segunda-feira, janeiro 24, 2011

A coerência, sempre a coerência...

Hoje podia-se falar do novo velho presidente, da vaga de frio que parece que nos rasga logo pela manhã, mas o assunto é o Jorge Jesus e a agressão ao rapaz do Nacional. E o que é que isto tem para discutir? Pouco, parece-me. A questão resume-se a pouco mais que isto: o treinador do Benfica tem que ser castigado mediante o que fez. O problema é que há quem diga que ele deu um murro, há quem fale em estaladão, em estalada, em empurrão, há para todos os gostos. Regra geral a intensidade da coisa varia com a cor clubistica, o que acaba por ser habitual.

Percebo os portistas, vêem neste caso uma oportunidade de vendetta (como se diz em Palermo) em relação ao castigo do Hulk no ano passado (ainda que sejam situações incomparáveis, apesar de muita gente teimar em as comparar de forma ignorante). Parece-me que gastam energia de forma desnecessária, afinal se nos lembrarmos bem o castigo do Hulk foi apenas de 3 jogos (a não ser que queiram um castigo desta proporção para o Jesus). Mas, e repetindo o que disse no inicio do parágrafo, percebo-os. O que custa a perceber são os sportinguistas (surpresa, surpresa) que agora estão muito entusiasmados com o possível castigo a Jesus, mas que há um ano ignoraram a situação do Hulk. Parecendo que não, isto ajuda a perceber porque é que o Sporting é cada vez mais um rival do Braga e do Guimarães e cada vez menos do Benfica e do Porto.

Ah, já me ia embora sem referir uma coisa. Então o Porto antecipou o jogo com o Nacional? Soube disso no início da manhã, fiquei incrédulo. Incomoda-me isso assim tanto, perguntam vocês. Não, respondo eu. Mas incomoda os portistas, ou já se esqueceram de tudo o que eles disseram o ano passado quando o Benfica antecipou um jogo com o Leiria, curiosamente na mesma altura do ano? Pois é, a coerência, sempre a coerência...


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

26 Comentários:

ana disse...

APENAS 3 jogos? Não me faças rir. O Hulk não jogou 17 jogos devido a todo o circo criado. Se merecia castigo, sim, mas na devida proporção. E não me interessa se era agente desportivo, se era agente de que espécie seja. A mim interessar-me-ia saber dos contornos do incidente e como já não é inédito ali passarem-se coisas, se calhar os 3 jogos eram bem aplicados.

Agora, o Jesus terá que ser castigado da mesma forma, pelo que fez. Porque aquilo não foi um empurrãozinho para acalmar os ânimos como o senhor disse em conferência de imprensa, senão ninguém o agarraria depois, para o parar. E depois, ainda afirmou com ar de gangster: onde estão os meus jogadores eu também estou. É uma postura correcta para um treinador, seja de que cor seja? Não me parece.

Assim como aquelas histórias de autocarros apedrejados e incidentes com claques e adeptos. Parece que agora há um campeonato paralelo a ver quem é melhor ou pior. Lamento, mas é tudo igual. E enquanto as pessoas como nós andarmos a discutir essas parvoíces, servindo a picardias dos senhores presidentes, o futebol vai ser esta merda que se vê aqui em Portugal.

Parece que temos todos uma base de dados, prontos atirar um exemplo do passado para apontar incoerências. Vamos andar nesta parvoíce a vida toda. Para esse peditório eu não dou.

Cris disse...

Quando vi a confusão no final do jogo e repetiram os chega-para-lá mútuos, entre treinador do Benfica e o jogador do Nacional, para mim o raciocinio foi simples... Lá se vai passar uma semana a falar do JJ, quando seria tão mais pertinente, discutir o penálti inventado há duas horas (e os dois amarelos que se esqueceram de dar ao Hulk por simulações!).

afectado disse...

ana, eu não faço rir: http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1527057

quem falou em empurrão foi também o jogador do nacional. a mim parece-me ser mais que um empurrão, mas convém dizer o que o jogador do nacional disse... ou apenas interessa referir um lado?

mas o jesus deve ser castigado mediante o que se apurar ter acontecido, por mim está tudo bem. mas comparar isto à situação do hulk, não lembra a ninguém, é incomparável. quer dizer, pode-se comparar, mas é como comparar coisas diferentes. parece-me óbvio.

quanto a coerência, as coisas são o que são! e isto é o que é...

cris, nah, interessa é falar do jesus. sabes que a semana passada falaram do golo do saviola, e agora se se tivesse que falar do hulk a coerência de alguns adeptos portistas poderia vir novamente ao de cima.

Dylan disse...

Afectas,

Vais arranjar granel (outra vez)...

Cris,

Quem fala assim não é gaga. :)

afectado disse...

dylan, no dia em que eu me privar de dizer aqui alguma coisa que eu queira dizer, fecho o blog...

ana disse...

Sim, sim, reduziram o castigo depois de terem aplicado aquele de 4 meses! E nisto tudo, o jogador suspenso, cumpriu mais do que devia. Portanto, no fundo, o castigo não foram 3 jogos. Depois do tempo passado, tanto podiam ter sido 3 ou 17, já estava cumprido à custa da palhaçada que armaram. E não me digam que foi justo. Na justiça desportiva como na justiça comum, tudo o que não é célere não é justo.

Não sei se é comparável, não conhecemos os contornos de ambas as situações. Nem eu estou aqui a medir isso. Estou a dizer que o Jesus tem responsabilidades de líder e, como tal, tem que se comportar e responder perante as suas (más)atitudes.

Já ouvi essa também, que se o jogador disse que foi um empurrão, então se calhar foi só um empurrão. Eu acho que basta ver-se as imagens que têm sido passadas. Há um empurrão que não é, de todo, para afastar brigas de terceiros, até porque depois vem o Rui Costa separar também e agarram o Jesus que está meio em fúria a falar não sei muito bem o quê. E há aquele gesto com a mão que não permite que se tirem conclusões porque as imagens por vezes enganam, os ângulos mascaram as situações. Seja como for, não é comportamento para um treinador ter. Eu acho bem pior vindo de um treinador do que de um jogador (e não estou a comparar com o jogador Hulk, estou a generalizar) que está no calor do jogo, dentro do campo.

Tudo o resto para mim são balelas até porque muitas vezes estamos a analisar foras de jogo e lances que na televisão são vistos milimetricamente e ali em campo tudo é diferente. Esquecemo-nos que os árbitros também são humanos, levamos logo tudo para a ladroagem.

Não sou azeda, vim dizer o que penso sem austeridade. Gostava que o futebol fosse visto com a dose certa de paixão mas também de sensatez. Como disse, não alinho nestas discussões, eu só o faço com os meus amigos, a quem chamo de lampiões e digo e discuto e pico... Até costumo dizer que a táctica para se discutir com um benfiquista é nunca defender o Pinto da Costa porque isso desnorteia :p As pessoas esperam uma defesa acérrima hehe Mas só o faço com amigos pois sabemos onde estão os limites.

Mas vá, que o senhor seja castigado e o Porto seja campeão ;) lol E vou embora na paz...

ana disse...

Sorry, além de portista falo pelos cotovelos! Comentário longe demais!

Dylan disse...

Ana,

O castigo de que falas foi precisamente regulamentado na Liga, adivinha - pelo teu clube!

afectado disse...

ana, claro que o castigo ao hulk foi uma tremenda trapalhada, mas o que é certo é que o castigo foi de 3 jogos. quanto ao resto, se o porto se sentiu lesado, espero que tenha pedido uma indemnização...

quanto ao jesus, que se perceba que eu não estou a camuflar o que fez. que seja punido mediante o que se confirmar (empurrão, estalada, whatever).

se há coisa que por norma não discuto são os fora-de-jogo. a não ser que sejam daqueles escandalosos, claro :)

quanto ao resto, a tua opinião é bem-vinda. grande parte do interesse deste blog está nas muitas discussões que se geraram nos comentários, desde que, claro, as pessoas não venham com más intenções ou com intenções menos claras. foi o teu caso... volta sempre!

ana disse...

Dylan, gosto mais das tuas fotos do que de discutir essas tretas. É que eu não percebo muito desses meandros, não sei se já deu para perceber. Mas se afinal eram só 3 jogos, porque é que alguma vez foram 4 meses? E achavas que 4 meses era justo? Claro, sendo benfiquista, até achavas justo interditar o jogador para sempre. Mas lembro-me na altura em que o Pepe até teve aquele acto perfeitamente bárbaro em campo e não levou tanto. Não será mais grave isso? Estou a falar sem cor e regulamentos e esquemas de ligas e organismos da treta. Já disse, isso para mim não são discussões. Nós é que somos os papalvos se entrarmos nelas. Porque eles, no final das contas, vão todos jantar juntos, é tudo da mesma laia, e o povinho é que se descabela todo.

Por mim chega. Aceito as vossas opiniões, não discuto porque temos maneiras diferentes de ver o futebol. Logo, a partir daí, as opiniões nunca serão concordantes e não vale a pena perder tempo. E quando aqui vim foi apenas para dar a minha visão, não para atacar ninguém nem defender cegamente essas tretices. Eu gosto mais é de festa e golos e do ambiente no estádio. Tudo o resto vejo por piada e entro na brincadeira quando acho que devo.

Uma boa noite para ambos, Dylan e Afectado

ana disse...

Voltarei, claro que sim :) Eu já leio o blog há algum tempo mas a vontade de comentar surgiu. Há-de voltar. Mi aguardji lol

Ana disse...

oh pah, oh pah, oh pah... já sabes que eu diria algo como a Ana disse, ahahahahah! ;P

Ana disse...

Ana, Ana, Ana!!!

(ké ke foi, já não se pode fazer claque??)

Ana disse...

(até fui buscar uns pompons!)

Ana disse...

gosto especialmente desta parte:

"Tudo o resto vejo por piada e entro na brincadeira quando acho que devo."


oh pah, e eu acho um piadão a berrar bibó puerto carago no meio de uma sala de lampiões ahahahah!

e o inverso? ai mio dios, q o homem ia tendo uma síncope!!! melhor, melhor, só qd disse ao meu avô que era comunista!


:PPPPPPP

:DDDD

Ana disse...

mas pronto, acho que por uma questão de coerência, há que comparar todas as injustiças cometidas sobre todos os jogadores, desde que o futebol existe.

A começar pelo futebol dos Maias: os perdedores eram decapitados. UUUH!


(eh pah, vcs desculpinhem, mas hoje e o avançado da hora deram-me para a parvoice...)

Ana disse...

Mas, já agora... Hulk foi excessivamente castigado. Jesus merece um castigo.

Mas lá porque um foi injustiçado, não significa que se vá cometer uma injustiça sobre outro, sob a lei do amor com amor se paga. Se não, onde é que isso acaba?

Eqto não enfiarem televisões a vigiar os jogos e recorrerem a imagens em camara lenta de cada vez que há uma duvida, ou a um plantel de arbitos pregados ao ecran em busca de penalidades, faltas, foras de jogo e o catano...

Pois. Mas depois que piada é que tinha o futebol? :p nenhuma... :D :p

Ana disse...

já agora... porque é que o chefão do Real M anda a sondar técnicos para substituir o Mou?...

Dylan disse...

Vani,

Estás com a corda toda. O Ulk deixa-te fora de ti!...

Quanto ao Mou, existem egos que são maiores do que as pessoas, o pior é que existem clubes ainda maiores do que esses egos... Faz muito bem o Real Madrid.

Ana disse...

Looool, dylan: POOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOO! :D

Qto ao Mou: vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! qd for grande quero ser ele. :P :D

afectado disse...

vani, pelos vistos no real madrid não estão a apreciar muito o feitio dele...

Cris disse...

hummm... Não sei se é do feitio dele que eles não gostam. Por ali, quer-me parecer que eles não gostam é de ver os treinadores a aquecer muito o lugar. Invariavelmente, duram lá muito pouco tempo.

Dylan disse...

Cris,

Num clube gigantesco como o Real Madrid, o importante é ganhar o mais rápidamente possível, não importando o nome do treinador que esteja lá sentado no banco. Se este tiver que ser posto a andar para se atingir determinado fim, os merengues não hesitam. Treinadores de nomeada como J. Toshack, Antic, Capello e Hiddink também por pouco tempo lá passaram.

afectado disse...

dylan, e o queiroz também, ou esqueceste-te dele???? :D

Cris disse...

Dylan, concordo com tudo o que dizes. Por isso mesmo, acho que não tem nada a ver com feitios (ou egos), mas com resultados. Vence fica, caso contrário... vai de padiola, que há mais para o lugar e por lá não sofrem de problemas de guito.

Ana disse...

Revi o jesusgate: foi uma chapada.

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO