terça-feira, maio 06, 2008

Estudo sobre a sexualidade dos portugueses e de caminho sobre a competência dos investigadores e dos jornalistas

Número, números e mais números.

Mas eu que sou um gajo fodido quando as coisas metem números (talvez por isso esteja muito mais ligado aos números que às letras!), vou destacar 2 partes do estudo que revelam a sua profunda validade:

Quanto às diferenças de género, Moura Ferreira destaca a idade em que se iniciam as relações sexuais os homens aos 17 anos e mulheres aos19.

Ora bem, então quer isto dizer que, geralmente, um rapaz de 17 anos perde a virgindade com uma rapariga de 19 anos que também a está a perder! Sim, eu sei que não tem que ser assim tão linear, mas por isso eu disse GERALMENTE! Parece-vos lógico ou minimamente real isto? A mim não. Próximo:

O investigador destaca também que o número de parceiros sexuais dos homens é mais expressivo do que os declarados pelas mulheres - 59,1% dos homens garantem ter tido quatro ou mais parceiros ao longo da vida e 55,7% das mulheres afirmam ter tido apenas um.

Considerando as percentagens quase iguais, conclui-se que em Portugal há 4 vezes mais mulheres que homens (esta não é suposição, basta fazer contas...)! Ou seja, em Portugal, há 8 milhões de mulheres e 2 milhões de homens. Parece-vos lógico ou minimamente real? A mim não. Atenção que eu disse isto considerando que a resposta foi mesmo 4... como foi 4 ou mais, o número de mulheres ainda aumenta, e o de homens diminui...

Acho caricato que os investigadores portugueses mandem estudos assim cá para fora, sem o devido comentário anexo. Acho também caricato que a nossa comunicação social noticie os números do estudo sem fazer uma simples análise. Não precisei de ler sequer 2 vezes para me saltar isto à vista. É tudo uma questão de desempenhar de forma competente o seu trabalho, para o qual são pagos.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

10 Comentários:

Olá!! disse...

A fazer o calculo aos mentirosos que por aí andam, nada disto me surpreende ;)))

O que me leva a pensar que as mulheres são 4 vezes mais mentirosas do que os homens... hahaha

Mais ainda, sendo, como é sabido, a adolescente feminina, mais precoce a todos os níveis do que o imberbe masculino, os números estão definitivamente errados... ;))))

E vivam as estatisticas...

Bom resto de semana

Unknown disse...

Pois é, amigo, é impressionante que haja pessoas que se dediquem apenas a fazer estudos projecções, encomendados por A ou B, pelo que os resultados têm de ser ser consentâneos com A ou B.
Explicações como deve ser, nunca as há.

V. disse...

É que vim mesmo a correr!!! :)

Agora vou ler

V. disse...

Posi, tu ainda vais mais longe que eu... eu fiquei-me pela relação entre o envelhecimento da população e os dados... é tão fácil manipular números. Grrrr, que irritância!!

JCA disse...

Com tanto número já estou quase com um esgotamento :-(

por essas contas, já não sei com que idade perdi o que tinha a perder...

e 8 milhões de mulheres.... isso é bué de mulheres, mas onde é que elas andam?

Pedro Morgado disse...

Muito bom comentário!!!!

muito querida disse...

ai os números...
deixa lá querido, não te chateies, ninguém diz a verdade, os homens aumentam ao nº de parceiros e as mulheres diminuem..resultado:

tudo errado, hehehe..

bjs

Ás de Copas disse...

Xiiii... números!

Eu é mais letras!

:P

PDuarte disse...

Ia para falar, mmas a olá disse tudo.
Prontes...

Rui Caetano disse...

EStudos,inquéritos, mas, e a realidade, onde fica.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO