segunda-feira, outubro 19, 2009

A esquizofrenia blogosférica

É um assunto recorrente e já pouca gente tem dúvidas que a blogosfera é um meio frequentado por muita gente doida e anormal. Mas de tempos a tempos, para o caso da haver dúvidas, surgem exemplos a reforçar a ideia. Nos últimos dias tive conhecimento de dois casos sintomáticos. Falo do fim do blog cócó na fralda e do caso dos comentários apagados no blog da loira.

O caso do cócó na fralda é o típico que envolve invejosos do sucesso que alguns bloggers atingem. Esta inveja manifesta-se com mais força quando os bloggers em causa conseguem tirar dividendos do seu blog. No caso, apesar de achar que a reacção da autora do blog foi algo exagerada, fechar o blog é um direito que lhe assiste (já o era em qualquer caso, como é óbvio). Afinal o blog é seu, e ser insultada e ameaçada é um motivo mais que compreensivel para terminar algo que por norma é para diversão das pessoas... de quem escreve, e de quem lê. O que leva alguém a perseguir este tipo de bloggers? Não sei, mas certamente é alguma patologia do foro psiquiátrico. Aconselha-se tratamento urgente a quem apresentar sintomas disso.

O caso do blog da loira é diferente. Alguém acedeu ao painel do blog e apagou uma série de comentários. Aqui a ideia com que fico é que é alguém próximo de algum dos 4 autores do blog. Alguém que saiba a password do email de acesso ao blogger de um deles, ou então alguém que tenha acesso a um dos seus computadores. A reforçar esta convicção tenho o facto de a loira dizer algumas vezes coisas que decerto chatearão algumas pessoas "próximas" dos bloggers que nele escrevem. De qualquer modo, é mais um caso do foro psiquiátrico e urge igualmente tratar disso.

Não sei o que leva pessoas a perderem parte do seu tempo a incomodar os outros através dos blogs, mas que me parece algo grave, isso parece. Pior, em ambos os casos tratam-se de crimes. Talvez as pessoas que actuaram dessa forma não tenham consciência, mas se os autores dos referidos blogs decidissem se chatear um bocado com burocracias, podiam-lhes causar problemas legais que certamente não seriam nada agradáveis.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

34 Comentários:

Ana disse...

Só a mim é que ninguém persegue, pah...quer dizer, mentira, fui uma das que recebeu o mail "feherismo"... outro exemplo de doença mental.

Eh pah, existia um bloguio chamado coco na fralda?????? ohhhh cheguei mesmo tarde... :(

afectado disse...

vani, ainda existe, apenas acontece que a autora não vai lá escrever mais... é mais um blog de sucesso raro na blogosfera portuguesa.

Eu mesma... disse...

acho que é um exemplo perfeito de complexos de inferioridade, inveja e mau carácter. Ou simplesmente são pessoas que não têm mesmo mais que fazer...

afectado disse...

anne, complexo de inferioridade, certamente. inveja, certamente. mau carácter, certamente. são pessoas muito pequeninas...

ADEK disse...

É triste, é...não faz qualquer sentido, mas enfim!*

afectado disse...

adek, na cabeça dessas pessoas fará algum... mas isso já diz muito!

Daniel Monferrato disse...

Mas as pessoas também um bocado susceptivéis demais...
Tive ainda hoje uma maluca (deduzo que seja uma) a chamar-me monstrego e a dizer que nem a pagar aranjava alguém... Tudo por causa de um post da Gabriella a dizer mal dos Jimmy Choos.
Pessoalmente achei divertido. Como já disse num dos meus posts, gosto de ver os circos a arder...

trengo disse...

ha gente mesmo macabra e maquiavélica sem escrupulos nenhum...enfim...espero que o blogue da loira não morra à conta disso :S porque é um blog que admiro muito...ha que lutar contra essa cambada...

afectado disse...

daniel, sim, tal como disse acho que a cócó na fralda teve uma reacção exagerada, ainda que aceitável. eu já tive alguns comentadores a insultar-me mas dou-lhes o tratamento devido e siga em frente.

mas cada um reage à sua maneira. e independentemente de ser uma reacção exagerada ou não, o certo é que a estupidez está do lado de quem a ameaçou.

circos a arder é giro :)

afectado disse...

trengo, também espero que não... é uma das minhas visitas diárias obrigatórias.

Pronúncia disse...

Cada vez encontro mais casos que já nem com tratamento lá vão... já só com internamento e longo!

Anónimo disse...

E pergunto eu: porque será que já fechei uma gd quantidade de blogs???

afectado disse...

pronúncia, deves ter razão, isto se calhar já só lá vai com internamento!

afectado disse...

sotaoeskerdo, não te gabo a sorte :s

Pronúncia disse...

não é "se calhar"... é mesmo!!!

afectado disse...

sim sra. dra. :)

Pronúncia disse...

antes fosse... assim tinha autoridade para mandar internar (mesmo compulsivamente) alguns espécimes nitidamente esquizofrénicos ;)

Unknown disse...

Uma coisa é certa: O meu blog nunca vai ser fechado! (A não ser que me dêm uma quantidade de euros aproximada do euromilhões, cof cof). Mas isso de comentários a insultar e ameaças, até eu já recebi e comecei à mesinhos, diga-se de passagem...(apesar das 1000 visitas, ao perfil! :D imagine-se ao blog mesmo, obrigado, obrigado (vénia) LOL). Comentários do tipo: és uma cabra, meteste com todos, não tens vida própria! Enfim, adoro quando me dão importância e perdem o seu tempo a dar-me atenção. Queridos pa! :D

Maria disse...

Oh meu amigo, tu sabes lá o que é ter esse gado a perseguir-nos. Durante 6 meses, amigo, seis meses, havia um tipo que pedia para me ir ao cu. E isto era só o mais light da coisa!!!

Há gente tarada e gente má e cobarde, há sim sra.

beijos

Cláudia Machado disse...

O meu problema não é os insultos, que também os tenho qb foram desaparecer comentários que só os administradores tinham acesso e entrarem na conta do mail do blogue e deixarem lá um mail parvo a dizer uma série de passes daqueles sites tipo sitemeter e assim.
Estou indecisa se publico ou não o mail que anormal escreveu... Já tomei as medidas de segurança que me disseram mas mesmo assim não sei que faça.

afectado disse...

diaboderoupacurta, és uma coleccionadora de ódios!

afectado disse...

maria manuela, sim, tu és a prova viva disso!

afectado disse...

loira, disseram essas passwords porque ou eram iguais à que usaram para aceder ao email ou então mesmo sendo diferentes, haviam aqueles emails de confirmação de registos e afins. vai por mim, incomodaste alguém...

Gi disse...

Isto é recorrente. Deve haver alturas de muita TPM bloguística.



PS: Já viste que hoje deu-me para amar-te? :D

Unknown disse...

Afectado...afectaste-me agora...aquilo era tudo num único comentário! Não sei se isto ajuda...ahah ;P

J. Maldonado disse...

O caso da Loira não estou a par, mas o da autora do Cocó na fralda sim.
Essa autora interpretou mal as críticas duma anónima, a qual já lhe respondeu em conformidade num comentário (está logo nos primeiros comentários) e lhe disse que era apenas uma crítica.
Eu não me admiro nada do facto de ela ter encerrado o blog: suspeito que seja marketing, pois com certeza que será mais uma a editar os seus posts em livro.
Já agora, não aprecio esse tipo de blog: é oco. É um blog de gaja...

afectado disse...

gi, como?!

afectado disse...

diaboderoupacurta, ah, percebido :P

afectado disse...

maldonado, ela reagiu em exagero mas a anónima escusa de se fazer de santa que de santa nada tem. algumas coisas que a anónima disse não são normais... não são de gente saudável. ou ameaçar que vai criar um blog só para falar mal dela é sinal de saúde mental?

e digo isto perfeitamente à vontade pois nunca li o cócó na fralda, o primeiro post que li por inteiro foi precisamente o que ela encerrou o blog.

J. Maldonado disse...

@Afectado:
Vou transcrever aqui o comentário da anónima em questão:


"Sandra disse...

Oh Sónia! Pelo amor de Deus!!!!
Quer que lhe peça desculpa?? Pronto eu peço desculpa! Desculpe! Não pensei que a fosse incomodar a tal ponto! De qualquer das formas, posso dizer-lhe como cheguei ao seu blog e porque o comentei!
Caí por acaso através de links de blogs amigos e já o tinha visitado uma ou outra vez mas muito pouco, não gostei do seu post "vou para o ceu de certeza" ou coisa parecida,
porque dava a entender que as pessoas que não viviam bem era porque não estavam dispostas a trabalhar muito o que não é verdade, embora o seja em alguns casos...
Fui talvez um bocadinho rispida nesse comentario que fiz, mas nunca me passou pela cabeça que censurasse o comentário pelo se bem me lembro do que escrevi não tinha nada de muito grave. Só me deu uma certa piada porque percebi que reage muito negativamente aos comentários.
Mas o facto de o ter censurado deu-me, confesso uma raivazinha miúdinha. Pensei como uma pessoa que é jornalista e como tal devia zelar pela liberdade de expressão mesmo no limite e mesmo no seu blog, censura um comentário assim quase nada mauzinho. Pronto, os dois a seguir confesso que foi para picar!
E depois como os censurou também, ocorreu-me a ideia de lhe dizer q iria criar um blog a falar mal do seu blog (confesso q achei a ideia girissima...) mas nunca o iria fazer, porque mesmo q goste ou não do seu blog tenho mais q fazer ... pk parecendo ou n, tenho uma vida ocupada para isso e a sua vida não me interessa pura e simplesmente...
De qualquer das formas, nunca jamais me passou pela cabeça falar mal dos seus filhos da sua familia ou do que quer q seja...Nem lhe fazer mal de nenhum tipo... embora n me conheça juro-lhe pela minha saúde (isto é patético mas é vdd) fazer o que quer q fosse q a pudesse prejudicar!!!
Não pensei é que isso incomodasse a tal ponto que fizesse parar de escrver aqui.
Tenho reparado que tem muitos leitores e a maior parte dos quais tece muitos elogios ao seu blog.
Eu não aprecio, confesso que não, que uma pessoa exponha a sua vida desta forma, mas a vida é sua e eu n tenho nada a ver com isso.
Se for por mim, JURO (desta vez a sério) que nunca mais cá ponho as mãos! Mas não abandone os leitores, nem traia as suas convicções porq causa de uma miúda que se lembrou num programa de fim de noite fazer um comentário parvo num blog de um desconhecido... Só para "picar" um bocadinho uma pessoa (que pelo menos tendo em conta os rasgos pessoais que deixa no blogue) não se identifica!!!
Só um último conselho, caso decida manter o blog, e eu espero de facto que sim (juro q me faria sentir mal) não reaja tão negativamente as opiniões alheias.
Porq n sao factos, são meras opiniões de quem apenas tem um outro ponto de vista.
Ódio de si? Não a conheço de lado nenhum, nunca a vi mais gorda, se passasse por si na rua não a reconheceria, se li meia duzia de coisas suas foi muito (q me recorde) mas mal me lembro do teor das coisas, quanto mais poder criticar dessa forma...
Brincadeirinha!!!!
No fundo acho que devia tar preparada para as criticas boas ou más, sensatas ou estapafurdias... É isso a blogosfera!

Sónia, do fundo do coração, sinceras desculpas, não gosto de fazer mal aos outros, só nunca pensei que levasse os comentários tão a sério (ate pk eu n tava a falar a sério...).

Um beijinho de reconciliação e faça favor de continuar a ser feliz!

16 de Outubro de 2009 0:04"


A autora do blog provavelmente não está habituada a ser contrariada em comentários...
Como já te disse, suspeito que seja um golpe de marketing. Queres apostar que daqui a uns tempos vai sair um livro?
Só o tempo o dirá...

Acereja disse...

O blog da loira virou arena...sendo que o touro não pára de atacar de todas as formas possíveis! E o pior é a falta de educação e o constante ataque a amigos da loira usando uma via que lhe é querida! Eu não tenho nada a ver com o blog actualmente e já estou pela ponta dos cabelos sinceramente!Imagino ela...:/

afectado disse...

maldonado, eu tinha lido isso quando descobri o caso. essa anónima não me convence, é quase como os homens que batem nas mulheres... primeiro batem, no fim "ai desculpa, desculpa, juro que não queria fazer isto" bla bla bla. mas devo concordar que a reacção também foi exagerada.

se foi um golpe de marketing foi fraquinho, diga-se. no entanto não me admiro que venha por aí livro... é um blog com muito sucesso (independentemente de eu não gostar do estilo).

afectado disse...

acereja, o touro devia acalmar-se senão ainda parte os cornos...

Anónimo disse...

eu só tenho uma coisa para dizer,
anda tudo maluco !

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO