terça-feira, dezembro 16, 2008

Plágios

Estão na moda os plágios. Não só pratica-los como também afirmar-se vitima deles. O mais recente é Joe Satriani que se queixa que os Coldplay o terão plagiado com a música Viva La Vida. Ouvindo as músicas em questão, não me pareceu. Há algumas semelhanças, mas daí a haver um plágio parece-me discutivel. Na música não existem infinitos acordes, portanto é possível que alguns coincidam sem serem copiados. É também possível que quem cria algo se baseie em algo que gosta, que o inspira, correndo o risco de sem se aperceber estar a fazer algo que se pode virar contra si.

Isto fez-me pensar que mesmo sem querer podemos ser facilmente acusados de plágio. Imaginem que alguém tinha escrito um post muito semelhante ao meu anterior, mas duas horas antes de mim. Lançava essa acusação no seu blog, e por esta hora eu já teria aqui uma série de comentários a insultar-me de idiota para baixo. E que culpa teria eu de ter tido a mesma ideia, ter usado mais ou menos as mesmas palavras que ele? É que nem as ideias nem as palavras são infinitas...

Com isto não quero estar a passar uma imagem de protecção ao plágio. Longe de mim. Por mim os plagiadores conscientes podiam ser sodomizados sem dó nem piedade!


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

13 Comentários:

Bruno Fehr disse...

Discordo completamente neste caso e por vários motivos.

O Joe Satriani é um senhor na musica e não um puto como os ColdPlay, não precisa de acusar terceiros de plágio, pois ele vendeu já mais do que os ColdPlay alguma vez irão vender.

A musica é diferente de um texto escrito, pois uma musica assenta numa base de acordes e só há 8 acordes, tudo o resto são variações de maior, menor, sustenido, de sétima, meio tom acima ou abaixo, etc, etc, etc.

No tema dos cold play os acordes base da musica estão lá e o mais fantástico é que estão lá na mesma ordem e no mesmo ritmo. Pois ao passar a musica de Satriani sobre a dos ColdPlay, elas encaixam na perfeição e isto é coincidência demais.

Tu podes construir uma musica com os acordes Mi- e Sol- e pode ser uma musica original, mas se "atacares" as cordas de certa maneira, vai-te sair o "Polly" dos Nirvana, mas podes fazer um tema 100% original.

A maioria da musica actual baseia-se (de uma forma básica, devido a falta de formação musical) em 4 acordes, repetidos na mesma ordem, vezes sem conta, com um refrão e por vezes uma ponte até a refrão que varia.

Ora o Satriani, sendo um génio musical, usa um estilo livre de tocar que é em forma de solo, mas no solo a apesar de tocar em imensas cordas uma de cada vez, a base dos acordes está lá e é a base usada pelos ColdPlay.

No entanto eu reconheço que por vezes temos um ritmo na cabeça que queremos musicar, soa bem e trabalhamos nele. Já me aconteceu e tempos depois percebi que a base musical do que tinha feito era do tema "Eye of the Tiger" da banda sonora de Rocky IV.

Claro que coloquei a ideia de parte, os ColdPlay não o fizeram, mesmo depois de os terem chamado à atenção. Qualquer tribunal irá dar razão ao Satriani, é mesmo plágio, intencional ou não é plágio por ser continuado.

Na verdade estes casos compensam, pois se o tema for um hit, os rendimentos serão mais do que suficientes para cobrir a indeminizacao, mas por outro lado a lei permite ao Satriani ordenar a retirada do álbum do mercado e ver todas as cópias não vendidas destruídas.

Por um lado é um prejuizo enorme para a editora que é também responsável e para a banda e só os fans que compraram o álbum saem a ganhar, pois os seus exemplares vão valer pequenas fortunas no mercado negro.

afectado disse...

o facto de o joe satriani ser um senhor ou não da música e os coldplay uns putos ou não, não tem alguma relação com o ser plágio ou não. se assim fosse estaríamos a admitir à priori que seria impossível o joe plagiar os coldplay, o que embora improvável, não será impossível. os coldplay são "recentes" mas tem uma qualidade que, goste-se ou não deles, é evidente.

sobre os acordes e afins não posso falar muito pois não sou entendido na matéria :)

mas não me parece que os coldplay tivessem necessidade de plagiar o joe para terem atenção ou até para fazerem música apreciada por todo o lado. nem tão pouco estarão à procura de fama fácil pois famosos já são. é daí que eu estranho muito a possibilidade do plágio.

e mais uma vez, ouvindo a música não me parece plágio. há semelhanças, é um facto, mas isso eu conseguiria apontar muitas músicas de bandas e músicos considerados senhores que também apresentam músicas com semelhanças em relação a outras existentes.

e se os coldplay usaram como base algo do joe, não me parece de todo grave. por exemplo eu por vezes ao escrever no blog uso temas que li noutros blogs. até porque foi assim que me vieram à cabeça. mas o que escrevo, é meu... tudo o que digo vem da minha cabeça. pode coincidir com outros pensamentos ou não!

Anónimo disse...

não sou ninguém para falar sobre isto já que de musica percebo pouco,mas.... mas! a musica dos coldplay está "ligeiramente"(note-se o tom irónico) parecida com a do satriani. só pioraram as coisas ao ignorarem o satriani. mas eles é que sabem, também não gosto muito deles.

Anónimo disse...

(enviei o coment antes de acabar) de qualquer das maneiras há por ai muita musica que tambem sao "ligeiramente" parecidas e raramente há cenas destas.

Mulheka disse...

Não tenho qualquer dúvida que seja plágio. A música é identica... mesmo!!! Recebi a newsletter da Blitz com um video com a música dos Coldplay e a do Satriani por cima e espante-se... encaixe PERFEITO!

ipsis verbis disse...

duas músicas parecerem iguais, não é assim tão invulgar, por várias razões:

1- plagiar sem intenção. Há um fenómeno chamado de criptomnésia, que em poucas palavras significa "memória oculta", mas que nestes casos, e/ou parecidos, pode também funcionar como memórias subliminares. (Só fica parte, e o que realmente interessa do total, gravado). A Avril Lavigne foi acusada disto pela sua música "girlfriend". Uma banda dos anos 70, chamada rubinoos processou-a e ironicamente, a música destes últimos, era muito parecida com uma de rolling stones, "get off my cloud". :P

2) Intencionalmente. Quando os artistas, retiram excertos de uma música antiga e conhecida, para fazerem um novo "remake". kanye west fê-lo na música "golddiggers" ao usar o ray charles com a "i got a woman".

3) Um estilo musical, terá sempre os mesmos acordes para as músicas. Por exemplo, para os blues usa-se muito o "12 bar blues"... por isso, pode acontecer. Não é muito comum, mas acontece.

"mas não me parece que os coldplay tivessem necessidade de plagiar o joe para terem atenção ou até para fazerem música apreciada por todo o lado. nem tão pouco estarão à procura de fama fácil pois famosos já são. é daí que eu estranho muito a possibilidade do plágio."

exactamente :)

Já houve "sintomas" de plágio em todo o lado... do que me lembrei logo quando li este post, foi o da Alicia keys com os black eyed peas.
(ambos RnB)

(isto foi mais ou menos plagiado intencionalmente daqui

:)

Pedro disse...

É uma porra!

;-)

afectado disse...

dani, és tanto como todos nós e deixaste a tua opinião que vale tanto como as outras, incluindo a minha!

é parecida... daí a ser plágio... :s

afectado disse...

mulheka, e porque razão iriam os coldplay fazer isso?

vontade de aparecer? não precisam plagiar ninguém para isso...

fazer música de jeito? não precisam plagiar ninguém para isso...

para prejudicarem a sua imagem? só se for...

afectado disse...

ipsis, esse texto devia ser um post e não um comentário de tão bom que é :)

afectado disse...

charmoso, é mesmo. e agora, quem terá razão? :P

V. disse...

Não conheço o Viva la vida nem Joe Satriani o suficiente.

Mas auqi na blogosfera posso dizer que o meu blog tem sido de há uns meses para cá sucessivamente sugado. Não plagiado na íntegra mas muitas ideias e frases levadas. Por "um blogger" conhecido. E que faço eu? Nada... encolho os ombros e espero que os leitores que se cruzem com o dito percebam. E procuro não andar a dar bolachinhas para alimentar os blogs de ninguém. Por isso o que lá anda agora é uma versão mais oca de do que ewra o meu blog.

Ahh, sim, ideias semelhantes? Epá, pois, ideias todos nós temos, mas Afectado, acredita (e sei que sim) que quando vês algo que é teu reescrito noutra lado reocnheces. Uma coisa é o mesmo tema, outra coisa é o que tu disseste e pensaste adulterado sem dó nem piedade.

Os plagiadores conscientes podiam era deixar de ter visitas que laimentassem o seu ego que até parece grande e afinal não passa de um grão de areia no deserto.

Estúpidos. Fazerem-se passa rpelo que não são.

afectado disse...

thunderlady, revela-me quem é o plagiador... :)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO