quinta-feira, novembro 19, 2009

Retratos à mesa

Por vezes quando estou a almoçar ou jantar fora, gosto de observar as pessoas que me rodeiam (falo das pessoas que não estão a fazer a refeição comigo, as que estão já eu conheço). Tento traçar o perfil a algumas pessoas a partir dessa observação. Hoje ao lado da minha mesa estava sentado um homem de meia idade (mais para o novo que para o velho), vestia um fato com bom aspecto. À primeira vista podia-se dizer que era alguém com uma profissão que impusesse o fato como roupa, ou então alguém que gosta de se apresentar impecavelmente vestido mesmo não sendo isso um requisito. Mas a forma como ele se chegava à mesa para comer, a forma como comia de boca aberta, a forma como sorvia o café (não imaginam o quanto eu detesto isto), em suma, toda a sua acção o denunciava, o fato era apenas um disfarce. Uma necessidade de basófia que se confirmou quando se levantou e saiu, andando como um modelo numa passerelle enquanto balançava a quase 180º o braço que não tinha a mão no bolso. Não era um caso daqueles em que as pessoas são obrigadas a usar fato sem terem qualquer gosto nisso, esses eu percebo. Era mesmo um caso de quem tem a mania que é alguém só porque veste um fato. Um daqueles que no café da sua freguesia (e nos outros sítios todos por onde andar) fala que faz e acontece, mas que na realidade não passa de um fala-barato. E já nem refiro o cabelo carregado de gel à azeiteiro e o mascar da pastilha elástica com a boca aberta.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

24 Comentários:

Momentos... disse...

Risos...
1,2,2... abre a segunda parte da Tertúlia Matinal... comentem...
Sempre quero ver o que vem a seguir...

(Foi mais forte que eu, desculpe...)
;-)

Momentos... disse...

era 3*..(Tão trapalhona a minha pessoa) risos

Cristal disse...

lllooolll, um tipo bem pode entrar no fato, se o fato não entra nele, nada feito! sorver o café... ihhhhh pááá... é muito mau! só faltava a parte de palitar o dentinho e puxar a saliva... YAC!

Ana disse...

Bem, eu tento não avaliar as pessoas à primeira vista, mas há umas que bastam abrir a boca para... :D

Miss Pleasures disse...

Ainda bem que não me cruzei com tamanha cena...
É que quando vejo alguem assim dá-me vontade de rir a bom rir da jabardisse feita!!! :P

Sílvia Barros disse...

Se vir alguém a observar-me a comer...já sei! :D
Detesto quem não tem modos a comer...detesto barulhos e bolos alimentares à mostra... :s

Isabel Rodrigues disse...

Eu também tenho esse vício, eheheheh. Consigo aperceber-me dos casais que namoram há pouco, dos que estão juntos há muitos anos, dos arranjinhos. Acho muito engraçado imaginar como será a vida dos outros.

Calendas disse...

Reparaste se tinha a unha do mindinho crescidinha? Ai gosto tanto. Tb gosto do palitinho nos dentes, do cabelo lambido pela vaca, da falta de banho e desodorizante e acima de tudo, gosto do dentinho de ouro. Diz-me qual foi o restaurante, pode ser que fique num sítio perto de mim.

Nowe disse...

Boa tarde Afectado;

De repente, lembrei-me daquelas mulheres,(vulgo "boazonas")que se vestem impecávelmente,mas que basta abrirem a boca, para denunciarem, que a única classe existente é referente à marca que ostentadas.
A classe, denuncia-se até numa simples prioridade de entrada em determinado sitio.
Beijinho*

Pronúncia disse...

Afectas, e o senhor não achou estranho estares assim a olhar para ele?!

Que raio de vício, pá!... ups! também o tenho!

das próximas vezes que me sentar num café, num restaurante ou coisa que o valha, vou mas é ficar atenta a um mocito com ar "afectado"... não sejas tu a tirar-me o retrato! ;)

afectado disse...

momentos, isto e a tertúlia não tem nada a ver :)

afectado disse...

cristal, isso não vi :P

afectado disse...

vani, ora nem mais! e eu não avaliei se é boa ou má pessoa, nem tão pouco teria falado nele se não visse tanta basófia concentrada num corpo.

afectado disse...

lisa, hahaha deve ser giro rires-te de uma pessoa assim, à beira dessa pessoa :P

afectado disse...

sílvia maria, pode ser alguém que apenas te está a tirar as medidas :P

afectado disse...

isabel rodrigues, também faço isso nos casais :). qualquer dia escrevo mais uns posts sobre como imagino as pessoas através dos sinais...

afectado disse...

calendas, na unhaca não reparei. não digo, ainda vais lá e dás-te a uma sessão de sexo louco em pleno restaurante! ;P

afectado disse...

a invisível, exacto, há pequenos sinais que não deixam enganar. neste caso havia vários :D

afectado disse...

pronúncia, até parece que eu não sei ser discreto... ele nem notou. até porque para estar a olhar como muita gente faz, prefiro não olhar. isso é muito desconfortável para a pessoa observada, seja qual for o motivo da observação.

digo-te o mesmo que disse à sílvia, olha que pode ser apenas alguém a tirar-te as medidas :P

Cláudia Machado disse...

Eu só faço isso quando estou sozinha ou com companhia desagradável, então não prestas atenção à pessoa que está contigo!? :o

afectado disse...

loira, quando estou sozinho faço isso mais. quando estou acompanhado, depende, se for um caso gritante como este... é que a companhia também tirou o retrato a este parolo "basofento" :P

Megan disse...

Txii, é o que mais vejo por aqui nestas bandas, o que é tremendamente desagradável. Quanto menos eu olhar para esse tipo de pessoas melhor. Aqui onde moro, há muita gente assim, se calhar dizer muita é pouco. São todos armados em ricos, vestem roupa toda chique (sem motivos para tal), às vezes só mesmo para irem até à mercearia vestem a roupa melhor que têm só para depois as pessoas comentarem e gabarem, mas no entanto vamos a ver, ou seja, observar melhor essa gente, e o que vemos de interessante? Absolutamente nada...! Não têm modos nenhuns, é só parolada, azeiteirada...
-.-

(também gosto de observar :) quando não tenho mais nada para fazer)

afectado disse...

megan scott, e muitas vezes devem dinheiro a meio mundo...

AUFDERMAUR disse...

Não me digas que esse tal fulano escreve perioridade em vez de prioridade???

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO