segunda-feira, abril 06, 2009

À consideração dos bloggers que eu leio - Parte I

Estes dias ao ler um post da Silvia F. veio-me à cabeça a ideia de escrever sobre um assunto que me irrita desde sempre nos blogs, sendo que é algo cada vez mais frequente. Há blogs que têm música automática, ou seja, assim que lá pomos os pés começa logo aquilo a tocar. Três pontos fundamentais sobre o assunto:
- A música pode ser muito gira para quem manda no blog, mas a ideia do blog é ter pessoas que leiam e comentem e a probabilidade de muitos deles não gostarem da música que toca automaticamente é elevada;
- Muita gente enquanto faz uma ronda pelos blogs gosta de estar a ouvir música (as que escolhe para ouvir!!) e quando entre num desses blogs com música automática dá-se um remix nada agradável;
- Para as pessoas que têm limite de tráfego internacional (não é o meu caso) é extremamente inconveniente irem a blogs com músicas automáticas pois assim que lá entram começam logo a mamar com o download da música para a contabilidade mensal.

Dentro desta classe de blogs cujos autores escolhem pôr música automática há aqueles que têm a música logo no topo da barra lateral, e nesse caso a solução ainda é rápida (ainda que incómoda, e uma vez ainda se vai lá parar, mas duas já farta). Mas há casos extremos. Há quem tenha essa música automática tão bem escondida que por vezes dá a sensação que estamos a procurar uma abelha na amazónia.

E há ainda os casos capazes de levar uma pessoa a cometer uma loucura com o seu próprio computador ou então simplesmente riscar o vosso blog dos blogs a visitar. São os casos em que além da música na barra lateral ainda há um post na página principal também com música automática. Três músicas ao mesmo tempo (contando com a que toca no computador de quem os visita) é de levar qualquer um à insanidade. Os que ainda tentam se safar no meio de tal confusão sonora andam feitos baratas tontas atrás das músicas para as parar.

Por isso, desde já vos digo que, em blogs com música automática, as minhas visitas acabam por desaparecer. Sendo um blog que me agrade continuarei a ler no google reader, mas isso é o mais longe que irei. Visitas minhas para comentar acabarão por ser uma fantasia maior que um unicórnio cor-de-rosa cueca a voar.

Para finalizar deixo-vos um pequenos exercicio imaginativo-sonoro. Imaginem que estão a ouvir a vossa música preferida. Sim, essa mesmo. Agora imaginem que vinham a este blog e ouviam a voz da Luciana Abreu a cantar "Não tenho nada, mas tenho tenho tudo... etc". Não era nada bonito, pois não? Pensem nisso...


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

32 Comentários:

Johnny disse...

Partilho da mesma opinião. Até já avisei alguns bloggers. Por acaso, ainda há um ou dois que costumo visitar onde isso ainda acontece. Pior para eles... No excuses para eles.

P.S. - Alice in Chains é sempre uma boa esolha, ainda que sem auto-play.

Cirrus disse...

Tenho as minhas duas barras de video e chega. E só lá vai ver quem quer. E mais, já ficam a saber: Sim! A primeira barra é só para Pink Floyd!!!

Lya disse...

deve ser por isso k deixaste de ir ao meu blog?

afectado disse...

johny, pois, haverá alguém que gosta disso?? :s

Nem mais, assim só ouve os AiC quem quer. E quem não quer, não sabe o que perde :)

afectado disse...

cirrus, e assim é que é. quem gosta ouve e lê. quem não gosta ou não lhe apetece, lê.

pink floyd é uma excelente escolha :)

afectado disse...

lya, leio sempre, tal como todos que estão no google reader. só comento às vezes nos blogs porque se comentasse todos os posts que leio, o meu dia tinha que ter mais umas horas :)

e no teu agora nem vi música automática. tem??

PDuarte disse...

vou levar em linha de conta.
aliás temos mesmo é que agradar aos melhores clientes.

Dylan disse...

Nunca tinha pensado nisso. Vou já retirar o audio dos meus blogs.
Isso quer dizer que podes voltar.

afectado disse...

pduarte, o espírito é mesmo esse. agradar a quem nos visita. de qualquer modo, na pior das hipóteses segue-se pelo google reader o que já resolve a questão ;)

afectado disse...

dylan, o teu blog é dos melhores que eu conheço e ali no widget que tenho para posts em destaque os teus têm sido presença frequente.

audio podem ter. o meu tem e quase todos têm. automático é que pode ser chato... :)

Pronúncia disse...

Apoiado!

Então quando visito blogues com audio já a horas impróprias para consumo, apanho cada susto!

Além disso como estou quase sempre a ouvir música enquanto faço as minhas divagações é muito aborrecido o audio-blogue sobrepor-se ao que estou a ouvir. Por norma, fecho o blogue e não volto!

Bem, há no entanto dois blogues que nos dão uma música fantástica... esses podem continuar a ter audio.

Gostei da escolha do canto superior direito... uma homenagem merecida! :)

Daniel C.da Silva disse...

Bem, eu vou ser o ranhoso a destoar dos outros, mas olhem, é o que acho.

Afectado, tudo o que dizes é do mais legitimo e compreensivel. Eu tambem nao usava musica. Todavia, com o passar do tempo acabei por colocar musicas que vao sendo diferentes, embora de forma perfeitamente visivel no final da pagina para quem quer parar.

A questão é que me fazes lembrar o problema do tabaco. Quem tem razao? Fumadores ou nao fumadores? Aqui é: quem tem razao? Os que põem musica ou os que nao poem?

Eu explico porque ponho musica: porque tal como o que escrevemos, a musica revela tambem muito de nos.

É o preço do respeito reciproco, afectado.

Quanto à "represalia! ;) de nao seguires mais esses blogues a nao ser no google reader e de quando em vez, claro que vou lamentar que o faças com o meu, mas nem por isso mudo nada.

Abraço grande

afectado disse...

pronúncia, os que dão boa música podem na mesma ter o audio, mas sem ser automático! digo eu... :)

lê o de amanhã... :D

Cirrus disse...

Olha, hoje vou-te dar um presentinho na barra secundária!

Passa por lá!!!

afectado disse...

lobinho, claro que a música diz muito de nós. as que dizem algo de mim estão ali, no canto superior direito. quem quer ouve, quem não quer não ouve.

não é represália... simplesmente gosto de estar a ouvir as minhas músicas e isso não é possível quando vou a alguns blogues.

afectado disse...

cirrus, passarei :)

Maria Tudor disse...

Nao podia estar mais de acordo contigo...

:)

LBJ disse...

Estou totalmente de acordo contigo, a musica automática é extremamente incomodativa e normalmente também fujo, apenas visitei um site onde a musica funcionava como ambiente, muito suave e de bom gosto, nem davas por ela, apenas prolongava o teu prazer de leitor.

Como sabes, o formato que quis dar ao meu blog associa sempre uma musica ou vídeo aos textos e muitos dos meus posts nem fazem sentido se não veres o vídeo, no entanto deixo sempre a opção a quem me visita.

"De uma Loira" disse...

Concordo contigo afectado. Quantas vezes estou eu a ouvir as minhas musicas preferidas, num clima de calma e tranquilidade, enquanto navego pela net e, de repente, todo o misto de paz é quebrado por um barulho que não compreendo de imediato de onde vem!:s É muito chato...
Dizes: "Visitas minhas para comentar acabarão por ser uma fantasia maior que um unicórnio cor-de-rosa cueca a voar." Gostei particularmente desta tua frase, tens uma grande imaginação, unicórnio cor-de-rosa cueca a voar??!Lol :p

Bjss

afectado disse...

maria tudor, és uma pessoa sensata ;)

afectado disse...

lbj, claro. e quem quer ver, e ouvir a sua música pode esperar que a mesma acabe e depois põe o teu vídeo a andar...

afectado disse...

de uma loira, e quando estás a ouvir uma daquelas músicas que adoras e de repente PIMBA, lá vem uma que não pediste...

gostava que a minha imaginação fosse muito melhor :)

Blondie disse...

A mim irrita-me todo o tipo de site ou blog que tenham musiquinhas de fundo e letras com brilhantes!!!geralmente fecho a janela de imediato...

afectado disse...

blondie, quase toda gente faz isso. mas mesmo assim há quem insista em ter disso :s

Dylan disse...

Anda lá Afectado, tenho um post sobre a tua zona de acção, onde nascem uns cães "mansinhos"...
E por tua casa tirei uma música de grande nível dos Cocteau Twins. Vais pagar bem caro!
É só teoria. Já pareces o Bruno Carvalho!
AHAHAHHAHAHAHA!

ipsis verbis disse...

Também me aborrece isso. Principalmente quando estou com os fones e já me esqueci que tal blog tem o player automático.

Uma vez, lembro-me como se tivesse sido ontem, (mas foi hoje de manhã)quase que me transformava em camaleão azul-cueca por causa do susto, ao entrar num desses blogues com o player escondido. É que saí logo de lá!

afectado disse...

dylan, antes bruno carvalho que vieira hahaha

mas nenhum dos dois me agrada!

já passei ;)

afectado disse...

ipsis, pois, muitas vezes volto a alguns que têm... :s

ao fim de algumas vezes aprendo hehe

Rita Carapau Sardinha Frita disse...

Também detesto essas musicas! Blhak! lol

Beijinhos

Grafonola disse...

Ia jurar que tinha comentado este poste... :/

Também detesto os players automáticos. A primeira coisa que faço é fazer pausa, se a música não me agradar ou se já estiver farta de a ouvir.

Mas que a questão é bicuda, é...

afectado disse...

rita, acho que toda gente detesta :s

afectado disse...

a grafonola, pois, mas fazer isso sempre...

e quando estás a ouvir uma música que gostas e aparece alguma por cima?? aarrgghhhhh

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO