana gg, sim, nem toda gente usa. no entanto a utilização do google reader para ler blogs tem aumentado exponencialmente porque faz com que se faça uma ronda pelos blogs que gostamos de ler mais rapidamente. imagina que já fizeste a tua ronda pelos blogs e passado meia hora ainda estás na net... não precisas ir a todos novamente ver se alguém já escreveu algo de novo... no google reader facilmente vês quem escreveu.

o google reader é quase como um email. só que em vez de receberes emails, recebes posts.

a comparação a uma empresa não era no sentido de competitividade ou algo do género. era só no sentido de agradar as pessoas que gostam de nos ler. e nisso, tu, eu, todos nós, gostamos de agradar quem nos lê (isso não significa postar o que gostam de ler). até porque ainda não conheço ninguém que escreva um blog para não ser lido :)

eu também não me importo da quantidade de vezes que apareço como visitante dos outros. não se trata disso. trata-se de perceber que os leitores de um blog no google reader são leitores fieis, daqueles que gostam mesmo de ler esse blog, e como tal privar quem gosta de receber os posts no google reader disso é um bocado injusto...

claro que há pessoas, tal como a pronúncia e a [e]vil já admitiram, que inadvertidamente têm os feeds condicionados, e nesse sentido já valeu a pena escrever o post, pelo menos alertei algumas pessoas que nem o faziam de propósito.

concordo, este é um espaço livre e descontraído, pelo menos para mim. por isso transmiti duas ideias (ontem e hoje) à consideração dos bloggers que eu leio. não pretendo obrigar ninguém a nada, simplesmente emitir a minha opinião sobre dois pequenos aspectos dos blogs e de como eu gostaria que fosse. mas cada um faz o que quer.

Daniel C.da Silva disse...

Se a questão é saber quem postou mas recentemente e estar sempre actualizado, nao sao precisos feeds nem google readers que eu também sou um nabo nestas coisas.

Basta utilizar a opção "seguir" ou "seguidores" e sempre que entramos no nosso blogue, ele mostra-nos todos os blogues que seguimos automaticamente actualizados à hora. Basta ir ao adicionar miniaplicaçao no painel do nosso blogue e ja esta. Nem é preciso mais nada que ele faz tudo sozinho..

Eu sou um pouco como a anagg. Nao é a quantidade que me move, o numero de visitas e tal. Mas a qualidade de quem leio e de quem me lê.

Digo eu...

Abraços

Jubylee disse...

Obrigada pela dica. Eu não tenho o hábito de ler os blogues pelo google reader, prefiro visitá-los. No entanto há que pensar nos meus visitantes e essa questão parece-me importante. Quando fiz o novo blogue nem sequer me lembrei de tal coisa.

**

"De uma Loira" disse...

Admito a minha ignorância nas questões informáticas, desconhecia o google reader. Pelo que vi nos comentários neste poste, acho que muito dos casos são justificados por erros informáticos; visto ser complicado conhecer e compreender todas as funcionalidades dos blogges (que pelo que parece, ainda são bastantes).
Concordo com a Ana GG, estes espaços deviam ser para momentos de divertimento, descontracção e partilha de ideias, e não uma procura de "Visitantes". Comecei a frequentar blogges apenas para me divertir e descobrir coisas novas; mas cada vez mais denoto essa preocupação pelos bloggers em arranjar "visitantes". Existe algum prémio para os blogges mais frequentados é?

Bem afectado, se és daqueles bloggers fixes que só se quer divertir e não te preocupas com o teu "Blog Share", contínua assim. Tens aqui um blog 5 estrelas *****

afectado disse...

lobinho, mas o google reader é muito mais útil do que essa opção do blogger (na minha opinião, claro).

a mim também não é o número de visitas. até porque eu tenho 116 leitores por feeds (segundo o contador do feedburner) e desses muitos nunca cá vêm, logo não contam para visitas. se eu me preocupasse com as visitas que tenho, condicionava os meus feeds...

afectado disse...

jubylee, nem mais :)

afectado disse...

de uma loira, concordo com o que dizes e por isso mesmo eu não me importo nada que me leiam pelo google reader e na sua maior parte nem contarem para visitas. se me preocupasse com o número que aparece nos contadores de visitas, condicionava os feeds.

eu, como toda gente, gosto de saber que sou lido. seja directamente no blog, no google reader, de pernas para o ar, etc etc. eu, como toda gente, gosto de me divertir por cá.

e gosto de saber que as pessoas se divertem no meu blog :)

"De uma Loira" disse...

De pernas para o ar...?!0.0
Bem, desconhecia essa funcionalidade do teu blog.;)
Confesso, eu divirto-me com o teu blog à brava; passo por aqui sempre que posso.
Contínua a divertir-te assim que vais bem;)
bjss

afectado disse...

de uma loira, experimenta ler de pernas para o ar. é ainda melhor :D

Daniel C.da Silva disse...

afectado, se afinal usas o feedburner e a maior parte dos teus 116 seguidores nao te lê... entao qual a vantagem?

se calhar ate ponho o feedburner mas pelos vistos fica ela por ela... em relação à opção seguidores que me parece mais automatica, so to speak e mais pratica. Os feeds fazem-me lembrar o twitter. Eh pa para quê complicar ainda mais apesar das intenções serem boas?

hugs

afectado disse...

lobinho, a maior parte dos 116 não me lê?? nada a ver. podem não visitar o blog, mas lêem-me no google reader ou outra ferramenta do género! não contam para visitas, mas lêem, e isso é o que interessa!

e isso do seguir é muito limitador na perspectiva de acompanhar a saída de posts. eu pelo menos leio blogs do sapo e do wordpress... como faria com esses?

Daniel C.da Silva disse...

ah ok, sorry, percebi o contrário. se nao, convirás, qual a vantagem né?

Entao mas nao achas a opção seguidores mais pratica, mais funcional? aceitam-se sugestoes

afectado disse...

no aspecto de rede social, é. para ler posts, google reader, claramente!

Gi disse...

Nós chegámos a "falar" sobre o assunto, eu expliquei-te as minhas razões e tu até compreendeste.
De qualquer maneira, mesmo quando o meu blogue tinha os feeds a 100%, tu raramente me comentavas e isso continua a acontecer. Sei que me lês de quando em vez e já figurei inúmeras vezes no teu "Hall of Fame". :D

afectado disse...

gi, falamos sim. percebi e percebo. mas não deixo de ter a minha opinião sobre o assunto :)

sim, leio-te na mesma. assim como também lia a pronúncia com os feeds limitados e mais alguns blogs. mas um ou outro deixei de ler. continuam no reader à espera de melhores dias :)

Rita Carapau Sardinha Frita disse...

Eu também só descobri o Reader à pouco tempo, e foi por acaso, que eu cá sou mto tansa! lol Mas dá muito jeitinho, realmente. Só não sei se está a funcionar em pleno, mas até agora ninguém se queixou, por isso deve de estar :)

Beijocas

Grafonola disse...

Oh pah eu nem vou ao google reader nem sei q raio é isso de feeds...mas vou ver se acciono isso, se é que não está accionado sem eu saber...enfim...

Grafonola disse...

E pra ser honesta nunca pensei nessa cena dos feeds, nem sabia o que eram...ihihihih. Pessoalmente gosto de saltar de blogue em blogue, qual salto quântico, para estar envolta na atmosfera do blogger.

Grafonola disse...

Mas eu vou ver o que se arranja.

Ana disse...

Não percebo nada dessa po**a. Eu tenho feeds ou não? Fui às definições, dizem-se que seleccione "completo" mas só me aparece "concluido", depois mandam meter um link...oh paaaaaaaaaaaaaaaaah! Isso dá uma trabalhadeira e não percebo nadica. Nã podes ir ao blog mesmo?? :-p

Ana disse...

Aquela parva da grafonola sou eu, que me esqueço de mudar pra conta gmail da Vani...#$%&%%$$#

afectado disse...

rita, está :)

afectado disse...

vani, os teus feeds estão bons, recebo tudo no google reader. pores lá concluído é que deixas que as pessoas recebam os teus posts por inteiro.

o endereço que diz para pores é no caso de teres criado uma conta no feedburner e quereres que todas as tuas feeds passem a ser por esse endereço. mas não ligues a isso, assim já está bom :)

Rekoa Meton disse...

Acho que a escolha da opção das 4 ou 5 linhas só faz sentido para blogs com publicidade. Para "nós", blogs caseiros, creio que a questão nem se põe. A menos que tenhamos alguma obsessão com contadores de visitas (ou mania das popularidades, que é o caso mais comum), não faz sentido. A maior parte que tem essa opção anda provavelmente numa de "feeds? que feeds?".

A propósito, isso do Google Reader é coisa que dê jeito?

afectado disse...

rekoa meton, o google reader dá muito jeito mesmo! experimenta :)

Anónimo disse...

Olá. Uma pergunta. Consegue-se saber quem é que nos lê no google reader? Sei que no google reader dá para "seguir" alguém ou simplesmemte inscrever-se e ler da mesma forma, sem "seguir". Consegue-se ler um blog das duas formas mas não sei se em ambas o dono do blog toma conhecimento de que pessoa x o está a ler, ou se apenas quando está a ser seguido. Agradecia imenso me explicasse como obter essa informação. Obrigada Joana

afectado disse...

rekoa meton, tens razão...

é... experimenta e verás ;)

afectado disse...

Joana, não dá. Quando alguém simplesmente adiciona o link do teu blog, tens a informação de que mais uma pessoa te lê, mas não sabes quem.

Anónimo disse...

Olá. Obrigada pela resposta célere! :)

Mais uma questão. Se eu cancelar uma subscrição de um blog no google reader, o dono do blog tb é notificado e que deixou de ser lido? Obrigada e peço desculpa se estiver a ser chata.
Joana

afectado disse...

Joana, o dono do blog não recebe notificação alguma. nem quando removes o blog dele do teu google reader, nem quando o adicionas.

a única situação em que ele pode saber que tu o começaste a ler ou que deixaste de o ler é quando o segues e deixas de seguir no google reader. mas se estivermos a falar apenas de teres adicionado o endereço do blog para receber os posts, então ele não sabe nem tem como saber.

de nada! não estás a ser chata, estamos cá é para nos ajudarmos uns aos outros.

Anónimo disse...

Obrigada, afectado. Digo-te já que de "afectado" não tens nada. És uma simpatia! :)) beijinhos
Joana

afectado disse...

Joana, obrigado pelo elogio, volta sempre ;)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO