domingo, junho 28, 2009

António Lobo Xavier

Por que saiu da política activa?
Não é possível ter um certo nível numa profissão como a de advogado ou gestor e ao mesmo tempo ser um político credível. Pode disfarçar-se algum tempo - o que fiz com sacrifício da profissão - mas não foi possível manter as duas coisas.

Li a entrevista que ele deu ao i e reforcei a boa imagem que tenho da sua pessoa. Gosto de o ouvir como comentador, dá opiniões de forma sensata e perspicaz (ainda que nem sempre concorde com as mesmas). Não é daqueles que na vida só conhecem uma forma de opinar e discutir, os tais do ou é preto ou é branco. Sem dúvida que era bom o ter na politica, afinal não é assim tão fácil encontrarmos pessoas competentes e inteligentes.


Nota: Assina o feed deste blog ou recebe todos os posts por email. Podes também acompanhar o blog no Twitter e no Facebook.

14 Comentários:

Gabriella Monferrato disse...

Caro Afectado,

É mesmo por serem inteligentes que não se metem na política. O eterno paradoxo...

Pronúncia disse...

Afectado, cada vez mais me convenço que há palavras incompatíveis e perfeitamente antagónicas... politico e competente/inteligente, decididamente não combinam!

afectado disse...

gabriella monferrato, este já lá esteve e diz que gostava de voltar. espero que o faça...

afectado disse...

pronúncia, o ALX diz que quer voltar. era positivo para a nossa politica, apesar de isso não mudar nada significativamente. mas era sintomático, ele iria ganhar muito menos do que ganha agora com as suas funções profissionais.

Dylan disse...

É portista, não interessa...!

afectado disse...

dylan, pois, mas é competente e inteligente... e essas são características importantes para um politico :P

Gabriella Monferrato disse...

Costumo vê-lo na quadratura do círculo. Tem talento intelectual, sem dúvida. E também se nota que é uma pessoa paciente. Afinal, aturar o sr. Costa todas as 4ªs... Se calhar são mesmo essas as qualidades necessárias para suportar a vida política activa: uma mistura de inteligência e paciência quase divina.

afectado disse...

gabriella monferrato, também o costumo ver nesse programa e aprecio muito a sua postura e modo de abordar os assuntos.

mjf disse...

Olá!
Actualmente só ficam na politica os medíocres...

:=(

Beijocas

Cirrus disse...

Se fossem os medíocres a ficar, estávamos nós ainda melhor do que estamos...

Ana disse...

Aqui há uns dias falaram-me num estudo psicológico sobre a incompetência. Engraçadamente, o incompetente não tem noção que o é, uma das suas características é achar-se o maior e ter complexo de superioridade. Talvez assim se explique como há tantos incompetentes em altos cargos: tanto se convencem a si mesmo, que convencem outros iguais...

Os inteligentes, esses, sabem o que os espera, pelo que não se metem ao barulho. Não vale a pena...por outro lado, sendo inteligentes, têm a noção do pouco que sabem e talvez acabem por possuir um tipo de complexo de inferioridade. Assim se explica que não haja lá muitos inteligentes metidos na politica. Mas qd os há, ainda bem. Ao menos esses...

afectado disse...

mjf, o cirrus respondeu-te bem :P

afectado disse...

cirrus, bem observado.

afectado disse...

vani, gostei da teoria :)

Enviar um comentário

Comenta à vontade, estejas ou não de acordo com o que por cá é dito. No caso de te quereres armar em espertinho, lembra-te: "para parvo, parvo e meio". Bons comentários!

A afectar a blogosfera desde 1 de Maio de 2005. afectado@gmail.com

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO